Seja grato em qualquer circunstância

Ser grato é algo que nos afasta do terrível tempo de escuridão, elimina nossa dor e nos leva a trilhar o caminho da esperança novamente, esperança essa que livra o ser humano da triste amargura que o consome.

Francione Sousa

Quando eu tinha uns nove anos de idade, morava com minha avó materna, em uma pequena casa construída de barro, com mais cinco primos. Não sabíamos ao certo por onde nossas mães andavam. Nossa alimentação não era a das melhores, era pouca e difícil de conseguir. É bem verdade que toda a situação era bem desafiadora. Lembro-me que muitas vezes não conseguia ser grata, na realidade, nem sabia o que era ser grata.

Nunca ninguém tinha chegado, sentado e nos ensinado o que era gratidão. Ouvi falar teoricamente sobre o que era gratidão pela primeira vez alguns anos depois quando comecei a participar da igreja da qual faço parte. Depois de aprender teoricamente sobre gratidão, fiquei algum tempo pensando sobre ser grata, visualizei minha infância pobre, com quase nada para comer, vestir, cuidar da saúde. Entendi que a gratidão me fora ensinada não teoricamente, mas na prática, por meio das ações de minha avó e de sua poderosa frase de advertência: “Quem não agradece o pouco, não agradece o muito!”

Ela sempre falava essa frase quando não tínhamos quase nada para comer ou vestir nas datas comemorativas, como as de fim de ano, dia das crianças, etc. Quando tínhamos um pouco mais, ela invertia a frase: “Quem não agradece o muito, não agradece o pouco!”

Muitas vezes, resmunguei por dentro ao longo dos anos ouvindo essa frase, sem entender como agradecer por “nada”.

As palavras sábias daquela mulher, com tantas dores, desafios e responsabilidades, mescladas aos ensinamentos religiosos, guiam-me e ajudam-me até hoje a procurar ser grata, sejam quais forem as circunstâncias em que me encontro.

Advertisement

Vou explicar o porquê e convidar você, leitor, a se ajudar, a expandir sua mente e curar seu coração sofrido, levando-lhe a um caminho de esperança e gratidão.

Explicação e convite

Depois daqueles tempos difíceis, ainda passo por circunstâncias desafiadoras, assim como qualquer pessoa, assim como você. Mas também tenho vitórias. Como não sou perfeita, muitas vezes considerei minhas dores maiores do que o mundo, achava que as forças externas seriam capazes de me devorar. Esse sentimento estava escurecendo minha mente e me tornando uma pessoa ingrata, tudo isso por causa dos desafios. Mas minhas dores não são maiores do que as do mundo, não são e nunca serão.

Convido você a perceber que suas dores não são maiores que o mundo!

Lembro-me que minhas dores se tornaram maiores quando não olhei ao meu redor, não para as coisas que não tínhamos, mas para as coisas que os outros não tinham. Então, deixei de olhar para mim e comecei a olhar ao meu redor. Olhei para trás, olhei para o que os outros não tinham.

  • Alguns deles não tinham pernas, braços, olhos. Eu tenho todos os membros do corpo.

  • Alguns deles nem tinham amigos. Eu tinha amigos, e nos momentos em que ficava sem nenhum centavo no bolso para comprar comida, tinha mais de cinco convites para almoçar e jantar na casa deles.

    Advertisement
  • As garotas da igreja e algumas da faculdade não tinham um computador para fazer os trabalhos.

  • Uma colega da faculdade estava sem rumo e desesperada, eu tinha minha fé, líderes maravilhosos que me ajudavam e confortavam-me com suas palavras, ainda podia abraçar minha colega e confortá-la também.

  • Uma mãe tinha quatro filhos, estava separada, um dos seus filhos estava revoltado com a vida, e ela estava triste. Minha dor certamente não se comparava à dela.

  • Muitas crianças estavam e estão nos orfanatos, sem pais ou avós, percebi que fui abençoada, porque minha avó aceitou cuidar de mim, quando eu era uma criança.

  • Hoje, vejo alguns dos meus alunos tentando conseguir crescer na vida, muitos deles querem desistir da jornada, mas eles têm a mim, para elevá-los, incentivá-los a continuarem. Nesse momento, lembro-me de que alguns não têm um professor que os inspire.

    Advertisement
  • Outros professores estão desempregados. Eu tenho bons patrões, que me estenderam seus braços no momento em que eu precisava.

Alguns dizem que não devemos olhar para trás, que devemos olhar para frente. Mas falando sobre gratidão, o convite é: olhe para trás e olhe ao seu redor. Se você olhar para trás, perceberá que tem pessoas em situações piores do que a sua. Se você olhar ao seu redor, verá que essas pessoas não estão longe.

É fazendo isso que vejo minhas dores diminuindo, e meu coração se enchendo de gratidão e tendo fé.

Lembre-se de olhar para trás, olhe ao seu redor, perceba as coisas que as pessoas não têm, você vai conseguir ver o que tem. Assim, os sentimentos de gratidão pelas coisas que você tem irá aumentar, e as que você ainda não tem lhe encherão de esperança, porque você estará olhando para além de suas circunstâncias atuais, você estará sendo grato. “Ser grato em momentos de aflição não significa que estejamos contentes com nossa situação. Significa, sim, que pelos olhos da fé, olhamos para além de nossas dificuldades atuais.” (Dieter F. Uchtdorf)
“Essa não é a gratidão de lábios, mas da alma. É uma gratidão que cura o coração e expande a mente.” (Dieter F. Uchtdorf)

Com essa gratidão da alma, você descobrirá que:

Advertisement

Quando somos gratos apenas por coisas, ficamos andando em círculos sob uma falsa gratidão, porque quando as coisas faltam, quando o dinheiro não dá para comprar, o abismo da dor e o desafio da falta das coisas é maior. Entenda! Não estou dizendo aqui que seja errado contar suas coisas materiais, o que digo é: devemos nos concentrar em sermos gratos por tudo, independente das circunstâncias em que nos encontramos.

Por que é bom ser grato? Por que é bom praticar esse princípio?

A gratidão clareia nossa mente para um mundo de possibilidades, tornamo-nos mais felizes, uma pessoa mais feliz. “Não há situação ruim que o murmúrio não piore.”(autor desconhecido)

Aos que professam ter alguma religião, lembro-os do exemplo do personagem Jó citado nas escrituras. “Nu saí do ventre de minha mãe e nu retornarei; o Senhor o deu, e o Senhor o tomou: bendito seja o nome do Senhor.” (Jó 1:21)

Quando encontrar-se nas difíceis circunstâncias, não se esqueça de perguntar o que deve aprender, e seja grato. Depois de sentir o sabor do amargo, certamente saberá desfrutar do doce.

Toma un momento para compartir ...

Francione Sousa

Francione Sousa instrutora de curso, professora e escritora apaixonada pela vida. Graduada em letras pela Faculdade Frassinetti do Recife_FAFIRE. Seu tema : Viva cada dia a dadiva do presente, fao o seu melhor agora.