Coragem e fé: Declarar a verdade quando a temos

Abra sua boca para declarar a verdade. Esteja disposto a falar. O seu conhecimento pode mudar o mundo.

Stael Ferreira Pedrosa

Um dos filmes que eu mais gostei de assistir foi Matrix. O filme é famoso e sua história bem conhecida. Thomas Anderson (Neo), um hacker, quer encontrar algo que nem ele mesmo sabe que procura. Ele quer encontrar a verdade sem saber qual é. A verdade então vai ao seu encontro. Ele tem a chance de saber, mas precisa fazer uma escolha. Morpheus, que já conhecia a verdade, lhe propõe: tomar a pílula azul e acordar na sua cama na manhã seguinte e levar sua vida de sempre ou tomar a pílula vermelha e ter a oportunidade de sair da Matrix (o mundo que foi colocado à sua volta para que não visse a verdade). Neo toma a pílula vermelha e sua vida nunca mais foi a mesma. Ao ser libertado, ele passa então a libertar outras mentes da falsa realidade da Matrix.

No Novo Testamento, o pescador André, irmão de Pedro, perguntou a Jesus Cristo: Mestre, onde moras? (João1:39) Jesus poderia ter-lhe dado seu endereço. No entanto, ele disse: “Vinde e vede”.

Neil L. Andersen, líder religioso, diz:

“Gosto de pensar que o Salvador estava dizendo: “Vem e vê não apenas onde moro, mas como eu vivo”; “Vem e vê quem sou”; “Vem e sente o Espírito”.

André “tomou a pílula vermelha”, escolheu conhecer a verdade e o resultado está em suas palavras:“Achamos… O Cristo” (João 1:41) e sua vida nunca mais foi a mesma. Diz a escritura que ele apresentou Jesus a seu irmão Pedro, tornou-se apóstolo como ele e após seu chamado ao apostolado abandonou todos seus pertences para seguir a Cristo. (Lucas 5:11). Ele estava presente quando o Senhor ressuscitado apareceu aos apóstolos comissionando-os a pregar o evangelho a todas as nações. (Mateus 28:19).

Advertisement

Podemos dizer que temos um mundo colocado diante dos nossos olhos para nos entreter, nos fazer preocupar com coisas sem valor enquanto desconhecemos a verdade. As datas que deveriam ser celebradas em espiritualidade se tornaram meios de arrecadar dinheiro. O sentido do Natal e da Páscoa foram mudados. Jesus não é o centro do Natal. Na Páscoa parece que se celebra o coelhinho e não o evento mais importante e de maior relevância para a humanidade: A ressurreição de Nosso Senhor.

Podemos fazer escolhas também. Permanecermos no mundo artificial ou buscar a realidade

Sentado em um barco nas águas azuis do lago de Genesaré no Mar da Galileia, Jesus tinha diante de si uma bela planície com seus campos de trigo. Na areia da praia uma multidão se juntara para ouvi-lo. O cenário de grande beleza era tema da Parábola do Semeador. Nessa parábola, Jesus fala dos diversos tipos de solo onde a semente pode cair e que ela só germina se o solo for propício. A semente é a palavra de Deus, o solo é o coração humano. Em seguida conta a parábola do trigo e do joio, onde ressalta que a semente plantada em bom solo pode crescer junto com ervas daninhas semeadas pelo inimigo.

Após essa parábola, Jesus dispensa a multidão e vai para casa. A sós com seus discípulos Ele explica o significado das parábolas contadas e conta-lhes outras mais. A parábola do tesouro no campo e da pérola de grande valor. Ambas tratam do mesmo tema. Em uma, um homem encontra um tesouro no campo, vende tudo que tem e compra aquele campo. Já na outra, um comerciante de pérolas, encontra uma pérola de grande valor e da mesma forma vende tudo que tem e compra a pérola.

Ao citar essas parábolas, Ele mostra a importância dos tesouros encontrados a ponto daqueles que os encontram venderem tudo que têm para obtê-los. Assim é o Reino dos Céus. Ele tem um preço, o viver reto, mas seu valor supera o preço que é pago.

Assim como Neo, do filme Matrix ou André, o apóstolo, temos escolhas. Após escolher o conhecimento, nossas vidas nunca mais serão as mesmas. Somos libertos e então passamos a ter o desejo de libertar outros. Abrimos nossas bocas e falamos a palavra de Deus a todos quantos a queiram ouvir.

Advertisement

O Neil L. Andersen, em um de seus discursos, acrescenta:

Muitos têm o coração aberto para a verdade, mas como o profeta Amós descreveu, “[correm] por toda a parte, buscando a palavra do Senhor, mas não a [acham]” (Amós 8:12). Vocês podem ajudar a responder as perguntas deles. Em suas conversas do dia a dia, vocês podem “acrescentar algo” à fé que eles têm em Cristo.

Como podemos ajudar outros a virem a Cristo?

Orar

Oremos para que o Senhor nos inspire a quem falar e o que falar.

Conversar com as pessoas

Em momentos oportunos fale sobre suas crenças, se elas se interessarem, continue a falar. Se não, simplesmente não fale. Não seja uma pessoa desagradável impondo suas crenças.

Convide as pessoas para irem à Igreja que você frequenta

Seja para as reuniões espirituais ou recreativas. Se houver eventos especiais como cursos de idiomas, música, canto, coral e outros, convide seus amigos, parentes e vizinhos.

Advertisement

Seja um exemplo daquilo que você crê

Ajude a quem puder, faça o bem a todos. Seja bondoso no falar, puro de coração e honesto. Atitudes valem mais que mil palavras.

Existem muitas maneiras de falarmos às pessoas sobre Jesus Cristo e como fazer d’Ele o centro de nossas vidas. Além de ser uma bênção para quem fala e para quem ouve, é um mandamento: “Vós sois a luz do Mundo… Assim resplandeça a vossa luz diante dos homens, para que vejam as vossas boas obras e glorifiquem a vosso Pai, que está nos céus”. (Mateus 5: 14,16).

Toma un momento para compartir ...

Stael Ferreira Pedrosa

Stael Ferreira Pedrosa é pedagoga, escritora free-lancer, tradutora, desenhista e artesã, ama literatura clássica brasileira e filmes de ficção científica. É mãe de dois filhos que ela considera serem a sua vida.