18 técnicas para ajudar as pessoas através da internet

Além de apenas nos comunicarmos pelas redes sociais, podemos usar a internet para ajudar pessoas de várias formas. Veja 18 delas.

Francione Sousa

A internet hoje em dia é a ferramenta mais utilizada por bilhões de pessoas ao redor do mundo. Sabemos que sua contribuição no desenvolvimento das tecnologias é incontestável.

A comunicação é o principal dos alvos da internet, disso já sabemos; temos acesso a um mundo de informações cada dia divulgado e publicado na rede, disso também já sabemos; as transferências de dados utilizadas pelas diversas empresas e instituições mundialmente falando instantaneamente não é nenhuma novidade. A internet é realmente uma joia preciosa. Agora, imagine usar essa joia para ajudar pessoas ao redor do mundo?

Como? Hoje, podemos conversar com as pessoas, compartilhar nossos pensamentos, ideias, mesmo que elas estejam a milhas de distância, explorar suas culturas sem precisar sair de nossa casa. Podemos usar nossos dons e talentos para ajudar aqueles que estão em busca de respostas para seus problemas, que se sentem sozinhos, que querem aprender algo novo, que precisam de motivação, e sua disposição de ajudar fará diferença na vida deles e na sua. Você crescerá. (Mateus 20: 26-27)

Aqui estão algumas dicas de como ajudar as pessoas através da internet:

1. Ensinar algo que você sabe fazer muito bem. Exemplo: quais técnicas você usou para aprender um novo idioma? Divulgue as dicas ou sites utilizados.

Advertisement

2. Como professor, você pode tirar dúvidas de seus alunos. Sempre que algum aluno meu precisa de minha ajuda, e eu estou na capacidade de ajudar, tiro as dúvidas dele online mesmo.

3. Ajudar algum amigo através do Skype a concluir uma meta pessoal. Tenho um exemplo: minha melhor amiga desejava cumprir a meta de ler um livro todos os dias. Perguntei em qual capítulo ela estava, fiquei sabendo que ainda não tinha começado porque estava sem ânimo. Então olhei meu tempo livre, marquei de me encontrar com ela nesse horário e lemos juntas por teleconferência. Tudo deu certo! Ela ficou superfeliz.

4. Aconselhar as pessoas ou ouvi-las. Meu amigo Jeff sempre posta coisas positivas na internet, por causa de suas postagens nas redes sociais, amigos começaram a escrever para ele pedindo conselhos pessoais e profissionais. Hoje, ele se tornou um consultor online.

5. Ajudar pessoas a conseguirem um trabalho. Você pode ajudá-los falando com amigos pelas redes sociais. Um dia pode ser você!

6. Ensinar como encontrar casas para alugar. Há vários sites e você pode procurar ou ajudar alguém mostrando-lhe quais sites são melhores para se cadastrar.

Advertisement

7. Exerça sua cidadania através da internet. Você pode se cadastrar em sites de voluntários online. Faça isso! Você verá que existem muitas maneiras de ajudar.

8. Traduções. Se você sabe falar algum idioma, ofereça-se para fazer tradução de textos científicos nesse idioma.

9. Ofereça sessões de terapias. Se você for um terapeuta, você pode marcar com seu cliente e fazer terapia através do Skype.

10. Converse com as pessoas. Se você tiver algum amigo que está muito triste, você pode conversar com ele, cantar, mandar um vídeo.

11. Ajudar no encontro de pessoas desaparecidas. Outro dia, lendo sobre pessoas desaparecidas no CNPD (Cadastro Nacional de Pessoas Desaparecidas), vi que no site deles têm formas de como ajudar pessoas, uma delas é: imprima do site as fotos das pessoas desaparecidas e cole em lugares públicos de sua cidade.

Advertisement

12. Pesquisar sua genealogia. Hoje em dia em sites como o familysearch.org, você poderá encontrar gerações, conhecer suas raízes e ser inspirado por sua história familiar.

13. Escrever resenhas de livros e filmes. Seja através de um blog ou site próprio, você pode ajudar as pessoas a encontrarem recursos para ensinarem suas famílias saudavelmente.

14. Defender suas crenças. De maneira cortês e positiva, você pode ajudar a propagar as boas novas do Evangelho de Jesus Cristo.

15. Ajudar com campanhas de apoio a necessitados. Seja ajudando a arrecadar dinheiro para a cirurgia de um amigo, para fundações de pesquisa do câncer, etc.

16. Divulgar mensagens inspiradoras. Você pode escolher uma missão e divulgar mensagens, artigos e notícias que ajudem os outros a receberem a informação fortalecendo suas famílias, por exemplo.

Advertisement

17. Comunidades e grupos de apoio. Seja para perder peso, livrar-se de um trauma, obter ajuda de pessoas com o mesmo problema, etc.

18. Reuniões de amigos ou família. Há muitas formas de reunir amigos antigos, familiares morando ao redor do mundo, fazer conferências de trabalho, treinamentos utilizando as ferramentas virtuais.

Existem muitas maneiras de ajudar usando a internet, estas são algumas delas. O importante é aguçar o seu desejo de ajudar, ser útil servindo ao próximo, prestando seu serviço e utilizar essa grande ferramenta para fazer o bem.

E se alguém criticar, deixe pra lá e continue ajudando, pois há muito mais pessoas que precisam da sua ajuda do que pessoas que criticam esse tipo de iniciativa.

Lembre-se: Ninguém atira pedras em árvores que não dão frutos, ou que seus frutos sejam ruins. Portanto seja uma árvore que dê frutos, mas bons frutos!

Advertisement
Toma un momento para compartir ...

Francione Sousa

Francione Sousa instrutora de curso, professora e escritora apaixonada pela vida. Graduada em letras pela Faculdade Frassinetti do Recife_FAFIRE. Seu tema : Viva cada dia a dadiva do presente, fao o seu melhor agora.