7 atitudes para tomar diante de um problema familiar
Como você se comporta diante de um problema familiar? Veja algumas dicas.
Deborah Alves Laurenço
Há momentos que parecem que as tribulações são eternas: filhos rebeldes, brigas com o cônjuge, doença na família, reverse financeiro, decepções, morte… São muitos os desafios. Mas como posso lidar com problemas difíceis na minha família?
1. Seu problema não é eterno
Tem algumas coisas que são realmente muito difíceis de lidar. Nem tudo é como esperamos que seja. Momentos difíceis não perduram a vida toda. Você precisa ter em mente que as coisas passam. Algumas coisas se resolvem em dias, outras em meses e algumas em anos. Existem outras que não estão no seu domínio como um ser humano. Acalme-se e agarre firmemente a sua fé. E confie que você terá paciência para sobrepujar seus desafios.
2. O que der para ser feito, faça-o
Existem coisas que você consegue reverter, conversar e resolver. Outras como morte e doenças na família, não há como você reverter. Apenas acalme-se e seja a rocha que seus familiares precisam para lidar com tudo isso bem. Fortaleça quem está ao seu redor sofrendo com você. E você se fortalecerá.
Leia: Relacionamento familiar: Desligue a televisão
3. Tenha fé
A fé é um sinônimo de poder. Você pode se achar incapaz em algumas situações, mas quando você exerce fé e vai à luta, existe uma força interior que lhe dá determinação para seguir em frente firme e forte. Acredite e corra atrás! O poder da sua fé está ligado às suas ações. Seus atos de fé irão lhe fortalecer mais e mais. E seu problema parecerá pequeno.
4. Distraia-se um pouco
Tenha um tempo para si mesma, nem que seja uma hora do seu dia para esquecer o que tem lhe perturbado. Tente ver um filme, praticar um esporte, dormir… Ter algum tempo de paz acalma seu coração e pensamentos turbulentos.
Leia: A importância de um encontro familiar semanal
5. Evite falar abertamente sobre seus problemas
Se você sentir que deve desabafar com alguém que você confia e vai poder lhe ajudar, justo! Mas não precisa contar para todo mundo. As pessoas que gostam de você vão se preocupar, outras não vão nem dar bola. E outras, infelizmente, vão lhe julgar de maneira errônea, que acabará por colocar mais um fardo nas suas costas. E o que você menos quer agora são mais problemas. Se não for ninguém próximo de você, se cale. Poupe-se. Você e sua família merecem preservação também. Lembrando que sua rede social não é muro das lamentações.
6. Lidar com a tristeza
Se sentir que precisa chorar, chore. Não adie demais. Guardar sentimentos de tristeza é como uma bomba-relógio. Quando explodir, lhe desmorona e você acaba causando mais dor e sofrimento para seus familiares que também estão sofrendo. E aí que entra um amigo confidente. Tenha um bom amigo que irá lhe escutar e lhe dar um ombro para você desabafar. Se sentir vontade de chorar, chore. O choro alivia a tormenta da alma.
7. Mantenha a família unida
Como família, nem todos agem da mesma forma diante dos problemas. Alguns tendem a se afastar. Outros a ficarem mais dependentes emocionalmente. Saiba respeitar o momento de cada um. Mas mesmo assim, precisa haver um tempo que todos precisam estar juntos. Orem juntos, se for possível, ou conversem sobre a situação juntos para que todos saibam que podem superar tudo se estiverem um ao lado do outro.
Leia: Relacionamento familiar: As diferenças que somam
Nossa família é o bem mais precioso que temos. Quando um sofre, todos sofrem. Tenham a consciência que tudo passa e se resolve com o tempo. Nenhum momento ruim dura para sempre. Porém, os bons momentos estão vivos nas nossas lembranças. E é isso que conta no fim de tudo. E é isso que prevalece e nos fortalece. Apoiem-se. Amem-se. Sejam uma família unida em todos os aspectos.