O caráter de um homem é formado pelas pessoas que escolheu para conviver

É importante pensar em ações inteligentes quando se descobre que o marido fala da esposa para os familiares.

11,681 views   |   60 shares
  • Escolhi essa máxima de Sigmund Freud para refletir sobre as pessoas que falam mal das outras, aliás, uma atitude muito comum, infelizmente. Dizem até que todo mundo fala mal de alguém, uns mais e outros menos. Então, talvez tenhamos mesmo que fazer uma autoanálise para definirmos o nosso grau de maledicência. Mas quando uma pessoa fala mal de alguém com quem escolheu conviver, certamente vive um equívoco muito grande.

  • Mudança de comportamento

  • É o caso do marido que fala mal de sua esposa para a família dele. O convívio com a família do cônjuge é um aprendizado pelo qual se descobre a importância de se impor com respeito e afetividade. Mas quando é o próprio marido que mina essa relação, as coisas se complicam muito, afinal, é natural que a família dele queira "defendê-lo" da esposa. Se seu marido tem agido assim, você terá que pensar em algumas ações que influenciem a mudança desse comportamento tão prejudicial ao convívio de vocês.

  • Carência Afetiva

  • Por mais difícil que possa parecer, você deve tentar compreender o porquê dele agir dessa forma. Afinal, falando de você, ele está proclamando a incapacidade dele na escolha que fez. Muitos homens fazem isso por carência afetiva e, nesse caso, o objetivo não é denegrir você, e sim chamar a atenção dos pais e familiares. Talvez, seu marido tenha tido uma infância solitária ou, por alguma razão, sente-se rejeitado. Colocar-se no papel de vítima é uma forma de pedir carinho. Se você briga com ele, a carência aumenta e ele segue o ciclo vicioso das lamentações. Então, você terá que ter muita paciência para ajudá-lo.

  • Diálogo Afetuoso

  • Conversar claramente com seu esposo é uma ação prática que pode ajudar muito, desde que as suas palavras não sejam ofensivas. Portanto, escolha um momento propício, quando estiverem a sós e calmos. Claro que você está muito chateada, ninguém espera que o próprio cônjuge seja seu algoz, mas é importante que você não se deixe levar por emoções. Pensar na frase de Freud acima pode ajudar, veja: esse é um problema dele com ele mesmo, com o seu caráter, com suas próprias dificuldades. Então, fale com ele sobre seus sentimentos em relação a esse comportamento dele, diga que você sofre muito, porque queria estar bem com ele e com a família dele também. Peça que ele fale para você o que não tem gostado nas suas atitudes e ouça com atenção. Se você não quer que ele reclame para os outros, terá que aprender a ouvir as reclamações dele.

  • Advertisement
  • Mudança gradativa

  • Não espere urgência na mudança, transformar padrões comportamentais não é tarefa fácil para ninguém, é preciso empenho e tempo. Mas se você perceber que, embora todo o seu esforço, ele mantém essa atitude, então terá que pensar em alguma coisa mais efetiva. A terapia de casais é uma eficiente ferramenta para controlar crises no relacionamento, sem contar que, dessa forma, você estará ajudando seu esposo a compreender um pouco mais a si mesmo. Leituras especializadas também ajudam muito, ofereça algumas para ele.

  • Diante de qualquer dificuldade, opere e confie!

Quer histórias inspiradoras e edificantes na sua caixa de entrada?

Gostou? Compartilhe com seus amigos!

Mediadora de Conflitos, educadora com MBA em Gestão Estratégica de Pessoas, apresentadora do programa Deixa Disso com dicas de relacionamentos. Dois livros publicados: “Uma fênix em Praga” e “Mediando Conflitos no Relacionamento a Dois”.

Website: https://www.youtube.com/user/SuelyBuriasco

O caráter de um homem é formado pelas pessoas que escolheu para conviver

É importante pensar em ações inteligentes quando se descobre que o marido fala da esposa para os familiares.
Advertisement
Compartilhe conosco sua opinião
 

Agradecemos você ter se inscrito em nossa lista de e-mails. Por favor, aproveite os últimos artigos.

tumblr