10 dicas para pais interagirem com filhos adolescentes nas redes sociais

Acompanhar o crescimento dos filhos, especialmente na adolescência, pode ser difícil. Que tal pedir ajuda para a tecnologia?

Michele Coronetti

Um professor de filosofia pergunta a uma classe do primeiro ano do Ensino Médio: “Qual é a pior frase que um adolescente pode ouvir?” Como nenhum jovem se arrisca a responder, o que é bem típico da idade, ele mesmo declara: “Fulana, você é igualzinha a sua mãe!”

É possível encontrar vários conselhos dados a pais de adolescentes. Um deles é que o responsável adquira um cão de estimação. A justificativa é simples: para alguém ficar feliz quando você chegar em casa.

Anedotas à parte, um bom conselho transmitido a pais que se preocupam com o desenvolvimento do caráter de seus filhos é acompanhá-los nas redes sociais. A sabedoria popular diz que vendo com quem andam as pessoas, saberemos quem eles são. Hoje em dia nem é necessário andar mais, basta interagir.

Fator importantíssimo para que possamos orientar e ajudar os filhos a visualizarem o perigo e evitá-lo: os pais precisam atualizar-se e manter uma conta ativa nas redes sociais, onde seus filhos interagem com amigos e conhecidos (ou não).

Para que você possa ter um bom desempenho na sua atuação tecnológica, seguem alguns cuidados importantes para que seu filho não apele para um bloqueio do seu perfil:

Advertisement
  1. Não saia na rede curtindo tudo o que seu filho ou o que os amigos dele divulgam. Para acompanhá-lo, basta ler as mensagens, status, brincadeiras, e se lhe agradaram, guarde no seu coração.

  2. Seguindo a mesma linha, não comente todas as publicações que seu filho for envolvido, especialmente com elogios do tipo: “meu bebê cresceu!”.

  3. Quando seu filho atualizar o status, não o compartilhe, a não ser que você tenha permissão para isso.

  4. Da mesma forma, assim que vir uma foto que algum amigo postou com seu filho, só marque-o se tiver permissão.

  5. Não coloque fotos do seu filho como sua foto de perfil, a não ser que ele o permita.

    Advertisement
  6. No seu aniversário, nada de textos melosos, que contam toda a vida dele, acompanhados de fotos que vão embaraçá-lo. Use o bom senso, lembre-se de quando seus pais mostravam aos outros suas fotos com o maior orgulho, e você queria simplesmente sumir.

  7. Não faça comparações, uma foto sua e a do seu filho ao lado mostrando o quanto ele é igual a você. Mais explicações no primeiro parágrafo.

  8. Não antecipe as novidades e conquistas do seu filho. Garanta-lhe privacidade e autonomia, o que é muito importante para o crescimento dele. Se após uma prova, ele ligar falando que foi muito bem, e você quiser contar para todo mundo, pergunte-lhe antes se pode divulgar a novidade.

  9. Não envie convites aos amigos do seu filho para serem seus amigos na rede, a não ser que você tenha laços com eles. Caso os amigos do seu filho lhe convidem, aceite, mas nada de fazer questionários a respeito deles.

  10. Não se esqueça de que existem várias redes sociais, portanto não se atenha a uma. Participe, siga, acompanhe de longe o crescimento do seu filho, e não se esqueça de mostrar a ele que você não está só online, mas que ele pode contar com você sempre, em quaisquer circunstâncias.

    Advertisement

Um relacionamento saudável entre pais e adolescentes trará segurança e estreitará laços que durarão para sempre.

Toma un momento para compartir ...

Michele Coronetti

Michele Coronetti é secretária, mãe de seis lindos filhos, gosta de cultura e pesquisas genealógicas.