A tecnologia a favor da história da família e genealogia

Deixe de lado o estereótipo de que história da família e genealogia são para pessoas idosas. Faça pesquisas no conforto da sua casa com tudo o que a tecnologia tem para oferecer.

6,326 views   |   22 shares
  • O mundo não é o mesmo de dez anos atrás. Em razão da evolução na tecnologia, mudanças na vida pessoal e profissional das pessoas ocorrem aceleradamente, podendo até ser difícil acompanhar.

  • Preservar a história da sua família traz benefícios e expõe um legado para as próximas gerações. Os eventos e as conquistas de seus antepassados tornam-se fonte de confiança e aprendizado para os descendentes.

  • Vantagens da tecnologia

  • Até pouco tempo, era difícil encontrar, conservar e preservar documentos, histórias e fotos de antepassados. A tecnologia proporcionou formas inusitadas para a realização deste projeto. Digitalizações, espaço virtual para guardar documentos e informações, além de registros antigos disponíveis para consultas on-line facilitam e aceleram o trabalho.

  • Microfilmes com imagens de registros

  • Até alguns anos atrás as pessoas eram muito gratas pelos registros de nascimento, casamento, óbito e outros que eram disponibilizados em microfilmes e podiam ser emprestados em qualquer canto do mundo e visualizados em máquinas especiais. Hoje nada disso é mais necessário. Um banco de dados mundial conta com mais de um bilhão de registros para que qualquer pessoa faça sua busca por antepassados sem precisar sair de casa, usando apenas seu computador pessoal. Também é possível acessar vários microfilmes on-line, caso não encontre seu antepassado no banco de dados.

  • Ajuda compartilhada

  • Frases do tipo "a internet foi inventada para o trabalho genealógico" circulam no mundo dos pesquisadores. O trabalho genealógico é realizado nas poucas horas disponíveis da maioria deles, que não se cansam, e muitos não sabem explicar de onde vem o sentimento intenso e arrebatador de dever cumprido a cada achado. Então compartilham suas conquistas, frases e fotos de antepassados, divulgando em redes sociais e sites próprios de famílias, além de utilizarem-se da gigante árvore familiar. Você pode contar com essa ajuda pesquisando pelo sobrenome de seus antepassados e coletando dados e outras informações.

  • Sites de genealogia e história da família

  • As facilidades que este site oferece para a busca e manutenção da sua árvore familiar são imensas. E, assim como a tecnologia, ele é inovado constantemente. As árvores genealógicas formadas pelas centenas de genealogistas uniram-se em uma grande árvore centralizada. É muito provável que depois de inserir seus antepassados mais próximos, você ligará estes aos antepassados dele sem fazer muito esforço.

  • Advertisement
  • Nele também é possível buscar informações de registros que foram indexados por centenas de voluntários de vários lugares diferentes no mundo. Insira dados essenciais como nome, sobrenome, data aproximada de nascimento ou outro evento e lugar onde ocorreu e corra o risco de encontrar a informação.

  • Fotos, documentos e histórias do seu antepassado podem ser anexados a fichas individuais. E seus parentes podem ajudar com outras informações. Todos podem ter acesso às fichas dos antepassados falecidos, ajudando e completando a história.

  • A hora é agora

  • Tudo tem um começo. E o início normalmente é a parte mais difícil. Verifique sua certidão de nascimento, nela contém os nomes de seus pais e avós. Da mesma forma uma certidão de nascimento de seu pai conterá os pais e avós dele. Quanto mais informação você conseguir através de seus próprios familiares vivos, mais fácil poderá ser encontrar os anteriores.

  • Escreva sua história, insira fotos e documentos seus, faça o mesmo com outros parentes e observe sua árvore crescer, tanto nos frutos quanto nas raízes. Esquecer onde guardou aquela foto antiga não será mais um problema, pois estará muito bem guardada digitalmente. Peça ajuda caso necessário.

  • A aceleração mundial incluiu a história da família e a genealogia. Momento perfeito para compartilhar o precioso legado pelo qual sua família foi responsável.

Quer histórias inspiradoras e edificantes na sua caixa de entrada?

Compartilhe em um segundo!

Michele Coronetti é secretaria, mae de seis lindos filhos, gosta de cultura e pesquisas genealogicas.

A tecnologia a favor da história da família e genealogia

Deixe de lado o estereótipo de que história da família e genealogia são para pessoas idosas. Faça pesquisas no conforto da sua casa com tudo o que a tecnologia tem para oferecer.
Advertisement
Compartilhe conosco sua opinião
 

Agradecemos você ter se inscrito em nossa lista de e-mails. Por favor, aproveite os últimos artigos.

tumblr