10 super alimentos que melhoram o humor

O humor não está nos seus melhores dias. A vontade de comer chocolate é imensa! Conheça outros alimentos que são menos calóricos, mais saudáveis e definitivamente lhe deixam de bom humor.

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  • A alimentação adequada é muito defendida pelos nutricionistas e médicos. Sabe-se que uma pessoa que tem uma dieta equilibrada vive mais e melhor que pessoas que restringem sua alimentação a apenas um tipo de alimento.

  • Muito se diz a respeito dos fast-foods que são agradáveis ao paladar e melhoram o humor quase que instantaneamente. Estudos apontam que a felicidade transmitida por esse tipo de alimentação é momentânea e acarreta malefícios ao organismo se ingerido constantemente.

  • É possível ser feliz alimentando-se corretamente. Para provar, seguem abaixo alguns dos alimentos mais comuns e que trazem benefícios, saúde e bom humor ao que ingere:

    1. A banana é uma das frutas que merece ficar no topo da lista. Ela é rica em carboidrato e triptofano, um aminoácido que presente no cérebro ajuda na formação da serotonina, neurotransmissor responsável pelo sono, apetite, humor, ritmo cardíaco e outros. Esses dois elementos fazem com que você se sinta disposto e bem-humorado. Além desses, ela também possui vitamina B6, que é essencial na condução dos impulsos nervosos;

    2. Frutas fontes de vitamina C como a laranja, o maracujá, a acerola e outras combatem o estresse, previnem danos às células nervosas e acalmam, e consequentemente seu humor melhora;

    3. O talo da Alface possui lactucina, substância com poderes calmantes no organismo. Também encontramos o lítio, outra substância utilizada no controle da ansiedade e depressão.

    4. Vegetais verdes escuros como o espinafre, o brócolis e a couve possuem clorofila que desintoxica o organismo; são ricos em ácido fólico e vitamina B, atuando diretamente no sistema nervoso, liberando mais serotonina e combatendo o estresse.

    5. Novamente com o triptofano, a aveia, que também contém aminoácidos, ajuda com a liberação de serotonina. Com vários minerais em sua composição, o selênio é considerado importante na melhora do humor.

    6. Falando em grãos, o arroz integral é importante para o sistema nervoso, pois é rico na vitamina B1. Já o arroz branco não auxilia tanto no quesito melhora de humor, pois essa vitamina é perdida durante o processo de obtenção do arroz branco.

    7. As proteínas contêm uma boa dose do triptofano, presentes em vários alimentos como carnes e leguminosas (feijão, grão-de-bico), mas é na gema do ovo que a colina, vitamina que faz parte do complexo B, está presente de forma mais abundante, formando e ajudando na manutenção da memória, coordenação motora e na sensação de bem-estar.

    8. O leite, também fonte de proteína, é riquíssimo em triptofano.

    9. As castanhas possuem propriedades significativas para seu bom humor. Repletas de sais minerais como selênio e magnésio, diminuem consideravelmente o estresse, são antioxidantes e auxiliam na memória.

    10. E por que não um pouco de pimenta? Ela aumenta os níveis de endorfina e é antioxidante graças ao seu principal componente, a capsaicina, que dá a ardência ao alimento.

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  • A natureza nos proporciona os recursos para a sobrevivência, e mais do que isso, nos ensina como estarmos prontos para o trabalho, sem estresse e mau humor. Alimentos simples, encontrados na maioria dos lares brasileiros, tornam o dia a dia mais feliz e bem-humorado.

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Michele Coronetti é secretaria, mae de seis lindos filhos, gosta de cultura e pesquisas genealogicas.

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