7 chaves para uma família misturada saudável
Abaixo estão sete princípios que podem definir o rumo para o futuro de seu casamento e família.
Dave Willis
Este artigo foi publicado originalmente no blog de Dave Willis e foi reproduzido aqui com permissão. Traduzido e adaptado por Sarah Pierina.
A paisagem da dinâmica familiar moderna está mudando rapidamente e mais e mais pessoas estão agora em seu segundo casamento e/ou em uma situação de famílias misturadas. Navegar as complexidades dessa dinâmica familiar pode ser extremamente desafiador, mas estou convencido de que pode (e deve) ser benfeito!
Eu emprestei sabedoria de Famílias Misturadas que estão prosperando e também apliquei as verdades eternas nas Escrituras para identificar sete “regras de casa” que podem trazer a paz e saúde em qualquer dinâmica familiar.
Abaixo estão sete princípios que podem definir o rumo para o futuro de seu casamento e família. Para mais recursos para ajudá-lo a construir um casamento e uma família forte, curta minha nova página no Facebook.
(Em nenhuma ordem particular)
1. Aumente a “comédia” e diminua o “drama”
Crie uma atmosfera em sua casa, onde o riso é sempre bem-vindo, mas o “drama” é deixado de fora. Não tolere insultos, sarcasmo, negatividade, fofoca ou comportamentos passivo-agressivos. Promova um clima de alegria e um lugar seguro para se divertir em casa.
Leia: Muito drama na vida? O problema pode ser você
2. Seja consistente em sua aplicação das regras
Não altere suas regras apenas porque “a outra casa” tem regras mais leves e você está com medo de que as crianças vão preferir estar lá, em vez de estar em sua casa. Seja consistente em suas regras e, a longo prazo, todos serão beneficiados. Mas também lembre-se das sábias palavras do Dr. James Dobson, “Regras sem relações levam à rebelião.”
Leia: 7 maneiras que os pais podem prejudicar seus filhos, mesmo sem perceber
3. Esteja completamente unificado com seu cônjuge
Uma família misturada saudável começa com um casamento saudável. Vocês sempre devem apoiar um ao outro! Vocês não podem deixar as crianças colocá-los um contra o outro. A estabilidade de seu lar será um reflexo direto da estabilidade em seu casamento.
4. Promova a paz com ex-cônjuges
Trabalhe duro para manter um relacionamento saudável com os ex-cônjuges, porque se vocês compartilham os filhos, então é vital que vocês continuem a trabalhar bem juntos em um ambiente com respeito mútuo e comunicação saudável. Você nem sempre irá concordar com eles, mas tente pelo menos ser agradável com eles. Manter a paz com os ex irá promover uma atmosfera de paz em sua família.
Leia: Como ser um pai mais presente após o divórcio?
5. Proteja limites saudáveis com ex-cônjuges
Embora seja importante manter a paz com ex-cônjuges, também é importante manter limites saudáveis para o bem de seu casamento atual. Não deixe que os limites pareçam confusos. Certifique-se de que seu cônjuge atual sempre saiba de qualquer comunicação que você tiver com seu ex-cônjuge.
6. Certifique-se de que o amor, não sobrenomes, defina sua família
Todos sob seu teto precisam saber que são amados incondicionalmente e igualmente, independentemente de quem seus pais e/ou irmãos biológicos sejam.
7. Construa sua família em um alicerce de fé
Eu não estou dizendo isso apenas porque sou um pastor, mas eu acredito que todos os aspectos de sua vida e família serão enriquecidos por uma fé mais profunda e uma conexão em uma comunidade saudável de fé (uma igreja local). Ore por sua família; Deus os ama ainda mais que você!
Leia: 5 segredos de amor entre padrastos, madrastas e enteados