Por que a grama do vizinho é sempre mais verde?

Comparações são métodos que visam o aperfeiçoamento pelo foco naquilo que é bom!

Antonio Alexandre Silva Neto

Um dos hábitos comuns a todos nós é a comparação.

Aliás, a comparação é o primeiro método de aprendizado, pois os bebês e as crianças se espelham e se moldam observando padrões de comportamentos vivenciados no ambiente familiar e onde vivem.

Esse método é levado conosco ao longo de toda nossa vida, quando vamos à escola, ao trabalho, para aprendermos como se faz algo. No meio empresarial esse método é chamado de Benchmarking.

A comparação é benéfica e nos moldamos e movemos em direção a uma tendência ou a outra quando percebemos que algo que vimos vai ao encontro daquilo que julgamos ser bom para nós.No entanto, a comparação pode ser prejudicial tanto para quem compara, quanto para o objeto de comparação, quando gera inveja e cobiça. É o caso clássico da grama do vizinho.

Eis aqui algumas dicas para que a comparação seja sempre proveitosa em sua vida:

Advertisement
  1. Seja grato pelo que você é hoje. Seja grato e aceite a si mesmo como é ou está hoje. Se não está satisfeito com o que você é, ponha em mente que poderá melhorar a si mesmo. Tenha consciência do que você é o que poderá ser ou aperfeiçoar-se. Valorize-se sempre.

  2. Seja grato pelo que tem independente do quanto tem. A gratidão pelas coisas que possui valoriza seu trabalho por consegui-las e também seus pais ou outras pessoas que te proporcionaram essas coisas. Liste as coisas que possui e rememore como as conseguiu. Valorize suas menores posses.

  3. Não compare coisas diferentes ou em níveis diferentes. Se você tem estatura baixa, não queira se comparar com alguém que tem estatura alta. O mesmo vale para outros perfis corporais. O foco neste caso é achar que ser mais alto é melhor ou ser mais magro ou ser mais musculoso é melhor. Saia desse foco e pense em ser saudável e apto como você é.

  4. Ao comparar nível de renda maior do que o seu, pense, se for o caso de almejar renda ou nível semelhante, em: O que devo fazer para conquistar um nível ou situação semelhante?

  5. Objetos sempre são alvos de comparações e de desejo. Por essa razão somos movidos a obtê-los. Ao ver alguém com algo que desperta nosso desejo de possuir, veja primeiro se tem condições de adquirir, onde, como e por que. O desejo de parecer outra pessoa nem sempre é bom e pode descaracterizar sua própria personalidade.

    Advertisement
  6. Ao fazer comparações, busque e foque nas melhorias ou benefícios, como redução de custos, praticidade e funcionalidade, melhorias em estética, melhorias em saúde e sustentabilidade, melhorias de conhecimento e educação, etc.

Procure sempre comparar e observar o que é bom, por que afinal, a sua grama também é mais verde aos olhos de seu vizinho!

Toma un momento para compartir ...

Antonio Alexandre Silva Neto

Antônio Alexandre é Tecnólogo em Gestão Empresarial e trabalha como Diretor Administrativo na Weyes Technology Solutions, empresa de inovações em Tecnologia da Informação. Autor do livro "Salário e Prosperidade", é casado, pai de cinco filhos com um neto (ou neta) a caminho. Gosta do mar, nadar e passear de bicicleta na praia, além de ler e escrever.