7 alimentos importantes para as crianças crescerem saudáveis

Como pais temos a responsabilidade de cuidar bem dos nossos filhos alimentando-os de maneira saudável. Utilizar nós mesmos alimentos nutritivos é o primeiro passo.

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  • É muito importante manter uma alimentação saudável. Em alguns casos, consultar uma nutricionista pode ser uma boa ajuda na dieta equilibrada das crianças. Principalmente para aquelas que não gostam de comer.

  • Alguns alimentos são importantes serem incluidos no cardápio diário das crianças:

  • 1. Água e sucos: a criança normalmente esquece de tomar líquidos e para hidratar é muito importante. Sempre bom explicar ao seu filho da necessidade de tomar água. Muitas vezes a compulsão por guloseimas é simplesmente sede. Se for dar suco, prefira os naturais feitos na hora. Nada de sucos em pó (suco em pó não é suco) ou os que vêm em caixinhas do supermercado - são cheios de conservantes, aromatizantes, etc.

  • 2. Frutas: além de serem saudáveis, são doces e substituem os açucarados que normalmente elas adoram. Inclua pelo menos três porções de frutas na alimentação das crianças ao longo do dia. Pode ser em forma de sucos.

  • 3. Pães: carboidratos complexos, como pães e biscoitos integrais são mais saudáveis e importantes numa alimentação que forneça energia aos pequenos. Com recheios saborosos ficam mais atraentes. Importante dar a quantia certa que a criança pode comer, para evitar ganhos de peso.

  • 4. Bolachas: também opte pelas integrais. São melhores porque produzem energia, sem as gorduras saturadas ou açúcares que as recheadas trazem em excesso.Também aqui a quantidade deve ser supervisionada.

  • 5. Iogurtes: os laticínios como iogurtes são boas fontes proteicas que ajudam a crescer e equilibrar a flora intestinal. Prefira os naturais e para as crianças não estranharem o gosto (caso não tenham costume), bata no liquidificador com frutas e pouco (ou nenhum açúcar). Acostume as crianças ao gosto natural das frutas e bebidas sem adição de açúcar.

  • 6. Carnes e peixes: as carnes brancas contêm menos toxinas e são de mais leve digestão.Prefira as aves e peixes sem espinha. Se a criança apresenta déficit de ferro (anemia) a carne vermelha moída ou o fígado de boi, é uma boa opção. Tomar sucos de laranja, limão ou abacaxi (vitamina C) ou comer a fruta como sobremesa, ajuda na absorção desse nutriente.

  • 7. Legumes e verduras: assim como as proteínas que são os construtores do organismo, as frutas e legumes são também muito importantes. A combinação das fibras e vitaminas fornecidas por esses alimentos nutrem, mantêm o peso adequado, regularizam as funções orgânicas, contribuem para uma melhor saúde e evitam doenças.

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  • Leve em conta as necessidades individuais de seus filhos, alguns precisam cortar calorias e outros acrescentar. Assim é possível evitar a desnutrição e problemas com a obesidade.

  • É importante verificar se a criança está comendo na escola alimentos não saudáveis como frituras, salgadinhos e doces, melhor levar lanches de casa ou instruí-las a preferir os alimentos assados, evitarem molhos gordurosos e refrigerantes constantemente.

  • Se acompanharmos a dieta alimentar das crianças, poderemos saber quais alimentos estão sendo pouco ou nunca consumidos. Ou os que estão sendo consumidos em excesso. Seja criativa e inove nas receitas para acrescentar alimentos pouco apreciados à dieta do seu filho, ou retirar os que você não deseja vê-lo comendo todos os dias.

  • Crianças gostam de guloseimas e se for apenas de vez em quando, não tem problema. Negocie com seu filho: Se você comer sua salada todos os dias, no fim de semana eu levo você para tomar um sorvete (um só mesmo). Lembre-se além de ter saúde é necessário ser feliz. Sem neuras!

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Izabel Torquato é graduada em Comércio Exterior e Processamento de Dados pela UFPR- CEFET e mora em Curitiba, Paraná.

7 alimentos importantes para as crianças crescerem saudáveis

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