A força da fidelidade em seguir o caminho do Senhor

5 lições sobre como enfrentar os desafios da vida sem estresse e confiando em Deus.

Marilia de Andrade Conde Aguilar

Existem dias em que você sente que 24 horas não serão suficientes para dar conta de todas as suas responsabilidades? Há momentos em que, por mais que se esforce, parece que nunca conseguirá ser a pessoa que gostaria de ser?

Bom, posso garantir que já me senti várias vezes assim!

Houve uma época, especialmente difícil em minha vida, assim que minha primeira filha nasceu. Além dos muitos desafios de ser uma mãe de primeira viagem, eu queria realmente ser uma boa mãe! E, além disso, me esforçava quase que desesperadamente para ser uma esposa afetuosa e compreensiva, uma profissional dedicada, uma dona de casa exemplar e em cumprir com zelo minhas responsabilidades na Igreja.

O resultado de tudo isso foi que não sobrava nada para mim. Nada mesmo! No final do dia, estava tão esgotada mental e fisicamente, que não tinha vontade de fazer nem mesmo as coisas simples que antes me davam tanta alegria – como ler um livro, ouvir música ou assistir a um filme na TV.

Enquanto eu passava por esse turbilhão emocional, sentimentos de desânimo e fracasso passavam sempre por minha mente.

Advertisement

Então, em uma manhã, resolvi orar e abrir meu coração ao Pai Celestial. Falei sobre todos os meus desafios e sobre como me sentia incapaz diante deles. Disse que, por mais que me esforçasse, sentia que não conseguia sair do lugar. Então, eu implorei para que Ele me ajudasse, porque eu não sabia nem por onde começar.

Após terminar de orar, um sentimento de paz encheu meu coração, e a seguinte frase veio a minha mente de forma muito clara: “Filha, todas essas coisas são importantes. Mas, o mais importante é o amor.”

Foi nesse momento que consegui enxergar que eu estava tão focada nas coisas que deveriam ser feitas, que as pessoas que eu amava (meu marido, minha filha, minha família, meus amigos) estavam ficando em segundo plano.

A forma como eu encarava minhas responsabilidades mudou muito a partir daquele momento e pude retirar lições valiosas dessa experiência:

Lição 1: Eu tenho valor!

Cada um de nós tem valor! Temos dons, talentos e uma identidade que nos torna únicos.

Advertisement

Em geral, as pessoas têm o péssimo hábito de comparar seus pontos fracos com os pontos fortes das outras pessoas. Mas, você já experimentou perguntar a seus filhos e marido (ou esposa), ou a seus pais e irmãos, que qualidades eles veem em você?

Lição 2: Os sonhos podem tornar-se realidade!

Quando me refiro a “sonho”, quero dizer aquilo que depende de nosso esforço pessoal (e não, ganhar na loteria, certo?).

Você se lembra do que queria ser “quando crescesse”? Aposto que alguns desses sonhos eram grandes, mas existiam alguns mais simples também. Quantos deles você já conseguiu realizar? E o que tem feito ultimamente para alcançar aqueles que ainda estão pendentes?

Lição 3: Planejamento é essencial, mas não é tudo!

O planejamento diário e semanal é muito importante. Isso nos ajuda a aproveitar melhor o tempo com coisas úteis e produtivas.

Meu planejamento sempre funcionou muito bem – até minhas crianças nascerem. Quando se tem filhos pequenos, estamos sujeitos a tantas reviravoltas (sonecas fora de hora, viroses, aquela fralda suja justamente na hora de sair… quem nunca se atrasou a um compromisso por qualquer um desses motivos atire a primeira pedra!).

Advertisement

Isso não justifica ser desorganizado! O planejamento é válido e ajuda muito, mas temos que estar sempre abertos a modificações de emergência. Isso evita estresse e frustrações desnecessárias.

As pessoas envolvidas no planejamento são o mais importante. Estar com a família é o mais importante. Se choveu no dia planejado para o picnic, tudo bem. Dá para estender a toalha na sala e fazer o lanche ali mesmo.

Lição 4: Não tenho que dar conta de tudo isso sozinha!

Nenhum de nós tem! Não é fraqueza nenhuma aceitar ou pedir ajuda de vez em quando. Foque naquilo que é essencial, aquilo que só você pode fazer, vá encaixando o resto conforme for possível e busque ajuda sempre que necessário.

Lição 5: Tudo posso naquele que me fortalece!

Cada um de nós é uma filha ou filho especial para Deus. Ele me ama e lhe ama também. Ele quer e sabe como nos ajudar em nossos desafios.

Isso não significa que Ele irá tirar nossos problemas de uma hora para outra. Mas sei que Ele enviará paz a nosso coração e nos dará inspiração sobre como resolvê-los.

Advertisement

Ainda não sou perfeita – ainda estou bem longe disso. Mas sei que Deus me ama e lhe ama assim como somos agora. Se confiarmos Nele e colocarmos o amor Dele como centro da nossa vida, teremos clareza para enxergar a vida com uma perspectiva correta e sermos mais felizes.

Experimente. O resultado será surpreendente!

Toma un momento para compartir ...

Marilia de Andrade Conde Aguilar

Marilia Condé Aguilar é advogada, escritora, esposa e mãe. Adora pesquisar e está sempre em busca de soluções práticas para ajudá-la a equilibrar suas responsabilidades familiares e profissionais.