7 dicas para ajudar crianças a comer lanchinhos saudáveis

Biscoitos e leite são o único lanche depois da escola que seus filhos comem? Aqui estão algumas ideias para incentivar comidas mais saudáveis e alternativas a doces.

Ann Hoole

Enquanto eu crescia, não havia nada melhor do que chegar em casa da escola e sentir o cheiro de biscoitos (cookies) com gotas de chocolate recém-assados. Nós apostávamos corrida até a cozinha e pegávamos o máximo que podíamos até sermos mandados para fora para brincar. Mas cookies não eram o único lanchinho oferecido. Meus irmãos e eu aprendemos a amar framboesas frescas, tomatinhos e aipo também!

Se você quiser incentivar seus filhos a comer lanches mais saudáveis regularmente, aqui estão algumas dicas:

1. Cultive um jardim

Plantar, cuidar e colher alimentos de seu próprio jardim é uma maneira infalível para experimentar novos alimentos. Um ano, nós plantamos tomatillo (um tipo de tomate de origem mexicana) e tivemos molho de tomatillo fresco o verão inteiro. Mandar as crianças para o jardim para cortar ervas frescas para a salada de batata ou para a pizza, pegar alface para a salada, ou retirar tomates da videira para sanduíches são ótimas maneiras de provar o que vocês plantaram e ajudar as crianças a aproveitar os resultados de seu trabalho árduo.

2. A apresentação é tudo

Claro, um saco de cenouras é ótimo, mas tirá-las do saco, cortar e servi-las em um prato torna-as mais divertidas de comer! Pegue uma caneca bonita para sopa quente. Sirva maçãs em uma tigela vermelha. Faça a comida parecer apetitosa!

3. Comece a cozinhar

Muitos adultos comem fora porque não sabem cozinhar. Não deixe seus filhos caírem nessa armadilha. Mostre-lhes as noções básicas de cortar, temperar e grelhar. Deixe-os experimentar com diferentes especiarias. Procure livros de receita, ou entre na internet, então ajude-os a escolher uma nova receita para experimentar durante a semana.

Advertisement

4. Faça o seu próprio menu

Além de cozinhar, deixe seus filhos ajudarem com ideias para criar menus. Eles podem querer bifes de hamburguer para o jantar, mas eles também podem decidir sobre o acompanhamento do prato. Ensine-os sobre carboidratos, proteínas e gorduras e a necessidade de balancear as refeições. Leia os rótulos dos alimentos, fale sobre o tamanho das porções e incentive escolhas saudáveis ao invés de alimentos processados. Ande pela seção de alimentos de qualquer supermercado e encontre uma nova fruta ou vegetal para provar junto com seus lanches normais.

5. Pratique boas maneiras

Há momentos em que todos somos servidos de uma comida que não gostamos. Tudo bem! Ensine às crianças a importância de provar coisas novas, a elogiar quem cozinhou, e como dizer educadamente: “Não, obrigado.”

6. Procure por novos alimentos em sua árvore genealógica

Encontre alguns alimentos especiais da terra natal de seus antepassados e prepare-os para sua família. Um de nossos filhos desenvolveu um amor por poffertjes – delicioso tipo de panquecas holandesas – enquanto visitávamos parentes na Holanda. Use feriados tradicionais para fazer um agrado especial ao servir comidas que não são usadas normalmente no dia a dia.

7. Divirtam-se!

Para crianças mais novas, sirva lanchinhos em suas cores favoritas. Se eles estiverem aprendendo o numeral dois, incentive-os a dar duas mordidas em todas as comidas. Nossos meninos mais velhos amam fazer vitaminas criativas e colocar frutas e proteína em pó diferentes a cada vez. Faça a hora do lanche divertida!

Comer biscoitos, doces e salgadinhos é o caminho mais fácil. Ao incentivar seus filhos a experimentar a enorme variedade de diferentes alimentos que eles têm disponíveis, você está abrindo seus olhos, e especialmente seu paladar, a um mundo totalmente novo. Esta semana, escolha um alimento saudável que seus filhos nunca tenham comido e sirva para eles como um lanche.

Advertisement
Toma un momento para compartir ...

Ann Hoole

Ann Hoole is a resident of Cottonwood Heights. She's been married for over 20 years to a great guy and is the mother of four boys.