Seja feliz: 20 atividades cientificamente comprovadas que lhe deixam mais feliz

Muitas pessoas ao tentarem ser felizes colocam seus esforços nas coisas erradas. Estas 20 atividades são cientificamente comprovadas e farão você mais feliz.

16,298 views   |   9 shares
  • Somos ensinados que se tivermos sucesso, então seremos felizes. A ciência provou que isso funciona exatamente ao contrário. Pessoas felizes são mais produtivas, resilientes e têm maior sucesso. Elas não são melhores apenas em conseguir bons empregos, mas em mantê-los também. Pessoas felizes são mais saudáveis e têm amizades mais fortes.

  • A Psicologia positiva está redefinindo o conceito do sucesso vir antes da felicidade: se nós somos felizes, então temos sucesso. Como terapeuta, especialista em psicologia positiva e professor de Felicidade 101 (curso que utiliza técnicas científicas para desenvolver hábitos de felicidade) durante os últimos 5 anos, eu já vi muitas, muitas pessoas tendo dificuldade para serem felizes. A maioria das pessoas está concentrando seus esforços no lugar errado. Elas perseguem a cenoura e mesmo quando conseguem alcançá-la não ficam satisfeitas. Curiosamente, elas estabelecem uma nova meta. Como Dorothy no Mágico de Oz, a habilidade de serem felizes estava em sua frente o tempo inteiro.

  • Se você realmente quer ser bem-sucedido, esforce-se em ser feliz agora, e o sucesso virá. Mas como? Os pioneiros da Psicologia Positiva, Barbara Fredrickson e Sonja Lyubomirsky apresentam em seus livros, Positividade (Positivity) e Como ser feliz (The hows of Happiness), 20 atividades (cientificamente comprovadas) que trazem felicidade. Algumas dessas sugestões têm características infantis. Na verdade, essas atividades são eficientes também para encorajar crianças a serem felizes também.

    1. Esteja aberta. Desenvolva curiosidade e apreço pelos eventos em que participar. Procure o que há de bom neles.

    2. Encontre natureza próxima a você. Encontre consolo em seu belo país.

    3. Use seus pontos fortes. Ao invés de desejar que você fosse melhor em algo, descubra seus pontos fortes e use aquilo que tem.

    4. Discorde de seus pensamentos negativos. “Isso não vai funcionar!” Sim, vai! Isso foi provado cientificamente.

    5. Desenvolva distrações. Elas ajudam a passar por tempos difíceis.

    6. Crie amizades de qualidade. “Não há felicidade na solidão.” Ed Diener.

    7. Pratique a espiritualidade. Sentir-se conectado com um poder superior pode trazer conforto, inspiração, paz e serenidade.

    8. Atividades calmas. Fazer algo que faz você esquecer de tudo e perder a noção do tempo cria felicidade e ajuda a lidar com a dor.

    9. Medite profundamente. Isso acalma, centra e desenvolve atenção.

    10. Meditação no amor e na bondade. Uma meditação fácil e poderosa para amar mais a si mesmo e aos outros.

    11. Exercícios físicos. Liberam oito diferentes tipos de substâncias químicas no organismo que fazem você se sentir bem.

    12. Cultive a bondade. Cientistas comprovaram que a bondade se espalha como um vírus. Seja contagiado!

    13. Saboreie as coisas boas da vida. Se você conseguir aproveitar as coisas pequenas, terá motivo para ser feliz todos os dias.

    14. Faça da gratidão um hábito. Quando você faz da gratidão um hábito, aquilo que você aprecia, você atrai.

    15. Evite comparação social. Às vezes comparar pode nos inspirar, mas na maioria das vezes isso nos deprime e nos desanima.

    16. Visualize o futuro. Vá em frente, sonhe. É mais brilhante e melhor do que você pensa.

    17. Perdoe. Dizem que perdoar é algo divino, mas ninguém nos ensinou como - até agora.

    18. Cultive o otimismo. Você acha que as pessoas nascem otimistas? Otimismo pode ser aprendido e é fácil quando se sabe como.

    19. Trabalhe em suas metas. Desfrute, não só ao passar pela linha de chegada, mas a jornada até chegar lá.

    20. Aprenda a cooperar. Tenha confiança em seu kit pessoal de preparação para emergências emocionais.

  • Advertisement
  • Como saber quais dessas atividades são certas para você? Lyubomirsky sugere uma autoavaliação para responder a essa pergunta, mas a maioria das pessoas consegue usar sua intuição para descobrir quais atividades são boas para elas. Pergunte a si mesmo se a atividade é algo que vem naturalmente para você, que você desfruta e valoriza. Se for algo que você faria somente por culpa, ou porque alguém espera que você o faça, provavelmente não é a coisa certa para você.

  • Mesmo que descubra exatamente quais atividades são certas para você, se você repetir a mesma atividade o tempo todo, ela pode perder o sentido. Assim como comer sua comida favorita pela manhã, na hora do almoço e à noite, você logo enjoaria da mesma comida. Experimente várias diferentes atividades para manter sua felicidade renovada e vibrante.

  • Todos queremos ser felizes. Temos momentos de felicidade, mas parece que não conseguimos mantê-los. Até mesmo tentar explicar isso é complicado. Porém você pode ser feliz ao descobrir o que a felicidade é para você e aplicar o esforço correto no lugar e na hora certa. Para fazer isso, acorde. Encontre aquilo que funciona e o que não funciona. Aprenda a ser feliz agora e busque o sucesso.

  • Traduzido e adaptado por Sarah Pierina do original Get happy: 20 scientifically proven happiness activities, de Frank Clayton.

Quer histórias inspiradoras e edificantes na sua caixa de entrada?

Compartilhe agora...

Frank Clayton is a licensed professional counselor specializing in happiness.

Website: http://www.saltlakementalhealth.com

Seja feliz: 20 atividades cientificamente comprovadas que lhe deixam mais feliz

Muitas pessoas ao tentarem ser felizes colocam seus esforços nas coisas erradas. Estas 20 atividades são cientificamente comprovadas e farão você mais feliz.
Advertisement
Compartilhe conosco sua opinião
 

Agradecemos você ter se inscrito em nossa lista de e-mails. Por favor, aproveite os últimos artigos.

tumblr