8 atitudes sustentáveis para inserir em sua vida diária

Não espere que a empresa ou seus colegas tomem alguma atitude, dê o exemplo. Comece com ações simples e em breve estará ajudando a salvar o planeta.

Beth Proenca Bonilha

O mundo está cada vez mais envolvido nos processos de produção, vendas, metas, compras e dinheiro. Porém, esse envolvimento está consumindo os recursos naturais do planeta.

É hora de se levantar na multidão e fazer alguma coisa. Não importa o quanto você possa fazer, o quão longe ecoará sua voz ou o que realmente valerá, esse será seu exemplo.

Comece com atitudes básicas e simples, mas comece imediatamente.

1. Apague o que estiver aceso. Não importa quem acendeu ou deixou ligado, se você perceber o desperdício de energia, faça sua parte.

2. Reaproveite. Uma folha de papel sempre tem dois lados. Por que normalmente as pessoas usam um só lado e desprezam o outro? Isso é uma atitude de desperdício. Promova essa ação sustentável recolhendo as folhas descartadas e reaproveitando para rascunho. Divulgue para os colegas e em pouco tempo todos estarão reduzindo o consumo ou reaproveitando com você.

Advertisement

3. Troque o copo plástico por caneca. Copo descartável é uma opção prática, mas nada ecológica. Comece usando uma caneca pessoal. Se na empresa não for permitido o uso de outro recipiente para água a não ser copos descartáveis, incentive os colegas a usarem um único copo por período de trabalho.

4. Carona solidária. Essa é uma proposta muito interessante para evitar congestionamento, atrasos no trabalho e poluição do ar, além é claro da economia com combustível. Seja um exemplo e comece você oferecendo caronas, desviar a rota por alguns quilômetros poderá representar muita economia, pois em pouco tempo outros irão lhe dar carona também.

5. Não acumule. Quantas canetas esferográficas você já viu terminar a carga em suas mãos? Acredito que bem poucas, isso acontece porque as pessoas não dão importância a esse item, assim como o lápis ou a borracha. Mas esses são itens que têm sua matéria-prima vinda da natureza, e quanto mais se consome, mais terá que se produzir. Portanto, termine completamente com a carga de uma caneta ou lápis antes de solicitar outra ao almoxarifado.

6. Cuidado com objetos. Se você utilizar de forma consciente os móveis e materiais do ambiente de trabalho, eles irão durar mais tempo. E antes mesmo de pensar em só beneficiar a empresa, pense na madeira dos móveis e equipamentos.

7. Não ao lixo. Quanto mais lixo se produz, mais espaço se tem que encontrar para acomodar tanta coisa descartada. O lixo acumulado já é um problema mundial, faça a diferença em seu ambiente e conquiste seguidores.

Advertisement

8. Pense sustentável. Comece a pensar de maneira sustentável e verá quanta coisa é possível ser feita só por uma pessoa para evitar o desperdício, o acumulo, o descarte inadequado ou desnecessário. Somos aquilo que pensamos, por isso, mude seus pensamentos para mudar suas ações e se tornar um exemplo a todos.

Com essas atitudes, o ambiente em que vivemos será melhor, viveremos mais plenamente, fazendo nossa parte e dando o exemplo para que nossos filhos sejam conscientes em preservar os recursos que temos para as futuras gerações.

Toma un momento para compartir ...

Beth Proenca Bonilha

Graduada em Administração de Empresas com MBA em Empreendedorismo. Casada mãe de 6 filhos, avó de 2 netos. Atua profissionalmente como Analista Instrutora da Educação Empreendedora no SEBRAE - SP. Como hobby gosta de artesanato, música e leitu