Dicas úteis para limpar joias em casa

Joias podem ser alguns de nossos bens mais preciosos, sejam elas joias de casamento, passadas de geração em geração, ou presentes. Aqui estão algumas ideias para manter suas joias brilhantes.

Margot Hovley

Joias podem ser alguns de nossos bens mais preciosos, sejam elas joias de casamento, passadas de geração em geração, ou presentes. Aqui estão algumas ideias para manter suas joias brilhantes.

Ouro

Mergulhe a joia de ouro em água morna com sabão, escove-a delicadamente com uma escova de cerdas macias. Enxágue e depois a seque com uma toalha macia. Para mantê-la sempre bonita, evite o contato com substâncias químicas fortes como cloro.

Prata

Para remover manchas, experimento isso: forre uma forma com papel alumínio. Coloque uma quantidade suficiente de água quente para mergulhar as joias, adicione uma xícara de chá de sal e outra de bicarbonato de sódio, misture e então coloque as joias de molho. Ocorrerá uma reação química instantânea entre o sal, o bicarbonato de sódio, a prata e o alumínio. Deixe as joias de molho por alguns minutos, depois enxágue e seque-as com um pano macio. (Você também pode usar esse método para outras pratarias desde que você possa mergulhá-las). Especialistas alertam que esse método não deve ser a primeira escolha para pratarias antigas que são passadas como herança, porque o processo remove uma camada microscópica da prata. Você também não deve escolher esse método para peças de prata com fundo escuro, pois o processo pode remover partes do fundo.

Pode ser que você ouça com frequência que creme dental é bom para limpar prata, porém a prata de lei é muito macia e pode ser facilmente riscada. O creme dental pode ser abrasivo demais.

Você também pode tentar esfregar um limão cortado diretamente na prata manchada, ou mergulhá-la em uma solução de suco de limão e água.

Advertisement

Pérolas

Utilize sabão neutro e água e depois seque com uma toalha macia. Não deixe um colar de pérolas de molho porque ele pode esticar e danificar a corda.

Outra limpeza recomendada é um pouco de detergente de lavar roupas, misturado com água. Coloque a mistura em um pedaço de algodão, passe-o pelas pérolas e depois estique o colar para secar.

Não guarde pérolas em plástico, evite deixá-las junto com outras joias. A melhor maneira de manter pérolas polidas é usando-as regularmente, graças aos óleos naturais de sua pele.

Pedras preciosas

Pedras preciosas como opala e turquesa devem ser limpas com um sabão neutro misturado com água sem encharcar. A exposição prolongada à água pode danificá-las.

Diamantes

Use água e sabão, ou mergulhe em uma solução de amoníaco com água (para cada quatro medidas de água, uma de amoníaco). Use uma escova macia para escovar a armação. Creme dental não arranha diamantes, é claro, mas pode arranhar a prata ou o ouro próximo a ele.

Advertisement

_Traduzido e adaptado por Sarah Pierina do original How to clean jewelry at home, de Margot Hovley.

Toma un momento para compartir ...

Margot Hovley

Margot Hovley has published two novels with Covenant Communications: "Sudden Darkness" (2012) and "Glimmering Light" (2014).