3 princípios para alcançar a felicidade

Você sente que não está feliz, mas reconhece que tem tudo para o ser? Então este artigo lhe vai servir: a felicidade está ao seu alcance. Você só precisa saber abrir bem os olhos para vê-la.

6,200 views   |   2 shares
  • Eu conheço uma pessoa que sempre reclama de sua situação financeira, da relação com seus filhos, dos defeitos de seu marido, de seu trabalho e de que sua casa é desconfortável. Essa pessoa poderia pensar que graças a Deus não lhe falta o que comer, que ela foi abençoada com o dom de ser mãe, que seu marido trabalha e volta todos os dias para estar ao seu lado, que tem sorte por ter um emprego e que mora em uma casa própria, mas não: Essa pessoa está completamente focada nos aspectos negativos de sua vida, passa muito tempo sentindo pena de si mesma e está deixando de lado tudo aquilo que a faria feliz, se ela prestasse atenção.

  • O interessante é que quando você olha atentamente as circunstâncias nas quais ela vive, você percebe claramente que ela tem muitos mais motivos para ser feliz e para agradecer a Deus do que para reclamar. É por isso que estou convencida de que a felicidade depende de si mesmo. É uma questão de atitude, de decisão, de entusiasmo e gratidão, tem a ver com a maneira como encaramos a vida. Porque eu me considero uma pessoa muito feliz, apesar de não ter sempre tudo o que eu quis. Analisei três princípios que tenho aplicado ao longo de minha vida e que contribuíram para minha felicidade em cada etapa vivida.

  • 1. Aproveite o que você tem, desfrute hoje

  • Recém-casados, meu marido e eu morávamos em um apartamento que chamávamos de "o sótão", porque era um espaço quadrado e pequeno, localizado no segundo andar de uma casa. O chão, o teto e as paredes eram de uma madeira envernizada. Não tinha divisões: sala e cozinha estavam unidas e para separar o quarto de casal usávamos um móvel de madeira alto que funcionava como guarda roupas de um lado e estante do outro. Não havia lavanderia, a pia ficava fora, lavar sempre dava muito frio porque o vento soprava muito forte lá em cima. Tínhamos muitas dificuldades nesse lugar, mas o que quero lhes dizer é que isso nunca foi motivo para me deixar triste. Pelo contrário: não posso explicar o quão feliz fui durante o tempo que ficamos lá. Eu decorei "o sótão" com tanto entusiasmo! Cada espaço, por menor que fosse, eu fiz aconchegante e juntos, meu marido e eu, demos o calor de um lar. Antes de ter casa própria, alugamos mais três casas e a cada uma delas chegamos com entusiasmo e empolgação. Com outra atitude teríamos nos sentido frustrados por não ter uma casa, mas nunca desanimamos com a situação. Pelo contrário, sempre procurávamos soluções para os problemas com entusiasmo.

  • 2. Reconheça que a felicidade não está nos bens materiais

  • Advertisement
  • Às vezes o fato de se comparar financeiramente com outros, causa infelicidade. Os desejos de superação são completamente válidos, o ruim é se frustrar por não ter o que os outros têm. Sempre haverá pessoas com melhor situação financeira do que a nossa, por isso é necessário ser grato pelo que se tem, e lutar com humildade e otimismo para alcançar os sonhos. Além disso, os bens materiais só trazem felicidade passageira, por exemplo, ao adquirir um celular de última geração, só nos dá uma falsa sensação de saciedade, que irá durar até que o próximo modelo seja lançado. A verdadeira alegria nunca é baseada no material, que é transitório.

  • 3. Aprenda a apreciar as pequenas coisas

  • Às vezes a felicidade está nas coisas mais simples da vida e o pior é que ficamos cegos a essas manifestações. Diariamente somos abençoados por Deus com um novo dia, com uma família saudável e um trabalho. Faz quanto tempo que você parou para desfrutar de um pôr do sol? Você já teve a sorte de desfrutar do riso de uma criança? Você já plantou uma semente e gostava de vê-la florescer e crescer? O melhor da vida é de graça, muita gente se deprime por problemas financeiros, porque chega o fim de semana e seus filhos querem diversão e não sabem o que fazer. Não custa nada pegar um lençol, preparar algo para comer para levar e ir ao parque desfrutar em família. Novamente, é uma questão de atitude.

  • De qualquer forma, analise, dê-se um tempo para pensar se você é uma dessas pessoas que gastam sua energia reclamando. Se sim, tente mudar de atitude. Faça um esforço para redirecionar essa energia e identificar todas as bênçãos que você recebe com cada amanhecer. Identifique as pessoas que lhe amam, se cerque de pessoas boas e otimistas que o animem a viver plenamente, mas acima de tudo, tome a decisão de ser feliz.

  • _Traduzido e adaptado por Sarah Pierina do original Tres principios para alcanzar la felicidad, de Jackeline Ledezma.

Quer histórias inspiradoras e edificantes na sua caixa de entrada?

Compartilhe agora...

Jackeline Ledezma vem de uma família numerosa e estudou Administração de Empresas na Universidade de Costa Rica, atualmente é mãe e esposa realizada.

3 princípios para alcançar a felicidade

Você sente que não está feliz, mas reconhece que tem tudo para o ser? Então este artigo lhe vai servir: a felicidade está ao seu alcance. Você só precisa saber abrir bem os olhos para vê-la.
Advertisement
Compartilhe conosco sua opinião
 

Agradecemos você ter se inscrito em nossa lista de e-mails. Por favor, aproveite os últimos artigos.

tumblr