Primeiros socorros: O que fazer quando uma pessoa desmaia

Descubra como socorrer uma pessoa quando ela se encontra num estado que a leve ao desmaio.

150,222 views   |   340 shares
  • Quando se fala em desmaio, geralmente nos lembramos de representações dramáticas em cenas teatrais ou algo do gênero e podemos até pensar que nunca iremos presenciar tal acontecimento, mas então vem a pergunta: E se por um acaso nós estivermos num local e tivermos de socorrer uma pessoa desmaiada ou prestes a desmaiar? E se for alguém de nossa família? Já pensaram nesta possibilidade?

  • Bem, aprendi certa vez que se nós estivermos preparados não temeremos, e acredito que isso se aplique também a técnicas de sobrevivência e primeiros socorros. Aqui abordaremos de maneira sucinta, porém eficaz, algumas técnicas que podem ser aplicadas quando alguém está prestes a desmaiar ou já desmaiou e precisa ser reanimada:

  • Meu amigo/familiar desmaiou, o que eu faço?

    1. A primeira coisa a se fazer é não entrar em pânico, pois o pânico só irá atrapalhar ainda mais a situação.

    2. Se a pessoa estiver de pé e desmaiar, tente segurá-la e não a deixe bater no chão, isso poderá complicar a situação e causar problemas, tais como fraturas, lesões, etc.

    3. Logo em seguida, deite a pessoa com as costas no chão, de modo que o resto do corpo se encontre mais elevado que a cabeça em si, isso porque se faz necessário que o sangue chegue rapidamente ao cérebro, para evitar maiores problemas.

    4. Veja então se a vítima está respirando e, se não estiver, veja se algo está preso em sua garganta ou saída de ar, afrouxe suas roupas (caso necessário) e comece o processo de respiração artificial (se necessário!).

    5. Observe se o coração está batendo, mantenha o ambiente arejado e a pessoa aquecida.

    6. Um bom remédio para desmaio é colocar um pano úmido de álcool próximo ao nariz da pessoa, isso ajuda a reanimar os sentidos, mas coloque-o a uma distância em que a pessoa consiga respirar normalmente o ar puro. Lembre-se que se o pano for colocado diretamente no nariz ela pode sufocar, por isso: o pano deve ficar somente próximo e não em cima da via respiratória.

  • Estou sentindo que vou desmaiar, ou alguém próximo de mim sente que vai desmaiar, e agora?

  • Mais uma vez relembramos: não entre em pânico! Um procedimento que sempre dá certo e ajuda a circulação sanguínea chegar mais prontamente ao cérebro é colocar a cabeça entre os joelhos e forçá-la delicadamente para baixo.

  • A título de conhecimento, quando você vai desmaiar é comum sentir moleza e fraqueza geral no corpo; ter a visão meio turva, isto é, começar a enxergar muitos pontinhos pretos à sua frente, sentir calafrios e simplesmente apagar. Outro método para evitar desmaios é comer ou beber algo quente e/ou cheio de açúcar, pois quando o açúcar cai na corrente sanguínea, é rapidamente convertido em energia (variando de uma pessoa para outra, de acordo com o metabolismo que seu organismo apresentar), e isso facilitará a chegada do sangue ao cérebro, que consequentemente evitará o desmaio. Manter-se aquecido também é um ótimo recurso, bem como pular repetidas vezes no lugar, pois evitará o desmaioinstantâneo e poderá facilitar a circulação.

  • Advertisement
  • Esses são alguns procedimentos básicos para que se saiba como agir diante de uma situação de desmaio, porém é importante salientar que desmaios podem ser provocados por situações adversas como problemas cardíacos, problemas cerebrais ou algo do gênero. Então se você frequentemente apresenta tais sintomas, seria bom procurar um médico e apresentar sua situação a ele, pois pode parecer algo simples e inofensivo, todavia, com o tempo, pode se tornar uma complicação maior e que traga riscos à sua vida. Procure saber mais a respeito, participe de treinamentos de primeiros socorros quando houver a oportunidade, porque conhecimento nunca é demais e estar preparado é sempre o melhor remédio, pois pode salvar vidas.

Quer histórias inspiradoras e edificantes na sua caixa de entrada?

Gostou? Compartilhe com seus amigos!

Amanda é estudante de música, escreve histórias de aventura, poemas e canções. É membro de A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos dias e acredita que o conhecimento enriquece a alma.

Primeiros socorros: O que fazer quando uma pessoa desmaia

Descubra como socorrer uma pessoa quando ela se encontra num estado que a leve ao desmaio.
Advertisement
Compartilhe conosco sua opinião
 

Agradecemos você ter se inscrito em nossa lista de e-mails. Por favor, aproveite os últimos artigos.

tumblr