Por que as pessoas normalmente não gostam de ouvir a verdade?

Por acaso a verdade deixa de ser verdade se não for seguida pela maioria?

Marcia Denardi

Os seres humanos são dotados da maior dádiva que existe: o arbítrio, a liberdade de poder fazer escolhas. Essa dádiva traz consigo infindáveis consequências, uma delas é o fato de que todas as coisas boas, que provêm de Deus, sempre sofrerão oposição. Se essa oposição não existisse, não haveria a menor possibilidade de sabermos discernir o doce do amargo, a luz da escuridão, e principalmente o bem do mal.

As críticas fazem parte da oposição

Não é fácil para ninguém ouvir palavras duras de desaprovação, no entanto, as críticas negativas são parte de um mundo com pessoas distintas e dotadas de personalidades tão únicas. Não importa o que você faça, não importa o quanto você se esforce para fazer o bem, para agradar amigos, familiares, desconhecidos, tenha em mente que se você expõe qualquer fato, especialmente quando esse fato denotar a realidade, você estará sujeito a ser criticado, julgado e repudiado pelas pessoas. Primeiro porque elas são diferentes e essencialmente acreditam em coisas diferentes. Mas acima de tudo, porque muitas dessas pessoas não aceitam fatos e opiniões que contrariam seus próprios pensamentos, e quando isso acontece, várias reações podem ser desencadeadas, e uma das mais prováveis é o ataque contra a pessoa que levantou a hipótese contrária.

Até mesmo Aquele que não pecou sofreu e ainda sofre oposição

O maior exemplo de que sofrem oposição até mesmo aqueles que procuram fazer o bem e, principalmente os que procuram defender a verdade e o que vem de Deus, está na magnífica história de Nosso Salvador e Redentor Jesus Cristo, que jamais pecou, jamais fez mal algum a ninguém, ao contrário, só pregou e fez a caridade e o bem, e deu Sua vida para salvar a humanidade dos peados, mas ainda assim não agradou a todos, ainda assim foi julgado e açoitado pelo seu próprio povo.

O líder religioso Lawrence E. Corbridge fez uma citação magnífica sobre o papel da oposição ao estar vinculada com a verdade: “A oposição, as críticas e o antagonismo sempre acompanham a verdade. Sempre que a verdade no tocante ao propósito e destino do homem é revelada, há sempre uma força que se opõe a ela. Começando por Adão e Eva no Jardim do Éden, até o ministério de Cristo e prosseguindo até nossos dias, sempre houve e sempre haverá o empenho de enganar, de desviar, de opor-se e de frustrar o plano da vida”.

A família é o padrão do céu

Embora as famílias estejam em constante ataque, em que os padrões de moralidade, de recato, de união e fidelidade estão sendo fortemente ridicularizados pelo mundo, especialmente pela mídia e por muitos programas de entretenimento, o casamento legal entre homem e mulher e a criação dos filhos dentro dos laços do matrimônio por pai e mãe continuam sendo o padrão estabelecido por Deus. Essa é uma das verdades que mais sofrem ataque, em um mundo em que tudo é liberado, em que a imoralidade, a pornografia e a falta de recato não são somente encorajados como também enaltecidos como símbolos da liberdade e da oposição aos valores divinos.

Advertisement

No entanto, embora muitas pessoas que defendem os verdadeiros valores estabelecidos por Deus sintam-se desnorteadas com a oposição constante e até mesmo desencorajadas muitas vezes, elas devem sempre se lembrar de que o Maior de todos os homens sofreu e ainda sofre oposição, por defender as leis de Deus, ou seja, a verdade. E mesmo que a maioria das pessoas esteja agindo de determinada forma, não significa necessariamente que elas estejam fazendo o que é certo. Aliás, mesmo que todas as pessoas estejam agindo da mesma forma, se estiverem indo contra a verdade, continuarão fazendo o que é errado. Muitos fatos atuais provam que o que a maioria faz não quer dizer que o errado tornou-se certo. A desonestidade e a violência desenfreada, por exemplo, estão em crescente disseminação, atingindo um número cada vez maior de pessoas. Mas elas passaram a ser o certo? Indicam os verdadeiros padrões de Deus? Não! Ambas as condutas continuam sendo valores inaceitáveis de acordo com os propósitos de Deus.

Defender a verdade e a retidão

Embora o respeito e a tolerância às diferenças devam prevalecer em todas as situações, os verdadeiros discípulos de Cristo devem defender sempre os valores divinos. Como devem fazer isso? Agindo de acordo com esses valores, sem jamais atacar o semelhante, afinal, as verdades mais manifestadas por Jesus Cristo foram a caridade e o amor. Já que os princípios ensinados por Cristo são muitos, certamente o melhor meio de aprendê-los definitivamente seja ao agir de duas formas: orando constantemente e estudando as escrituras regularmente. Ao aprender e vivenciar a verdade eterna, a oposição não terá poder sobre você.

Toma un momento para compartir ...

Marcia Denardi

Márcia Denardi é jornalista, musicista e uma mãe e esposa loucamente apaixonada pelos filhos e pelo marido. Tem como objetivo profissional usar a informação para fortalecer as famílias. Curta a fan page www.facebook.com/blogmarciadenardi.