Seja um amigo de verdade

Você é um amigo de verdade? Você é um amigo para seu cônjuge e para os membros de sua família? Leia os seguintes pontos e faça sua própria avaliação:

Miriam Aguirre

Atualmente, o título de “amigo” é dado cada vez mais rapidamente, e assim se afasta cada vez mais do verdadeiro significado que essa palavra tem. Um amigo de verdade é aquele que lhe conhece profundamente, que lhe ajuda quando você precisa, em quem você confia e tem compatibilidade. Um amigo lhe faz encontrar luz onde você só via escuridão e acredita em você e lhe anima a acreditar em si mesmo. Essa pessoa que ama você simplesmente por ser quem você é.

Você é um amigo de verdade? Você é um amigo para seu cônjuge e para os membros de sua família? Leia os seguintes pontos e faça sua própria avaliação:

  • Um amigo de verdade se preocupa genuinamente: Amigos que realmente querem o melhor para você, não esperam algum tipo de recompensa pela sua amizade. Brindam sua amizade e servem, simplesmente porque gostam de você e se preocupam com seu bem-estar. Ver você feliz os faz feliz.

  • Um amigo de verdade demonstra carinho: Seja com pequenos gestos de bondade ou com atos de cortesia, ou com um cartão gigante no seu aniversário, um amigo demonstra seus sentimentos.

  • Um amigo de verdade ouve: Quando há interesse na pessoa, haverá ouvidos prontos para ouvir, seja para desabafar ou para encontrar soluções juntos, um amigo sempre escuta.
    Um amigo de verdade é sincero, honesto e leal: Um amigo mantém suas promessas e é legítimo, não mente, não fala mal de você pelas suas costas, e não conta seus segredos ou informações que você tenha comentando em confidência.

    Advertisement
  • Um amigo de verdade aceita sem condições: Um amigo não impõe condições a sua amizade ou a sua pessoa.

  • Um amigo de verdade o incentiva a ser uma versão melhor de si mesmo: Se for seu amigo, vai gostar de passar tempo com você e não vai afrontar seus pontos de vista ou que você seja você mesmo. Também irá motivar e ajudar você a melhorar para alcançar suas metas.

  • Um amigo de verdade pede desculpas e perdoa: Um amigo não guarda ressentimentos de eventos do passado. Não espera o momento certo para lhe lembrar de quando você estava errado. Mas lhe perdoa e esquece, e pede desculpas quando está errado.

  • Um amigo de verdade sempre lhe aconselha para o bem: Se seu amigo tem seu bem-estar em mente, nunca irá lhe aconselhar a fazer algo que possa lhe machucar ou prejudicar. E também, se souber que você está tomando uma decisão errada, irá lhe avisar a tempo.

  • Um amigo de verdade ajuda mesmo que você não peça: Um amigo não tem horários rígidos para prestar serviços. Se sabe que há necessidade, um amigo lhe ajudará, não importa se você está fazendo uma mudança sozinho, ou se precisa que alguém leve seu bebê para a escola. Um amigo ajuda e está disponível.

    Advertisement
  • Um amigo de verdade lhe respeita: Um amigo honrará suas crenças e seus princípios. Talvez não concorde com você, mas não irá criticar ou fazer sentir menos por tê-las e guardá-las.

  • Um amigo de verdade lhe anima e faz você rir quando a situação pedir: Um amigo ajuda você a levantar quando você já não tem forças para fazê-lo sozinho. Um amigo irá ajudar com suas cargas emocionais e irá lhe consolar e incentivá-lo a continuar.

  • Um amigo permanece: Mesmo se você estiver passando por momentos muito difíceis, e seu amigo não puder ajudá-lo a solucioná-los, se ele realmente se preocupa com você, ficará ao seu lado, mesmo que seja somente para fazer companhia. Mesmo assim, não importa quanto tempo passe ou como as decisões e condições da vida os distancie fisicamente, um amigo de verdade é um amigo para sempre.

  • Um amigo de verdade chora e ri com você: Porque suas conquistas são dele também, assim como suas tristezas também.

Se você tem amigos que cumprem com todos os itens acima, quero felicitá-lo! E, claro, eu sugiro que o aprecie e conserve sua amizade porque os amigos de verdade são difíceis de encontrar e são mais preciosos do que qualquer outro tipo de riqueza nesta vida. Se você quer ter amigos você deve oferecer o que você deseja deles, seja um bom amigo e incentive os outros a serem também.

Advertisement

_Traduzido e adaptado por Sarah Pierina do original Sé un amigo de verdad, de Miriam Aguirre.

Toma un momento para compartir ...

Miriam Aguirre

Miriam Aguirre nació en México D.F. y actualmente vive en Argentina. Tiene un título en Educación Infantil. En su tiempo libre disfruta de leer novelas románticas, caminatas con su esposo y jugar con sus dos hermosas hijas.