Armazenamento doméstico: Quanto uma pessoa consome por mês

Sabe qual é a coisa mais importante que se pode fazer concernente ao armazenamento doméstico? Planejar e começar! Depois, deve-se permanecer firme em seu propósito.

Beth Proenca Bonilha

O armazenamento doméstico deve seguir a premissa de que a família está se preparando para momentos difíceis, como: desemprego, crises financeiras, doenças, catástrofes ou qualquer outra razão que impeça as pessoas da família de proverem o sustento necessário por determinado período.

O primeiro passo para um plano de armazenamento adequado é o planejamento.

  • Deve-se levar em conta os hábitos e costumes da família.

  • Fazer metas e seguir com disciplina o planejamento feito.

  • O quanto a família poderá dispor de seu orçamento para o programa de armazenamento irá definir o tempo necessário para se atingir a meta do período que o armazenamento deverá suprir: semestral ou anual.

    Advertisement
  • Listar os tipos e a quantidade de produtos que irão compor o armazenamento básico e o avançado.

Depois de definir quanto do orçamento será destinado ao armazenamento e quais os tipos de alimentos irão compor o programa, uma das orientações que se deve ter cuidado é o de quanto armazenar para cada membro da família.

O ideal é levar em consideração que cada tipo de alimento deve suprir as necessidades básicas da família sem faltar e sem esbanjar.

Para isso, comece a avaliar a quantidade de alimento que você prepara para sua família em uma refeição.

Exemplo: se sua família é composta de quatro pessoas, sendo dois adultos, um jovem e uma criança, não há necessidade de avaliar o que cada um come, mas o quanto no total é preparado para a refeição. Se para uma refeição, você preparar uma xícara de chá de arroz cru, isso é o mesmo que 160 gramas. Levando em conta que a família faz duas refeições ao dia, o resultado diário é de 320 gramas; sete dias na semana, 2.240 gramas, 30 dias mês, 8,960 gramas. Se estiver preparando o armazenamento para seis meses, ao final, seu armazenamento de arroz deve conter 53,760 gramas, ou seja, 53, 76 kg de arroz.

Advertisement

Com os outros alimentos, o processo é o mesmo, verifique quanto sua família consome de feijão, açúcar, óleo, leite, farináceos, sal, etc. Multiplique essa porção por sete (uma semana), o resultado por quatro (um mês) e finalmente pelo período que pretende ter de armazenamento.

Fórmula: (quantidade usada em 1 refeição) X 7 X 4 X (período que pretende usufruir do armazenamento) = quantidade total a ser armazenada.

Após estabelecer qual será a meta de cada produto a ser armazenado e quanto do orçamento poderá ser utilizado para o armazenamento, saberá aproximadamente quanto tempo levará para que a família tenha o necessário para o período que definiram como ideal.

Não é aconselhável fazer dívida com prestações ou utilizar cartões de crédito para fazer o armazenamento. A melhor opção é o planejamento e a constância nele para alcançar a meta.

A seguir, verifique algumas referências de medidas em peso de alimentos básicos para armazenamento:

Advertisement
  • Açúcar: 1 copo (do tipo americano) = 200g = 14 colheres (sopa); 1 xícara (chá) = 200g = 14 colheres (sopa)

  • Farinha de trigo: 1 copo (do tipo americano) = 165g; 1 xícara (chá) = 165g = 13 colheres (sopa)

  • Fubá: 1 xícara (chá) = 160g

  • Farinha de rosca:1 xícara (chá) = 120g

  • Amido de milho: 1 xícara (chá) = 100g

    Advertisement
  • Arroz cru: 1 xícara (chá) = 160g

  • Feijão cru: 1 xícara (chá) = 160g

  • Macarrão cru: 1 xícara (chá) = 100g

  • Sal: 1 colher (sopa) = 16g 1 colher (sobremesa) = 6g 1 colher (chá) = 4g

Viver previdente é ser sábio nos períodos de abundância, e autossuficiente nos períodos de necessidade.

Advertisement
Toma un momento para compartir ...

Beth Proenca Bonilha

Graduada em Administração de Empresas com MBA em Empreendedorismo. Casada mãe de 6 filhos, avó de 2 netos. Atua profissionalmente como Analista Instrutora da Educação Empreendedora no SEBRAE - SP. Como hobby gosta de artesanato, música e leitu