3 maneiras de apoiar sua filha em sua primeira menstruação

Sua filha teve sua primeira menstruação? Às vezes não sabemos como reagir, mas o importante é que nem você nem ela tenham medo. Mostre-lhe seu apoio seguindo estes conselhos.

Isis Lugo

A menarca ou primeira menstruação é um evento muito importante na vida de todas as mulheres, pois é uma indicação que o corpo nos dá para dizer que uma garota deixa de ser criança para tornar-se uma mulher.

Nos países latino-americanos, quando uma menina tem seu primeiro período menstrual se deixa de chamá-la de criança para dirigir-se a ela como senhorita. Claro que às vezes é imperceptível saber a quem já chegou seu momento e a quem não, mas é entre os 11 e os 13 anos quando geralmente começam a chamá-la assim. Desta maneira se estabelece uma diferença entre as atividades infantis e as de uma mulher adolescente, da qual é esperado que se comporte de certa maneira diante da sociedade.

Este evento, juntamente com outros próprios da puberdade, como o desenvolvimento das mamas ou crescimento dos pelos pubianos pode ser uma experiência desagradável para sua filha, por isso ela precisa de seu apoio e compreensão para encarar esse momento da melhor forma.

Muitas vezes, como mães, não sabemos o que fazer nessas circunstâncias, então deixe-me sugerir três maneiras de apoiar sua filha em sua primeira menstruação:

1. Converse com ela antes e durante a experiência.

É importante que o primeiro período não a pegue de surpresa. Prepare-a compartilhando com ela sua experiência como mulher. Conte a ela quantos anos você tinha quando menstruou pela primeira vez,o que você estava fazendo nesse dia ou como você reagiu. Ouvir como foi para outras pessoas irá ajudá-la a colocar o evento em perspectiva e até encará-lo com um pouco de humor. Conversar com ela de antemão, é algo muito importante, pois irá gerar a confiança para que, quando aconteça, ela procure você para ajudá-la. Se for necessário, conforte-a com abraços e tenha seus ombros e ouvidos preparados para ouvir suas dúvidas e incertezas.

Advertisement

2. Faça as preparações necessárias.

Quando sua filha estiver na idade em que você pode esperar a primeira menstruação (pode ser a partir dos 8 anos) tenha preparadas as coisas que ela precisará para manter-se limpa, explique a ela onde estão e como usá-las, para que no momento em que ela começar a menstruar, tenha tudo à mão e não entre em desespero. Sugira que ela leve consigo os absorventes quando sair. Inclusive você pode colocar discretamente em sua mochila da escola uma bolsinha com esses itens caso ela precise quando estiver fora de casa. Você também pode ter à mão remédios caseiros ou medicamentos para aliviar as cólicas menstruais.

3. Demonstre paciência e compreensão.

Lembre-se que, mesmo que seja a primeira menstruação, são dias sensíveis para todas as mulheres. Se ela estiver de mau humor, triste ou sofrer mudanças de humor muito drásticas, mantenha a calma e explique discretamente aos demais integrantes da família que eles devem fazer o mesmo. Se for possível, dê um cuidado extra a ela um pouco durante esses dias, seja com sua comida favorita ou deixando que ela durma um pouco mais do que o habitual. Tente não espalhar a notícia para todos os membros da família, pois é um momento muito sensível e não é algo que todos precisem saber. Deixe-a conversar com suas amigas por telefone ou internet, para compartilhar experiências, inclusive você pode convidar uma delas à sua casa, se sentir que sua filha está meio triste.

Confie em seu instinto materno para saber quais são as melhores maneiras de apoiar sua filha nesses momentos, além destes conselhos, tenho certeza de que você vai pensar em muitas outras coisas para seu caso específico. Lembre-se que, como mãe, você terá a oportunidade de fazer essa experiência tão importante na vida de sua filha menos dolorosa, compartilhando juntas com muito amor e união.

_Traduzido e adaptado por Sarah Pierina do original Tres formas de apoyar a tu hija en su primera menstruación, de Isis Lugo.

Toma un momento para compartir ...

Isis Lugo

Isis Anabey Lugo Enciso es madre y maestra de Educación Especial en México, escribe sobre actividades para niños y materiales educativos en su blog www.maestrosdeapoyo.com y comparte sus experiencias de maternidad en www.mamaymaestra.com