7 coisas que uma sogra nunca deve fazer
Você está preparada para ser uma boa sogra? Usando um pouco de sensibilidade e empatia você com certeza será!
Renata Finholdt
Vida de sogra não é fácil!
Muitas vezes na tentativa de agradar o casal ela acaba interferindo, atrapalhando e criando dificuldades neste relacionamento que já é bastante cheio de preconceitos.
Na verdade, é preciso um pouco de bom senso e sensibilidade para ter mais oportunidades de acerto do que de erro, por mais que o desejo seja de ajudar, em boa parte das vezes é melhor se abster para evitar conflitos desnecessários.
Se você pretende ser uma boa sogra, preste atenção nestas coisas para nunca fazer:
1. Tomar partido em uma discussão do casal
Por mais tentador que seja, não se posicione. Deixe que o casal possa resolver por si só seus desentendimentos. Falar mal de um para o outro pode prejudicar ainda mais o problema. Nesta situação, é melhor fingir que nada está acontecendo.
2. Comparar o relacionamento deles com de outras pessoas
Mesmo que você tenha a intenção de comparar para valorizar pontos positivos a fim de que eles possam segui-los e melhorar, ninguém gosta de ser comparado com outras pessoas.
3. Levar outras pessoas para conhecer a casa deles
Tudo bem que você tenha a cópia da chave para qualquer eventualidade, no entanto, isso não dá o direito de levar pessoas para conhecer o local sem o consentimento deles.
4. Convidar a ex do filho para estar presente em festas da família
Normalmente não há muita amizade e afeto entre o cônjuge atual com o de relacionamento anterior, sendo assim, por mais amizade que você ainda possa ter com o antigo relacionamento de seu filho, é melhor não misturar as coisas. Esse tipo de atitude pode criar um desentendimento desnecessário.
5. Criticar os pais de seu genro/nora
Você pode até não concordar com atitudes tomadas por eles, porém, é importante que você não exponha suas opiniões, elas podem gerar conflito.
6. Impor ideias ao invés de apenas aconselhar
Sua experiência de vida com certeza já lhe deu muito conhecimento que pode ser compartilhado com o casal, mas é preciso cuidado para apenas aconselhar e não impor as coisas a sua maneira.
7. Mimar seu filho
Os filhos são o maior presente que a vida dá, e as mães muitas vezes esquecem que eles crescem, se tornam adultos, e elas ainda os tratam como bebês, satisfazendo todas as suas vontades e mimando. Um adulto mimado pode ter problemas com seu cônjuge, é preciso cautela.
Você pode ser uma excelente sogra, basta ter um pouco de sensibilidade e empatia. Pense sobre isso.