7 coisas que toda mãe de primeira viagem deveria saber

Os primeiros passos do seu bebê também são seus. Veja o que lhe aguarda com a chegada do seu primogênito.

Camila Gómez

A chegada de um bebê pode mudar até os detalhes mais insignificantes da rotina familiar: os horários são interrompidos, todos precisam se ajustar a um ritmo de vida diferente e até aquela hora do banho tranquila muda. Mas há algumas maneiras pelas quais a mãe pode evitar não entrar em pânico com essa bela mudança de vida. Veja a seguir:

Durma enquanto o bebê estiver dormindo

Os recém-nascidos passam muitas horas do dia dormindo e geralmente acordam apenas quando estão com fome, frio ou precisam trocar a fralda

Mas alguns nascem com o sono levemente perturbado, ou seja, dormem durante o dia e ficam acordados à noite. Outros sentem muita cólica, que geralmente se manifesta com mais intensidade à noite, o que resulta em horas e horas em claro.

Se se bebê estiver passando por algo assim, além de buscar orientação do pediatra, procure dormir enquanto ele dorme, só assim você conseguirá se manter ativa durante o dia.

Facilite a vida na cozinha

A exaustão física de ter um bebê em casa extrai da mãe todas as reservas de energia que ela possa ter. Portanto, é melhor que você passe pouco tempo na cozinha. Um bom conselho é que, dias antes do parto, você gaste algumas horas organizando sua geladeira com porções de legumes picados, para que tudo fique mais fácil na hora de cozinhar.

Advertisement

É normal se sentir triste

Muitas mulheres experimentam baby blues e algumas, depressão pós-parto. Então, se você está se sentido para baixo, saiba que até certo ponto é normal. De qualquer forma, é sempre bom conversar com seu médico para que vocês vejam juntos uma forma adequada de se manter bem.

Peça ajuda com os afazeres da casa

Não fique chateada se, de repente, você perceber que a casa está bagunçada, é absolutamente normal ficar um pouco mais lenta com os afazeres domésticos nesse período. 

Lembre-se de que você deve se adaptar a ter um bebê em casa, o que requer todos os seus cuidados. Se precisar de ajuda, avise seu marido, uma pessoa da família ou uma amiga. Mas não se permita viver estressada nesses que são os dias mais bonitos do seu bebê.

Evite visitar lojas ou shoppings com ar condicionado

Ninguém me alertou a esse respeito quando meu filho nasceu. Devido à nossa falta de conhecimento sobre isso, tivemos que interná-lo por cinco dias, pois os sintomas eram tantos que não foi possível determinar se era um resfriado comum ou outra coisa. 

O ar condicionado das lojas é o pior inimigo dos bebês durante seus três primeiros meses de vida. Então, se precisar de algo, peça a alguém ou deixe seu bebê com alguém de confiança para que você possa ir às compras com tranquilidade.

Advertisement

Não deixe que os quilos extras tirem sua paz

Não importa se você ganhou 4 ou 15 quilos durante a gravidez, pois a amamentação fará com que você recupere sua forma sem que perceba. Obviamente, é importante se alimentar de forma saudável e praticar exercícios físico. Lembre-se de consultar seu médico antes de se exercitar, principalmente se passou por uma cesárea.

E o último grande conselho: aproveite cada fase! Desfrute cada momento e tire muitas fotos, porque as crianças crescem tão rápido, que não vai demorar muito para você vê-las brincando com os amigos da escola.

Traduzido e adaptado por Erika Strassburger, do original Los primeros pasos de tu bebé son los tuyos también; 7 consejos que TODA mamá PRIMERIZA debe conocer

Toma un momento para compartir ...

Camila Gómez

Camila gosta de ler, escrever, pintar, escutar música, aprender idiomas. Ela fala inglês e faz aulas a 3 anos, falta 1 ano para ela receber certificação internacional. Ela gosta de conhecer pessoas novas.