Às vezes você precisa dizer não

Você nunca será capaz de fazer tudo o que todo mundo lhe pede para fazer. Aprenda 5 razões para dizer não que você precisa colocar em prática.

Angela Carter

Às vezes a coisa mais difícil para fazermos é dizer uma simples palavra – “não”. Como resultado, acabamos sobrecarregados e soterrados pelas muitas obrigações que tomamos sobre nós. Mesmo se só estivermos assumindo coisas boas, as muitas obrigações tendem a juntar-se e os resultados nem sempre valem a pena os sacrifícios.

Aqui estão cinco razões simples e adequadas para pôr de lado a culpa e dizer “não”.

1. Seu tempo é valioso

Algumas pessoas tentam assumir mais do que conseguem lidar porque assumem que o seu tempo não é tão valioso quanto o dos outros. Isso não é verdade. A maneira como você gasta seu tempo é infinitamente importante para o seu bem-estar. Aprenda a valorizar o seu tempo, recusando-se a fazer coisas que não se encaixam bem na agenda de sua família.

2. Sua felicidade (e sua sanidade mental) é importante

Se você tem muitas obrigações, alguma coisa vai ter que ir. Se o seu trabalho é sobrecarregador, você não está fazendo um favor para ninguém (especialmente para sua família) por ser miserável. Alexander Kjerulf, o chefe oficial da felicidade no positivesharing.com, dá 10 razões porque a felicidade melhora a produtividade no trabalho. Entre essas razões, está a de que pessoas felizes trabalham melhor com os outros, são mais criativas, têm mais energia e tendem a resolver problemas ao invés de criá-los. Ao cuidar de sua felicidade em primeiro lugar, você permite se esforçar de uma maneira boa e não prejudicial.

3. Controle é fundamental

Uma das maneiras mais rápidas de perder o controle e garantir caos em sua vida é dizer “sim” para tudo. Às vezes, dizer “sim” é bom, mas quando você tem muitas responsabilidades, você pode começar perder a garra, dando a sensação de estar se afogando em um eterno oceano de responsabilidades. E você não está ajudando ninguém se você estiver se afogando na própria tarefa que você concordou em fazer.

Advertisement

4. Você não é a única capaz de completar uma tarefa

Se alguém lhe pedir para fazer algo que você não se sente confortável fazendo, você não deveria se sentir obrigada a fazê-lo. Uma boa maneira de sair desta situação é sugerir alguém que possa ser mais qualificado para completar aquela tarefa no momento. Talvez sua mãe possa fazer a fantasia de Halloween de seu filho, ou talvez você deva deixar o vizinho treinar o time de futebol de seu filho. Talvez você tenha tempo para fazer essas coisas depois, mas não se sinta culpada por dizer não se você não estiver sentindo vontade de fazer aquilo naquela hora.

5. Você é o número um

Se você tentar colocar as necessidades de todo mundo antes das suas e da sua família, eventualmente, você vai ficar sem energia. Planeje tempo para si mesma para que você não se sinta tentada a dizer “sim” a alguma coisa que você não tem a energia para fazer. Depois que você tiver tomado conta de si mesma, você pode sair e mudar o mundo.

Mesmo com cinco razões prontas para dizer “não”, ainda pode ser difícil fazê-lo. Você pode até pensar que é mais fácil se sobrecarregar do que se livrar de certas tarefas. No entanto, prática leva à perfeição se você estiver disposto a dar uma chance. Feito corretamente, dizer “não” é uma das maneiras mais eficientes para reduzir a desordem de sua vida, mas o mais importante, lhe dá o impulso extra que você precisa para cuidar das coisas que mais importam – você e sua família.

_Traduzido e adaptado por Sarah Pierina do original Sometimes you need to say no de Angela Carter.

Sarah é formada em Comércio Exterior, estudante de Engenharia Química e professora.

Advertisement
Toma un momento para compartir ...

Angela Carter

Angela Carter is a writer and editor. When she's not absorbed in words, she enjoys going on walks and playing the piano. She blogs at palydudeman.blogspot.com.