7 Características do casamento e família bem-sucedidos

Nenhuma família é perfeita, mas precisamos estar sempre buscando melhorar para atingir nosso pleno potencial. Se nos esforçarmos, podemos ter um casamento e uma família feliz e bem-sucedidos.

Taís Bonilha da Silva

Nos dias de hoje, uma preocupação que acomete muitas pessoas é o casamento e a constituição da família. Vemos uma crescente banalização de ambos, e para aqueles que lutam por uma família e casamento felizes pode ser um tanto quanto desanimador. Porém, a batalha ainda não está perdida e há muitas fontes puras da onde podemos “beber” conhecimento para aplicar em nosso lar e transformá-lo em algo melhor.

Neste conselho dado às famílias lemos:

“O casamento e a família bem-sucedidos são estabelecidos e mantidos sob os princípios da , da oração, do arrependimento, do respeito, do amor, da compaixão, do trabalho e de atividades recreativas salutares.”

1. A fé ativa

A fé é um princípio de ação, ela nos transforma porque nos impele à ação. Se a fé for cultivada no âmbito familiar e entre o casal, possibilitará que toda a família permaneça em sintonia, percorrendo um mesmo caminho, seguindo uma mesma direção. A fé transforma o coração do indivíduo e a vida em família. Lembrem-se, a fé é ação, portanto tenha fé em tudo o que acredita.

2. O poder da oração

A oração constante traz paz e harmonia para o lar e o casamento, mas para isso, todos da família devem ter o hábito de orar. Orar para agradecer ao Pai Celestial pelas bênçãos recebidas, o sentimento de gratidão nos possibilita sermos felizes com o que temos. Orar para pedir perdão por nossos próprios erros, reconhecer que erramos nos fará pessoas mais humildes. Orar para pedir aquilo que necessitamos, reconhecer que precisamos do Pai Celestial evitará que o orgulho e arrogância se instalem em nossos corações.

Advertisement

3. A esperança através do arrependimento

Somos seres sujeitos ao erro e pecado, mas o Pai Celestial preparou um Plano de Salvação através do qual podemos, por intermédio de Jesus Cristo e de seu sacrifício expiatório, sermos perdoados.

4. O perdão constante e diário

O perdão é algo tão purificador que transforma o coração e muda vidas. Ao obter o perdão, temos um vislumbre de uma nova possibilidade de vida, diferente da que tínhamos antes, tal vislumbre significa esperança, esperança de sermos melhores pais, maridos, esposas e filhos. O perdão deve ser praticado entre os indivíduos da família, pois tal princípio fortalece e contribui para a união familiar e entre o casal.

5. O respeito, o amor e a compaixão

Tais características estão juntas, pois são tão intimamente ligadas que, quando se desenvolve uma delas, as outras estarão presentes também. O respeito pelos membros da família e entre eles é fundamental, e respeitamos o outro quando consideramos suas necessidades e prioridades em nossa vida, e só fazemos isso porque amamos. A compaixão é um sentimento oriundo do amor, é uma comoção que nos abate e nos impele a cuidar, amar e respeitar o outro sem esperar nada em troca. O simples bem-estar do outro é o que mais importa. Se marido e mulher, pais e filhos adotarem essa forma de amar, terão alegria e felicidade em seu lar, mesmo nos momentos de dificuldade.

6. O trabalho enobrece o homem

Através do trabalho podemos ensinar e aprender honestidade, respeito, responsabilidade, dignidade e excelência. Tais requisitos são indispensáveis para uma vida bem-sucedida. Os pais devem ensinar aos filhos através da palavra e pelo exemplo a importância do trabalho, e esse ensinamento deve começar cedo. As crianças devem ter pequenas responsabilidades que vão aumentando de acordo com o seu crescimento. Isso evitará que se tornem adultos preguiçosos e lhes ensinará o valor das coisas.

7. Atividades recreativas salutares

Significa que o casal e a família devem divertir-se juntos, em atividades sadias que proporcionem momentos de alegria. Tais momentos serão guardados na memória de cada membro da família como um doce sentimento. Precisamos proporcionar a nossa família esses momentos. Enquanto casal, priorizar um momento a sós servirá para aproximar o casal e a família como um todo. Um casal unido e uma família unida na dor e na alegria permanecem fortalecida.

Advertisement

Não há garantias, mas quando fazemos tudo ao nosso alcance para ter um casamento e família bem-sucedidos, Deus não nos desampara. “Ore como se tudo dependesse do Senhor e trabalhe como se tudo dependesse de você.“_

Toma un momento para compartir ...

Taís Bonilha da Silva

Taís Bonilha da Silva, estudante de Psicologia, atua na área da Saúde Mental. Participa do Programa de Monitoria na Universidade na disciplina de Análise do Comportamento. Esposa e mãe de 2 filhos.