Quer ser feliz? Faça feliz outras pessoas

O poeta inglês Lord Byron disse em uma frase o que a alma nos conta o tempo todo - Só temos alegrias se as repartirmos: a felicidade nasceu gêmea.

Stael Ferreira Pedrosa

O psicólogo Miguel Lucas define a felicidade como: É o estado de ser em que experienciamos alegria.

Muitas pessoas pensam que a felicidade é um dom que se recebe vindo de Deus ou de acontecimentos favoráveis em nossas vidas. Sim, é verdade. Mas não a verdade plena. Ser feliz não é algo que acontece por que você tem dinheiro, amor e outras facilidades e nem sempre cai dos céus.

Felicidade é uma escolha.

Podemos escolher ser felizes ou infelizes. O poder de mudar está em nossas mãos. Não devemos esperar “Quando… (qualquer coisa)” para sermos felizes. Vejo muitas pessoas dizendo: Quando encontrar um amor, vou ser feliz. Quando comprar minha casa, meu carro, montar minha empresa, vou ser feliz. Quando tiver um filho, terminar a faculdade vou ser feliz, etc… etc… Mas, por que não podemos ser felizes agora enquanto buscamos essas coisas? A felicidade tem que estar lá na frente? Não pode estar no caminho?

Todos querem ser felizes

Mas, poucos sabem como encontrar a felicidade, porque não sabem onde ela está. A boa notícia é que ela está ao alcance de todos. Sim, qualquer pessoa pode ser feliz. Basta saber onde procurar: em nós mesmos. Ninguém pode nos fazer felizes se nós não escolhemos ser. Colocar em outra pessoa a responsabilidade por nossa felicidade é injusto e não funciona.

Os problemas e a felicidade

É comum escutarmos: “Falar é fácil, quero ver ser feliz enfrentando tudo que eu enfrento…”, “Tenho 40 anos, nunca me casei, em pouco tempo não poderei mais ter filhos, como posso ser feliz?”, “Meu pai tem câncer…”, “Minha mãe morreu quando eu era pequeno.”, “Não tenho onde morar, nem o que comer…”, “Estou desempregado e tenho filhos”, “Anulei minha vida para cuidar de meus pais doentes”, “Tenho uma doença séria” e assim sucessivamente. Frases sempre acompanhadas da pergunta: “É possível ser feliz nessa situação?”. A resposta pode parecer meio difícil de aceitar, mas é “sim, você pode!”

Advertisement

Como encontrar a felicidade em meio a tantos problemas?

Ser felizes é a nossa verdadeira natureza. Nascemos para isso. Para que tornemos felizes além de escolher ser, é necessário uma mudança interna. Uma mudança de coração e de foco. A vitimização é o grande empecilho para a felicidade. Quando nos vemos como vítimas, reclamamos de tudo e de todos, falamos mal dos outros ou só vemos seus defeitos; quando nos sentimos injustiçados, estamos cavando a sepultura da nossa felicidade. Algumas atitudes podem ajudar.

Decida-se hoje mesmo a ser feliz – Quando nos decidimos a ser felizes ocorre uma profunda mudança em nossas mentes. Começamos a ver o que nos faz felizes. Podemos até resistir e dizer: “Não disse? Nada aconteceu…” Mas se formos sinceros perceberemos que nosso jeito de olhar o mundo mudou, estamos procurando alcançar a felicidade.

  • Tire o foco de seus problemas e conte suas bênçãos. Um grande entrave à felicidade é se sentir o coitado, o infeliz. Quando percebemos que todos têm problemas e que mesmo assim muitos são felizes, entendemos que a felicidade não está ligada à ausência de problemas. Podemos ser felizes com e apesar dos problemas.

  • Ajude aos outros e esqueça um pouco de si. Como disse Lord Byron, poeta inglês, “Só temos alegrias se as repartirmos: a felicidade nasceu gémea Tom Jobim também já dizia: “Vou te contar. Os olhos já não podem ver. Coisas que só o coração pode entender. Fundamental é mesmo o amor. É impossivel ser feliz sozinho” Então comece agora a fazer alguém feliz. Ao invés de reclamar que seu marido não a faz feliz, faça algo para que ele se sinta feliz. Faça sua comida favorita hoje para o jantar. Receba-o com um sorriso.

  • Sirva com prazer. Pense que você não tem que “anular” sua vida para cuidar de alguém. Viva uma vida de serviço alegre e encontrará a felicidade que vem do servir, do fazer o bem a outros. Cuide dessa pessoa como se você fosse um anjo enviado por Deus. Faça-lhe o bem, ame-a. Trate-a com carinho e não como um fardo. Seja grato por essa oportunidade de dar de si e ser uma bênção a quem precisa.

    Advertisement
  • Faça algo de bom para alguém. Saindo de seu mundinho infeliz, sua visão se abre e você vê aqueles que lhe rodeiam. Visite aquela idosa solitária, leve-lhe algo preparado por você. Ouça alguém que precisa desabafar, dê-lhe palavras de consolo. Esqueça a sua dor para sanar a dor do outro. Ambos se sentirão aliviados.

  • Compartilhe sua alegria e seus momentos felizes. Muitos não precisam que nós lhes ajudemos, precisam apenas de um sorriso, um gesto de gentileza, um bom dia. Tudo isso é servir. Seja sempre grato por tudo e compartilhe o que há de melhor em si. Leve amor e um sorriso onde for. Comemore os aniversários, as alegrias e sucessos dos outros. Quando você menos perceber, estará mais feliz que eles.

Toma un momento para compartir ...

Stael Ferreira Pedrosa

Stael Ferreira Pedrosa é pedagoga, escritora free-lancer, tradutora, desenhista e artesã, ama literatura clássica brasileira e filmes de ficção científica. É mãe de dois filhos que ela considera serem a sua vida.