6 dicas para otimizar sua ingestão diária de água

Por ser um ato tão simples e de tão fácil acesso, beber água frequentemente, acaba esquecido e com isso corrermos um perigo que pouco a pouco mina nossa saúde.

1,915 views   |   shares
  • Por ser um ato tão simples e de tão fácil acesso, beber água frequentemente, acaba esquecido e com isso corrermos um perigo que pouco a pouco mina nossa saúde.

  • Boa parte de nosso corpo é composto de água. Segundo os especialistas isso chega a 70%. Ainda que não seja uma fonte de energia ela é fundamental para o pleno exercício de nossas funções vitais. Beber água diariamente deve ser encarado como essencial para termos equilíbrio, resistência, vitalidade em nossas atividades e evitarmos muitas doenças.

  • 1. Tenha água ao alcance

  • O esquecimento é o grande obstáculo para não bebermos água. Geralmente não estamos “vendo” o bebedouro e por isso – a menos que a sede nos empurre - não bebemos. Isso pode ser resolvido com uma garrafinha com água ao nosso lado. Periodicamente, ao alcance da mão, acabamos desenvolvendo o hábito de ingeri-la.

  • 2. Faça exercícios

  • Costumo correr todos os dias, pela manhã, cerca de 7 km. Antes de iniciar a corrida, bebo cerca de 500 ml de água para antecipar o desgaste e, na volta, mais 500 ml para repor a perda na corrida. Isso também pode ser feito carregando uma garrafinha para o percurso. Se não gostar de correr, não tem problema, apenas caminhe. Segundo os especialistas, caminhar ou correr tem o mesmo efeito.

  • 3. Habitue-se a beber antes das principais refeições

  • Segundo os estudiosos, a ingestão de água, 30 minutos antes das principais refeições, prepara o estômago para receber os alimentos sólidos que virão. Ainda outro estudo, apresentado recentemente, no Congresso Nacional da Sociedade Americana de Química, em Boston, EUA, mostrou que tomar de 2 a 3 copos de água antecedendo as refeições faz com que se perca 2 kg a mais, numa dieta.

  • 4. Substitua o refrigerante

  • A mídia trabalha bem nosso inconsciente vendendo a ideia de que quando estivermos com sede devemos beber um refrigerante. Aliás, o próprio nome (refrigerante) já tem o apelo intrínseco para isso como se ele realmente nos refrigerasse. Quando tivermos sede, lembrem-se que a água é que é correta e saudavelmente vai matá-la e não aquele cartaz provocante.

  • 5. Beba água em jejum

  • Por anos adquiri esse costume de beber água, logo após acordar. Assim que saio do quarto, antes de qualquer outra coisa, desço até a cozinha e bebo 2 copos d’água. Os nutricionistas costumam dizer que beber água em jejum, de manhã, vira um termogênico natural, queimando mais calorias.

  • Advertisement
  • 6. Inove com água

  • Uma ideia interessante para otimizar o consumo diário da água e a queima de calorias é fazer gelo com pequenos pedacinhos de limão na forma. Depois de formado o gelo, na hora de consumir a água, acrescentar a pedrinha de gelo/limão. O limão pode também ser colocado naquela garrafinha do início desse artigo com a diferença que deve trocar o pedacinho do limão a cada 2 ou 3 dias.

  • Assim como o leite não vem da caixa, mas da vaca que o produziu, hidratar o corpo não virá tomando qualquer outro líquido, mas tão somente a água.

Quer histórias inspiradoras e edificantes na sua caixa de entrada?

Nos ajude a divulgar a mensagem...

Irineu dirige uma empresa de recursos humanos que presta serviços na área educacional para escolas e faculdades, em Curitiba/PR. Pratica corrida de rua, diariamente.

6 dicas para otimizar sua ingestão diária de água

Por ser um ato tão simples e de tão fácil acesso, beber água frequentemente, acaba esquecido e com isso corrermos um perigo que pouco a pouco mina nossa saúde.
Advertisement
Compartilhe conosco sua opinião
 

Agradecemos você ter se inscrito em nossa lista de e-mails. Por favor, aproveite os últimos artigos.

tumblr