5 dicas úteis para manter-se mais seguro nas redes sociais

Pode parecer que não, mas pessoas mal-intencionadas podem se aproveitar de suas informações para cometer atos maldosos através das redes sociais. Fique atento.

Renata Finholdt

As redes sociais estão cada vez mais em alta e através delas é possível reencontrar amigos de longa data, matar a saudade de quem está distante e até mesmo conversar on-line com pessoas queridas. Porém, há muitos criminosos se aproveitando desta grande ferramenta para cometer seus crimes e prejudicar a vida de pessoas inocentes.

Todo cuidado ainda é pouco quando se diz respeito a expor a vida em uma rede social. Veja algumas dicas que poderão lhe manter um pouco mais seguro.

1. Primeiramente adicione a sua lista de amigos apenas as pessoas as quais você realmente conhece.

Há muitas solicitações de amizade nas redes sociais de pessoas maldosas torcendo para que você os aceite como amigos apenas para conhecer um pouco de sua vida pessoal e posteriormente planejar alguma maldade. Fique atento e não aceite pessoas que não fazem ou fizeram parte de seu convívio. Exclua esse tipo de solicitação sempre que aparecer para evitar que por engano você possa, posteriormente, aceitar o pedido de amizade.

2. As postagens com muitas informações sobre sua vida precisam de proteção também.

Neste caso, procure sempre configurar sua conta para que apenas seus amigos possam ver suas informações pessoais e fotos. Cuide para que todas as suas postagens tenham também essa mesma configuração, desta forma você estará assegurando que pessoas mal-intencionadas possam conhecer um pouco mais de sua rotina ou de sua família.

3. Evite colocar muitas informações a respeito de você.

Seus familiares e seus hábitos, mesmo que suas configurações estejam em um modo mais restrito. Restrinja informações demais para manter segura sua intimidade e proteger sua família.

Advertisement

4. Cuidado com as crianças e jovens que também possuem suas contas em redes sociais.

Esteja sempre atenta aos seus novos amigos e também as conversas que eles têm através deste meio. Há muitas pessoas mal-intencionadas que abusam da inocência delas para praticar algum tipo de maldade. Procure acompanhar o acesso deles e tenha também registrado a senha que optaram para acesso, de vez em quando observe com cuidado a conta deles. Assegure que eles também conheçam os meios de segurança para as redes sociais, sente com eles e mostre como fazer para tomar essas medidas preventivas.

5. Faça parte apenas dos grupos que são criados por pessoas conhecidas.

E não participe daqueles nos quais você tem alguma desconfiança. Na dúvida é melhor ficar fora deles.

Com esses cuidados e um pouco de atenção é possível aproveitar esta tecnologia para estarmos mais próximos de quem gostamos e admiramos. Fique sempre atento e aproveite.

Toma un momento para compartir ...

Renata Finholdt

Renata Finholdt é formada na área de Recursos Humanos com enfâse em treinamentos.