Como manter o lar feliz

Embora não exista uma fórmula perfeita, aqui estão algumas coisas que você pode fazer para construir uma família mais feliz, mais tranquila. Os resultados não são 100 por cento, mas ajudam.

Jenna Koford

Baseado em minhas experiências com minha própria (e geralmente) feliz família, há algumas coisas que eu sei que funcionam bem quando se tenta criar um lugar tranquilo de diversão e companheirismo. Eu sei que quando eu finalmente me casar e começar minha própria família, quero fazê-lo em uma base sólida de confiança, amor, trabalho e verdade. Cada família tem sua própria receita especial para a felicidade, mas aqui estão algumas coisas que você pode querer considerar quando se trata de sua própria família. Eis o que aprendi até agora:

1. Seja uma pessoa feliz

É verdade! Comece por você mesmo como indivíduo. Se não se tem objetivos positivos ou uma perspectiva alegre, isso será um grande obstáculo a superar quando se quer ter uma família feliz. Essas coisas não acontecem do dia para a noite, geralmente leva algum tempo. Comece com você mesmo e verifique se você conhece realmente a pessoa que você é e as coisas que você quer.

2. Esteja em um relacionamento feliz

Claro que no casamento existem provações, brigas, hábitos irritantes e sogros estressantes, mas você estará mais perto de construir uma família feliz a partir de um relacionamento feliz e confiante. Um casal que se ama e permanece unido é a base mais segura para uma família forte onde uns confiam nos outros.

3. Manter a ordem

Você não pode simplesmente jogar doces ao redor da casa, tocar músicas e esperar que a felicidade chegue. Construir uma família é orientar e ensinar ética de trabalho. Não pense que liderar é impor o rigor. Você pode trabalhar com seus filhos e cônjuge nas tarefas domésticas e atividades familiares, a fim de que todos sejam fortalecidos.

4. Sintonizar

A tecnologia é uma das maneiras mais rápidas de fazer as famílias desmoronarem. A mesa do jantar poderá em breve ter apenas estátuas silenciosas, se não se fizer algo a respeito. Defina limites de tempo para televisão, jogos e computador, incentive as conversas e menos mensagens de texto. As famílias felizes são aquelas que se comunicam e sabem o que está acontecendo nas vidas uns dos outros sem precisar utilizar o Facebook para isso.

Advertisement

5. Fazer coisas juntos

Talvez nem todos gostem de passeios de bicicleta ou jogos de bingo, mas encontrem algo que toda a família possa aproveitar e que seja divertido pra todos. Nossa família adora assistir filmes juntos e ainda assistimos filmes caseiros antigos de vez em quando. Também cada um dos filhos tem um passatempo com a mãe ou o pai – fazer compras, jogar tênis, decorar a casa ou lavar o carro (será que isso é mesmo um passatempo?). Encontrem coisas divertidas para fazer e comecem tradições.

6. Inclua a todos

Isso significa avós, tios, primos e agregados também (cunhados, concunhados, etc). A construção de uma família feliz não deve estar limitada às paredes de sua própria casa. Talvez você queira estar mais perto de sua sogra ou saber mais sobre o seu primo com quem você não fala a mais de um ano. A família é o centro do amor, da vida e felicidade e deve incluir todos aqueles que você chama de família.

7. Evite gritar

O caminho mais rápido para perturbar a felicidade em nossa casa é começar a gritar. Seja mandando as crianças fazerem suas tarefas ou discutindo no quarto, gritar nunca deve tornar-se algo comum e normal no lar. David O. McKay disse: “Não deve haver gritaria em casa a menos que haja um incêndio.” Eu concordo.

Enquanto essas coisas são comprovadamente eficazes para aproximar as pessoas, talvez na sua família seja diferente. Tire um tempo para descobrir o que você deseja para sua família e qual o nível de felicidade que vocês querem atingir. Prestar serviço juntos também fortalece os laços entre os membros da família bem como a adição de novos membros para o grupo. Você escolheu essas pessoas para serem suas para sempre, por isso é fundamental amá-los a cada passo do caminho.

Traduzido e adaptado por Stael Metzger do original How to keep home happy de Jenna Koford.

Advertisement
Toma un momento para compartir ...

Jenna Koford

Jenna planeja terminar seus estudos iniciais e continuar na Brigham Young University, encontrar o Sr. Certo, viver feliz para sempre e escrever sobre tudo isso.