7 maneiras de preservar fotos digitais

Fotos são preciosas! Elas são uma das poucas coisas que não podem ser substituídas. É por isso que quando você pergunta para as pessoas o que elas correriam para salvar se sua casa pegasse fogo, muitas dizem...

1,737 views   |   shares
  • Fotos são preciosas! Elas são uma das poucas coisas que não podem ser substituídas. É por isso que quando você pergunta para as pessoas o que elas correriam para salvar se sua casa pegasse fogo, muitas dizem “álbum de fotos”.

  • Nesses dias de fotos digitais, há soluções mais simples do que se arriscar dentro de uma casa pegando fogo para salvar suas fotos. Aqui estão algumas sugestões:

  • Back-up em CDs ou DVDs

  • Salve suas fotos em uma pasta em seu computador, depois grave essa pasta em um CD ou DVD. Existem tipos diferentes de discos, procure por aqueles que são feitos para armazenamento de dado, pois eles duram mais tempo. Outros discos se estragam com o tempo. Faça pelo menos duas cópias, deixe uma mais acessível e outra em outro local, talvez um cofre.

  • Memória Flash

  • Outra alternativa similar é usar memória flash - geralmente chamada de “Pen-drive”. A quantidade de memória que eles armazenam está aumentando, e é incrível quanta memória você pode comprar por um preço razoável. HDs externos podem ser usados da mesma maneira. Regularmente, recopie seus arquivos de fotos para seus pen-drives ou HDs externos para ter certeza que os arquivos permaneçam não corrompidos. Novamente, é mais sábio ter mais do que uma cópia e manter uma em um local diferente.

  • Armazenamento online

  • Um método mais recente é usar armazenamento online. Um nome para esse método é “armazenamento de arquivos na nuvem”. Isso significa que você carrega suas fotos (ou arquivos) em um serviço online, que os armazena para você até que você precise deles. Há muitas vantagens nisso. Você pode acessar seus arquivos de qualquer lugar que tenha conexão com a internet. Por exemplo, enquanto estiver visitando a casa da vovó, com um simples login você pode compartilhar toda a sua coleção de fotos com ela. Você pode abrir suas fotos em qualquer aparelho com acesso à internet como computadores, tablet ou smartphones. Também, os servidores utilizados para esses serviços são de alta qualidade. Entre eles estão Dropbox, Flickr, Google Drive e iCloud. Você pode até mesmo usar o Facebook para esse propósito. O melhor de tudo é que esses serviços oferecem planos básicos gratuitos, e muitos deles são bem generosos em relação ao espaço oferecido.

  • Ter suas fotos armazenadas em seu computador, CDs, DVDs, pendrives ou HDs externos, e ainda ter uma segunda cópia na “nuvem” é algo sábio a se fazer. Se você tiver um desses ditos incêndios e perder seu computador, suas fotos continuarão seguras, em um serviço de armazenagem online. Se por algum motivo os servidores de armazenamento online derem problema (o que é raro, mas pode acontecer), você ainda tem suas cópias em casa.

  • Advertisement
  • Agora, você pode dormir melhor, sabendo que não terá que arriscar sua vida para tentar salvar seus álbuns de fotos de uma casa em chamas.

  • _Traduzido e adaptado por Sarah Pierina do original 7 ways to preserve digital pictures, de Margot Hovley.

Quer histórias inspiradoras e edificantes na sua caixa de entrada?

Clique abaixo para compartilhar

Margot Hovley has published two novels with Covenant Communications: "Sudden Darkness" (2012) and "Glimmering Light" (2014).

Website: http://www.margothovley.com

7 maneiras de preservar fotos digitais

Fotos são preciosas! Elas são uma das poucas coisas que não podem ser substituídas. É por isso que quando você pergunta para as pessoas o que elas correriam para salvar se sua casa pegasse fogo, muitas dizem...
Advertisement
Compartilhe conosco sua opinião
 

Agradecemos você ter se inscrito em nossa lista de e-mails. Por favor, aproveite os últimos artigos.

tumblr