7 coisas que um homem nunca deveria dizer a sua esposa quando ela está de TPM

Esse é um período delicado e que deixa as mulheres sensíveis. Veja o que NÃO fazer nesta época.

Mayara Tomie Dourado Taguti

Tensão pré-menstrual, a famosa TPM é o período que deixa as mulheres mais sensíveis todos os meses.

A sensibilidade não é necessariamente frágil e chorosa, mas sim estará sujeita a qualquer tipo de reação: que vai do choro típico de novela mexicana a mais nova serial killer do pedaço.

As reações inesperadas geraram diversos apelidos para a famosa sigla:

  • Treinada Para Matar/ Tendências Para Matar

  • Tenha Paciência Meu amor

    Advertisement
  • Tendências Para Melancolias

  • Trajeto Para o México

Brincadeiras à parte, leve em consideração a oscilação hormonal da mulher e as mudanças não são apenas de hormônios, mas reflete no humor e na qualidade do dia que elas passam por este período.

Evitar dizer algumas coisas nesta época pode ser que lhe ajude a manter-se seguro e com o relacionamento estável (risos).

Na nossa lista de coisas que não devem ser ditas, separei sete que podem lhe tirar da zona de perigo e de um provável confronto com uma mulher que esteja passando por esta fase.

Advertisement

1. Você está de TPM?

Quando você perceber algumas alterações de humor (que geralmente tentem a ser agressividade, ciúmes aparente ou ansiedade) são um dos primeiros sintomas que aparecem. Se estiver no meio de alguma discussão, não use a pergunta como forma de acabar com ela, pode gerar um efeito reverso.

2. Pare de chorar!

Lembre-se que esta é uma fase sensível da mulher. Pedir para que ela pare de chorar ou rir dela quando ela chora não vai ajudar em nada, pelo contrário!

Essas atitudes podem magoar ainda mais a pessoa, e mesmo que ela esteja sob efeito hormonal de uma TPM, ela não tem amnésia, irá se lembrar disso. Portanto, tome cuidado, seja gentil quando ela chorar, pois é muito provável que ela precise de carinho e não de críticas, mesmo as construtivas.

3. Você engordou?

A coisa mais normal nesta fase é a mulher ganhar uns quilinhos a mais devido à retenção de líquido. Ela pode chegar a engordar até 3 quilos nesta época.

A última coisa que uma mulher gostaria de ouvir é que estes quilos estão visíveis, então JAMAIS comente a respeito nesta época.

Advertisement

4. Tenha calma

Nesta fase a coisa mais difícil é manter-se calma e serena, o humor oscila freneticamente e dizer a ela para manter a calma é só mais uma maneira de não conseguir o efeito desejado.

Nesta fase, não precisa de alguém que lhe ordene ou diga o que precisa ser feito, mas alguém que a guie de uma maneira que não se perceba que a intenção seja essa.

Se você quer que ela faça algo, não seja direto, pois pode causar um confronto. Seja sutil para ajudá-la.

5. Louca

Quer seja pelo nervosismo à flor da pele ou pela incoerência de ideias (pois nesta fase ela vai mudar de ideia numa fração de segundos), JAMAIS diga que ela está louca, especialmente no calor de alguma discussão.

Lembre-se que é apenas uma fase que dura pouco, mas se for muito intensa as crises, procure ajuda de um médico especialista (desde que não seja nesta fase, claro).

Advertisement

6. Você está com ciúmes?

Como qualquer outra emoção, o ciúme também estará à flor da pele pelo calor do momento. A TPM deixa a mulher mais insegura, logo mais enciumada (até mesmo aquelas que dizem não ter ciúmes, ficam vulneráveis nesta época), lembre-se disso.

7. Vai comer mais?

Outra coisa que muda bastante nesta época é o apetite. Além de comer mais há uma tendência de comer mais doces.

Nesta época dizer que ela vai engordar ou reprimir a vontade dela comer pode ser um motivo para brigas de imediato ou em um futuro bem próximo.

Lembre-se: o maior remédio para uma mulher nesta fase é carinho e compreensão. Se as crises forem muito fortes e permanentes, procure ajuda de um especialista, mas evite mencionar isso neste período, ok?

Toma un momento para compartir ...

Mayara Tomie Dourado Taguti

Mayara Taguti é graduada em Direito pela Anhanguera Educadional, ama livros, música e cinema. É professora de inglês básico para alunos de todas as idades e ama o que faz. É curadora social e escritora para o site Familia.com.br.