Encontrando respostas para perguntas difíceis

Se estamos sinceramente buscando a verdade, precisamos dar o melhor de nós para encontrá-la. Buscá-la em fontes seguras é imprescindível.

1,696 views   |   shares
  • Quase diariamente temos importantes questões da vida para resolver, como as relacionadas à profissão, aos estudos, ao namoro, ao casamento, à criação dos filhos, às finanças pessoais, à fé. Em busca de soluções a essas questões, acabamos ficando física, emocional e mentalmente desgastados. “O que fazer?” “Será que estou fazendo o certo?” são preocupações que nos consomem.

  • Há um meio de saber se estamos no caminho certo? Sim, há! Não fomos abandonados nesta Terra a nossa própria mercê. Temos um Pai literal que nos conhece, nos ama e quer o melhor para nós. Ele está a par de tudo o que acontece conosco, tem acesso a todas as informações que precisamos e conhece os intentos do coração de cada um de nós. Por conhecer todas as coisas, passadas, presentes e futuras, Ele é o único capaz de mostrar-nos o melhor caminho.

  • Para estarmos capacitados para receber as respostas que tanto ansiamos, é imprescindível fazermos o seguinte:

  • Orar mais e com fé

  • Este artigo dá o passo a passo de uma oração eficiente.

  • Ler as escrituras sagradas com uma pergunta no coração

  • Muitas vezes, o Senhor usa as escrituras para responder a nossas orações. Mas elas não devem ser tratadas como essas revistinhas de cosméticos, que só abrimos na hora de fazer pedidos. Precisamos tornar a leitura das escrituras um hábito.

  • Ter uma fé ativa

  • Exercemos fé ativa no Senhor quando confiamos no Seu poder de nos ajudar e agimos segundo aquilo que acreditamos. Se creio, logo ajo.

  • Por exemplo, se tenho fé que logo estarei trabalhando, preciso empregar todos os meus esforços em busca de um trabalho. "A fé sem obras é morta." (Tiago 2:26)

  • Não deixar que a dúvida destrua nossa fé

  • Se cremos que Deus tem poder para responder a nossas orações e nos ajudar, então temos que orar confiando que isso vai acontecer. Não podemos permitir que a dúvida se instale em nosso coração. A dúvida é o oposto da fé.

  • Cultivar um coração humilde

  • Essa questão é importantíssima. Precisamos nos sujeitar à vontade de Deus, pois nem tudo o que desejamos é para o nosso bem ou é para acontecer naquele momento.

  • O Senhor sabe o que é melhor para nós e qual é o melhor momento para que as coisas aconteçam. Então, seremos humildes se, depois de pedirmos o que desejamos, finalizarmos com “Que seja feita sempre a Tua vontade!”.

  • Advertisement
  • Se, em vez disso, ficarmos insistentemente orando para que algo aconteça, sem desejar que a vontade de Deus esteja acima da nossa, estaremos tentando aconselhar o Senhor em vez de desejar receber Seus conselhos.

  • Ter um coração honesto

  • Marcos A. Aidukaitis disse: “Precisamos orar com fé e com um coração honesto. Mas isso não é tudo: precisamos também acreditar que receberemos a revelação. Precisamos confiar no Senhor e ter esperança em Suas promessas.”

  • Uma moça estava noiva de um rapaz muito atraente, com uma situação financeira muito boa, mas que não era fiel à sua fé. Como ela era muito firme em sua fé, queria um homem que estivesse espiritualmente à sua altura.

  • Ela aconselhou-se com o Senhor e sentiu que deveria romper com o rapaz. E o fez. Alguns anos depois, ela se casou com um bom homem, com quem formou uma linda família, todos fiéis ao Senhor. E o ex-noivo? Continua até hoje patinando espiritualmente.

  • Isso é ser honesto para com Deus. Se nos dispomos a orar em busca de uma resposta, precisamos estar dispostos também a agir conforme a orientação recebida.

  • Experimentar “a palavra” por nós mesmos, avaliando seus frutos

  • O Salvador disse acerca do que ensinava: “A minha doutrina não é minha, mas daquele que me enviou. Se alguém quiser fazer a vontade dele, pela mesma doutrina conhecerá se ela é de Deus, ou se eu falo de mim mesmo.” (João 7:16-17) Em outras palavras, Ele desafiou as pessoas a colocarem em prática aquilo que Ele estava ensinando. Pelos resultados de aplicar em suas vidas, elas saberiam que realmente se tratava de uma doutrina vinda de Deus e não de um simples carpinteiro.

  • Esse conselho é fundamental em questões sobre fé. Por exemplo, se estamos indecisos quanto a seguir ou não determinados princípios, porque não temos certeza se vêm de Deus, devemos colocá-los em prática. É a melhor maneira de saber se são verdadeiros. Colheremos frutos daquilo que plantamos. Toda boa árvore produz bons frutos. Assim, pelos frutos saberemos se a árvore é boa ou não.

  • Aprender a identificar outras fontes de revelação

  • Além das escrituras sagradas, o Senhor normalmente se comunica conosco através dos sentimentos, de pensamentos inspirados e de sonhos. Em algumas circunstâncias especiais, Ele pode inspirar outras pessoas a nos dizer aquilo que precisamos ouvir. Mas, geralmente, a comunicação é direta, entre nós e Ele.

  • Advertisement
  • A água pura é obtida direto da fonte

  • Ninguém vai receber as melhores informações sobre uma empresa visitando suas concorrentes. Nem vai aprender sobre uma religião, consultando seus dissidentes ou pessoas que pertencem a outras religiões. Precisamos ignorar as fontes duvidosas!

  • Da mesma maneira, é improdutivo navegar pelos lixos encontrados no mundo virtual. Assim como há muitos sites informativos e que elevam, há tantos outros, talvez até mais, sites, blogs, comunidades e grupos que têm missões bem perversas: atacar crenças e valores alheios, plantar dúvidas, denegrir o que é bom.

  • Você encontrará milhares de sites criados para atacar a fé, o casamento, a família, a pureza sexual ou qualquer princípio bom e reto. Eles fazem não só a iniquidade parecer algo aceitável e bom, como a retidão parecer cafonice, retrocesso e preconceito.

  • Assim com há um Deus no céu, há um inimigo de toda a retidão na terra, que usa todas as ferramentas possíveis para promover dúvidas e medo, para destruir a fé e a esperança.

  • Podemos encontrar as respostas que precisamos para as questões difíceis da vida quando vamos direto à fonte. A melhor fonte sempre será o Senhor. “E, se algum de vós tem falta de sabedoria, peça-a a Deus (...). Peça-a, porém, com fé, em nada duvidando.” (Tiago1:5-6)

  • Precisamos aproveitar o privilégio que temos de receber orientação divina. Confiar na nossa própria sabedoria ou em “achismos” alheios pode acabar atrapalhando o nosso progresso mortal. E o que fazemos na mortalidade trará também consequências eternas.

Quer histórias inspiradoras e edificantes na sua caixa de entrada?

Se gostou, compartilhe o artigo...

Erika Strassburger mora no Rio Grande do Sul, tem bacharelado em Administração de Empresas, escreve e traduz artigos para o site Família, é cristã SUD, pintora amadora de telas a óleo e mãe de três lindos guris, o mais velho com Síndrome de Down.

Website: http://erikastrassburger.blogspot.com.br/

Encontrando respostas para perguntas difíceis

Se estamos sinceramente buscando a verdade, precisamos dar o melhor de nós para encontrá-la. Buscá-la em fontes seguras é imprescindível.
Advertisement
Compartilhe conosco sua opinião
 

Agradecemos você ter se inscrito em nossa lista de e-mails. Por favor, aproveite os últimos artigos.

tumblr