8 atitudes sustentáveis para inserir em sua vida diária

Não espere que a empresa ou seus colegas tomem alguma atitude, dê o exemplo. Comece com ações simples e em breve estará ajudando a salvar o planeta.

1,939 views   |   1 shares
  • O mundo está cada vez mais envolvido nos processos de produção, vendas, metas, compras e dinheiro. Porém, esse envolvimento está consumindo os recursos naturais do planeta.

  • É hora de se levantar na multidão e fazer alguma coisa. Não importa o quanto você possa fazer, o quão longe ecoará sua voz ou o que realmente valerá, esse será seu exemplo.

  • Comece com atitudes básicas e simples, mas comece imediatamente.

  • 1. Apague o que estiver aceso. Não importa quem acendeu ou deixou ligado, se você perceber o desperdício de energia, faça sua parte.

  • 2. Reaproveite. Uma folha de papel sempre tem dois lados. Por que normalmente as pessoas usam um só lado e desprezam o outro? Isso é uma atitude de desperdício. Promova essa ação sustentável recolhendo as folhas descartadas e reaproveitando para rascunho. Divulgue para os colegas e em pouco tempo todos estarão reduzindo o consumo ou reaproveitando com você.

  • 3. Troque o copo plástico por caneca. Copo descartável é uma opção prática, mas nada ecológica. Comece usando uma caneca pessoal. Se na empresa não for permitido o uso de outro recipiente para água a não ser copos descartáveis, incentive os colegas a usarem um único copo por período de trabalho.

  • 4. Carona solidária. Essa é uma proposta muito interessante para evitar congestionamento, atrasos no trabalho e poluição do ar, além é claro da economia com combustível. Seja um exemplo e comece você oferecendo caronas, desviar a rota por alguns quilômetros poderá representar muita economia, pois em pouco tempo outros irão lhe dar carona também.

  • 5. Não acumule. Quantas canetas esferográficas você já viu terminar a carga em suas mãos? Acredito que bem poucas, isso acontece porque as pessoas não dão importância a esse item, assim como o lápis ou a borracha. Mas esses são itens que têm sua matéria-prima vinda da natureza, e quanto mais se consome, mais terá que se produzir. Portanto, termine completamente com a carga de uma caneta ou lápis antes de solicitar outra ao almoxarifado.

  • 6. Cuidado com objetos. Se você utilizar de forma consciente os móveis e materiais do ambiente de trabalho, eles irão durar mais tempo. E antes mesmo de pensar em só beneficiar a empresa, pense na madeira dos móveis e equipamentos.

  • 7. Não ao lixo. Quanto mais lixo se produz, mais espaço se tem que encontrar para acomodar tanta coisa descartada. O lixo acumulado já é um problema mundial, faça a diferença em seu ambiente e conquiste seguidores.

  • Advertisement
  • 8. Pense sustentável. Comece a pensar de maneira sustentável e verá quanta coisa é possível ser feita só por uma pessoa para evitar o desperdício, o acumulo, o descarte inadequado ou desnecessário. Somos aquilo que pensamos, por isso, mude seus pensamentos para mudar suas ações e se tornar um exemplo a todos.

  • Com essas atitudes, o ambiente em que vivemos será melhor, viveremos mais plenamente, fazendo nossa parte e dando o exemplo para que nossos filhos sejam conscientes em preservar os recursos que temos para as futuras gerações.

Quer histórias inspiradoras e edificantes na sua caixa de entrada?

Compartilhe com seus amigos!

Graduada em Administração de Empresas com MBA em Empreendedorismo. Casada mãe de 6 filhos, avó de 2 netos. Atua profissionalmente como Analista Instrutora da Educação Empreendedora no SEBRAE - SP. Como hobby gosta de artesanato, música e leitu

8 atitudes sustentáveis para inserir em sua vida diária

Não espere que a empresa ou seus colegas tomem alguma atitude, dê o exemplo. Comece com ações simples e em breve estará ajudando a salvar o planeta.
Advertisement
Compartilhe conosco sua opinião
 

Agradecemos você ter se inscrito em nossa lista de e-mails. Por favor, aproveite os últimos artigos.

tumblr