3 brincadeiras criativas para inspirar e ensinar as crianças sobre a Páscoa

Simples, mas repletas de significado, este artigo traz 3 atividades divertidas para fazer com as crianças na época da Páscoa.

Marilia de Andrade Conde Aguilar

A Páscoa é uma época muito especial para as crianças!

Para ajudar-lhe a tornar esta época ainda mais significativa para elas e a criar doces lembranças familiares, preparamos uma lista com 3 sugestões de atividades para a Páscoa:

1. Coelhinho de pano

Dica excelente de artesanato que pode ser feito com as crianças! Nesse outro artigo, você encontra o passo a passo com explicações detalhadas de como fazer. Adapte a atividade de acordo com a idade e a capacidade motora da criança. Só o fato de participar do processo de confecção do coelhinho já é motivo de grande satisfação para as crianças. E elas irão adorar brincar com ele depois!

2. Biscoitinho de Páscoa

Esta receita deve ser feita no sábado que antecede à Páscoa e ajudará as crianças a lembrar o principal motivo pelo qual comemoramos esta data: a ressurreição de Cristo. Confira a receita e o significado de cada etapa:

1 xícara de castanhas (nozes, castanha do Pará ou amêndoas)

Advertisement

1 colher de sobremesa de vinagre

2 claras de ovos

1 pitada de sal

1 xícara de açúcar

  • Pré-aqueça o forno – é importante que esteja bem quente.

    Advertisement
  • Coloque as castanhas dentro de saquinho plástico próprio para alimentos e deixe as crianças quebrarem-nos em pedaços pequenos, batendo com uma colher de pau. Reserve as castanhas. Ler juntos na Bíblia João 19:1-3.

  • Em uma tigela coloque uma colher de sobremesa de vinagre, e deixe que as crianças cheirem. Ler João 19:28-30.

  • Acrescente as claras de ovos ao vinagre. Explique que os ovos são um símbolo de vida e que Jesus deu sua vida por nós. Ler João 10:10-11.

  • Coloque um pouquinho de sal na mãozinha da criança e deixe-a experimentar. Adicione uma pitada de sal na tigela com o vinagre e as claras. Explique que o sal representará as lágrimas dos amigos de Jesus e seus seguidores. Ler Lucas 23:27.

  • Bata as claras com vinagre e sal até ficar em ponto firme de neve. Explique às crianças que a cor branca representa a pureza aos olhos de Deus, de todos aqueles que têm seus pecados lavados por Jesus. Ler Isaías 1:28 e João 3:1-3.

    Advertisement
  • Acrescente aos poucos uma xícara de açúcar na tigela, enquanto continua batendo. Explique que a parte doce da história é que Jesus sofreu e morreu porque nos ama. Ler Salmos 34:8 e João 3:16.

  • Adicione as castanhas quebradas à mistura. Com o auxílio de uma colher, coloque pequenas quantidades em uma assadeira forrada com papel manteiga. Explique que representam as pedras do túmulo onde sepultaram Jesus. Leiam Mateus 27:57-60.

  • Estenda um pano sobre o fogão de maneira para simbolizar a sepultura selada, onde Jesus foi colocado após ter sido retirado da cruz. Leiam Mateus 27: 65-66. Desligue o forno o forno após a leitura.

  • Coloque as crianças para dormir e explique que talvez eles se sintam tristes por ter que deixar as bolachas no forno durante toda a noite. Os seguidores de Jesus também ficaram MUITO tristes e desesperados quando o tumulo foi selado. Ler João 16:20 e 22.

  • Na manhã de Páscoa, abra o forno e dê as bolachinhas para a criança. Explique que os amigos de Jesus encontraram o túmulo vazio, pois Ele havia ressuscitado. Ler Mateus 28:1-9.

    Advertisement

3. Caça aos ovos de Páscoa:

Encontrar os ovos de Páscoa escondidos é uma das tradições familiares mais divertidas que tenho! Você pode incrementar sua “caçada” com pegadas de coelho feitas com farinha pelo chão da casa, mapas desenhados a mão ou charadas com dicas sobre onde encontrar os ovos. Será uma verdadeira busca ao tesouro e seus pequenos irão amar!

Com um pouquinho de esforço e muita criatividade é possível fazer atividades significativas e muito divertidas para toda família. E, com certeza, elas ficarão na memória dos pequenos pela vida inteira.

Toma un momento para compartir ...

Marilia de Andrade Conde Aguilar

Marilia Condé Aguilar é advogada, escritora, esposa e mãe. Adora pesquisar e está sempre em busca de soluções práticas para ajudá-la a equilibrar suas responsabilidades familiares e profissionais.