6 dicas básicas para criar um plano de dieta para idosos

O respeito e o carinho fazem parte dos cuidados com os idosos.

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  • A alimentação é importantíssima em qualquer fase da vida humana e a cada etapa ocorrerão mudanças no organismo que precisam ser satisfeitas através dos nutrientes corretos.

  • As condições físicas pessoais, o ambiente, os hábitos adquiridos ao longo de uma vida bem vivida, tudo precisa ser pensado na hora de se preparar um plano de dieta adequada.

  • Há muita semelhança com as necessidades nutricionais em qualquer fase, porém é interessante perceber algumas diferenças para o idoso:

    1. Nesta fase da vida a ingestão de proteínas é importante, especialmente ao idoso ativo. Proteínas são abundantemente encontradas nos produtos animais como carnes, ovos, leite e derivados. Também em vegetais como o feijão, grão-de-bico, soja e lentilha. Dê preferência às carnes magras como frango e peixes. Leite e derivados serão melhores se desnatados. Para uma pessoa que não tem restrições alimentares é aconselhável que se alimente da carne vermelha apenas duas ou três vezes por semana. Isso também pode mudar dependendo do paladar, hábito e conselho médico. Uma ou duas porções diárias de leite e derivados devem ser consumidos pelo idoso.

    2. Na área da energia, os carboidratos especialmente encontrados nos pães, bolachas, macarrão, arroz, batata, milho são os grandes repositores, e devem ser ingeridos em maior dose caso a pessoa seja muito ativa. O excesso, porém, causa obesidade e esteja atento para doenças que já se instalaram anteriormente como o diabetes, converse sempre com o médico responsável para saber se há restrições.

    3. Não menos importantes, os reguladores precisam estar presentes na alimentação diária. Considere o colorido das verduras e legumes, duas porções ao dia e não se esqueça das frutas, ao menos três porções ao dia. Equilibre as cores diariamente, por exemplo, maçã (branco) no primeiro lanche, brócolis (verde-escuro) na primeira refeição, tangerina ou laranja (amarelo) no próximo lanche, cenouras (cor de laranja) na segunda refeição, uvas (roxo) no próximo lanche.

    4. Idosos necessitam de muita hidratação; o aconselhado é ingerir no mínimo de seis a oito copos de líquido por dia. Para isso a água é excelente! Outras bebidas devem ser naturais, como os sucos e chás, preferencialmente sem açúcar.

    5. As sementes e castanhas têm alto poder no bem-estar. Devem ser consumidas em pouca quantidade e a frequência ajuda na elevação do bom colesterol (que combate o ruim) e são antioxidantes, ou seja, reduzem o estresse.

    6. As limitações e perdas ao longo dos anos podem alterar e muito o paladar e a disposição para alimentação. Ofereça as refeições em local agradável, tranquilo e na companhia de outras pessoas. Evite distrações como aparelhos televisivos, promova a conversa, incentive a mastigação lenta e corte alimentos mais duros em pedaços menores. São dicas simples, mas que mudam e muito a situação.

    7. Cada alimentação deve ter o intervalo de 3 horas. Esse hábito aumenta a disposição e é recomendado por nutricionistas e médicos sempre. Equilibre as refeições e os lanches, intercale cores e sabores, utilize alimentos da época que são mais saudáveis e saborosos.

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  • Elaborar o cardápio não será difícil seguindo estas dicas básicas. Lembrando que cada indivíduo é diferente, possui sua história e um histórico médico, tem gostos diferentes que mudaram ao longo dos anos, adquiriu limitações ou doenças entre outras situações únicas. Com carinho e atenção o idoso se sentirá mais disposto e confiante e seus dias serão mais felizes.

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Michele Coronetti é secretaria, mae de seis lindos filhos, gosta de cultura e pesquisas genealogicas.

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