7 coisas importantes que toda nova mãe precisa saber sobre amamentação
Tem muitas emoções, técnicas e hábitos envolvidos ao alimentar o bebê. Não deixe de ler este texto antes de começar a amamentar!
Evelise Toporoski
Quando eu estava grávida ficava imaginando como seria amamentar, confesso que achava até um pouco estranho e não entendia muito bem como de uma hora para outra conseguiria alimentar um bebê.
Quando aconteceu, percebi que havia muito mais técnicas, emoções e hábitos envolvidos na amamentação do que eu imaginava. Por isso, é importante que você comece a se preparar em alguns aspectos, como:
1 – Paciência
Alguns bebês aprendem naturalmente a sugar e se alimentar, mas outros vão aprender junto com a mãe a fazer isso. Conte com a ajuda de profissionais de saúde para ensinar o bebê a pegar corretamente a mama e qual a postura que você deve ficar para que ambos fiquem confortáveis. A cada três horas você vai ter a oportunidade de treinar, algumas vezes errar e outra acertar e logo se habituar com a amamentação.
Não fique frustrada se não conseguir nas primeiras vezes, eu mesma levei um mês para conseguir amamentar da maneira correta – e todo o esforço foi recompensador!
2 – Não tenha medo
Em alguns casos, o início da amamentação pode ser dolorido, por diversos fatores, como seio ainda muito sensível e a postura ainda não estar correta, o que faz com que a mastite apareça. Vai ser difícil, mas lembre-se que é passageiro, não tenha medo!
Novamente conte com a ajuda dos profissionais de saúde, relate o problema e siga as instruções corretamente.
3 – Crie sua rotina
É difícil saber quando o bebê está chorando com fome, sono ou incomodado com outra coisa. Você pode, por exemplo, acostumar o bebê a acordar, amamentar, trocar fralda e dormir, sempre nesta ordem. Assim, você e o bebê saberão que depois da soneca é hora de mamar!
Leia: Amamentação: como se preparar e o que esperar
4 – Não tenha vergonha!
No início a mamãe pode sentir-se incomodada em amamentar em público, mas não tenha vergonha. Muitas vezes é inevitável ter que dar uma pausa e sentar onde estiver para dar atenção a seu bebê, afinal, ele está com fome, o que pode ser mais importante do que isso? Caso sinta-se incomodada com olhares de outras pessoas, você pode cobrir o seio com um paninho, mas não perca o contato com os olhos do seu filho, ele ficará mais à vontade também.
5 – Converse sobre o assunto
Confie em sua mãe, amiga, marido e até grupos nas redes sociais para compartilhar os momentos bons e ruins da amamentação. Você não está sozinha, vai encontrar pessoas amorosas e solidárias que vão comemorar a cada conquista de vocês! O importante é não sofrer sozinha e perceber que muita gente passa diariamente pelas mesmas situações que você.
6 – Aproveite o momento!
Enquanto estiver amamentando, não há muito o que fazer, sente-se e relaxe! Aproveite o contato do bebê com seu corpo, ele ama seu cheiro, sua voz e sente-se seguro em estar em seus braços. A amamentação cria uma conexão única entre a mãe e o bebê – aproveite ao máximo essa troca de carinho!
7 – Quando a única saída é a mamadeira
Você tentou de tudo, mas não conseguiu amamentar – isso pode acontecer com qualquer mãe. Não se sinta frustrada, você ainda é a melhor mãe do mundo para seu filho. Só você sabe o quanto é custoso ter que comprar leite artificial, prepará-lo com a maior higiene e cuidado com a medida correta e a temperatura ideal.
Segure o bebê no colo da mesma maneira como amamentaria naturalmente, e junto com a mamadeira, crie sua conexão com o olhar, sorriso e contato físico. O amor fluirá da mesma maneira!
Leia: 3 lições de vida surpreendentes que a amamentação ensina