Os benefícios de uma religião na vida dos filhos

Quando seu filho tem uma vida religiosa, ele verá que é mais fácil exercer controle sobre si mesmo. Além do que uma religião traz para a vida de qualquer pessoa, sentimentos de autoafirmação e felicidade.

Francione Sousa

“Se conselho fosse bom não se dava, se vendia”. Essa é uma frase muito comum entre as pessoas, poucas são as que gostam de receber conselhos. Agora imagina conselhos de fundo religioso. O que vem à mente é outra frase: “religião e futebol não se discute”; estamos no país do futebol e num pais em que o povo é muito religioso. O Brasil!

E é sobre religião mesmo e os benefícios na vida de seus filhos que irei escrever. Quando o tema desse artigo foi proposto, fiquei cheia de inquietude por muitos dias, pensei em não escrever, no entanto lembrei o quanto o conhecimento de uma religião mudou minha vida e a vida de muitos amigos meus. Parte desses amigos, como eu, nunca tiveram apoio dos pais, a não ser daqueles que participavam ou participam da mesma fé que a nossa. Pensando em como poderia beneficiar diversos pais e filhos com esse artigo, me animei em escrevê-lo. A partir daí comecei a perguntar a diversas pessoas sobre o assunto, confesso que tive muitas surpresas. No final postei em uma rede social sobre o tema com a intenção de receber mais opiniões e experiências. O resultado não foi o que eu esperava, apenas duas pessoas comentaram, uma no mural mesmo da rede e a outra como mensagem privada. Talvez porque as pessoas têm medo de falar sobre esse tema já que há tanta controvérsia.

Não podemos negar que parte dos problemas vivenciados em nossa sociedade é decorrente da maldade e má índole dos homens, vemos que as pessoas que praticam algum tipo de religião estão mais em busca de paz do que discórdias.

Por que estão em busca de paz? Porque vemos por nós mesmos que viver no mundo de hoje não está fácil.

Será que os corações dos homens esfriaram? “E, por se multiplicar a iniquidade, o amor se esfriará de quase todos”. Mateus 24:12

Advertisement

“Pois os homens serão amantes de si mesmos, gananciosos, presunçosos, soberbos, blasfemos, desobedientes a seus pais, ingratos, ímpios”. Timóteo 3:2

O meu interesse ao escrever esse artigo não é dizer para você seguir denominação A e B, mas a intenção é que reflita sobre como uma religião poderá trazer efeitos significativos na vida de seu filho e sem dúvidas para a sua também.

Aqui alguns dos benefícios de uma religião na vida dos seus filhos:

  • Valorização da família, um filho que vive uma religião aprenderá que deve honrar os pais e amar sua família. “Honra a teu pai e a tua mãe, para que se prolonguem os teus dias na terra que o Senhor teu Deus te dá.” Êxodo 20:12. O Evangelho de Jesus Cristo beneficia literalmente uma família.
  • Eles buscarão as escrituras para ensinar princípios que os orientarão a tomardecisões corretas em circunstâncias desafiadoras na vida.
  • Eles estabelecerão padrões em suas vidas, padrões elevados de comportamento. Eles aprenderão sobre o puro amor. “Por isso mesmo, empenhem-se para acrescentar à sua fé a virtude; à virtude o conhecimento; ao conhecimento o domínio próprio; ao domínio próprio a perseverança; à perseverança a piedade; à piedade a fraternidade; e à fraternidade o amor”. 2 Pedro 1:5-7
  • Eles desenvolverão o desejo de servir às outras pessoas dentro do círculo de amizade e esse desejo se expandirá para o mundo. “E Jônatas fez um acordo de amizade com Davi, pois se tornara o seu melhor amigo”. I Samuel 18:3
  • Eles aprenderão o princípio de obediência e saberão por experiência própria que ser obediente é bom. “Quem dera eles tivessem sempre no coração esta disposição para temer-me e para obedecer a todos os meus mandamentos. Assim tudo iria bem com eles e com seus descendentes para sempre!” Deuteronômio 5:29
  • Eles vão interiorizar valores significativos por toda a vida, além de descobrirem que fazem parte de algo maior.
  • Cultivarão a verdadeira amizade, e serão bons amigos. Chaeyoon Lim, sociólogo, falou: “as amizades construídas nas congregações religiosas tornam a pessoa mais feliz”.

Por experiência própria sei o quanto uma religião beneficia a vida de uma pessoa, principalmente quando começamos a exercer os princípios cedo, na mais tenra idade, claro que não é uma garantia de que a pessoa que recebe instruções religiosas desde de cedo será perfeita e sempre de boa índole, mas posso dizer que os princípios religiosos que aprendi na minha adolescência me ajudaram a equilibrar minha vida emocional, espiritual e temporal. Com esses princípios aprendi que tenho valor, que posso acreditar, ir em busca do meu potencial, aprendi que tenho uma autoimagem, que tenho uma identidade. Sinto-me feliz pelos amigos, não tenho desejo de fazer nada ruim para o meu próximo.

O Dr. Joel Rennó Jr. (Doutor em Psiquiatria pela Faculdade de Medicina da USP), explicou em um de seus artigos que: “Uma religião promove saúde para o indivíduo que a pratica, oferece conforto nos momentos difíceis, além de alterar substâncias químicas que regulam a ansiedade, o humor, mantendo-nos relaxados”.

Advertisement

Beneficie-se de uma vida religiosa, incentive seus filhos a participarem.

Toma un momento para compartir ...

Francione Sousa

Francione Sousa instrutora de curso, professora e escritora apaixonada pela vida. Graduada em letras pela Faculdade Frassinetti do Recife_FAFIRE. Seu tema : Viva cada dia a dadiva do presente, fao o seu melhor agora.