7 coisas que você não deve contar a ninguém sobre sua vida
Tenha muito cuidado com as informações que você revela. Isso pode afetar seriamente seu presente e futuro.
Fernanda Gonzales Casafús
Somos seres sociais e é comum passarmos a vida contando aos nossos entes queridos e parentes os nossos projetos, nossas tristezas e alegrias. No entanto, há coisas sobre as quais não devemos conversar com todos.
É fato que quem nos ama de verdade fica feliz quando as coisas dão certo para nós, e tristes quando dão errado. Apesar disso, às vezes contamos algo que vamos fazer ou comprar e acaba não dando certo, ou falamos sobre nossos problemas de relacionamento e percebemos que acabamos falando demais.
Aprenda a ser mais reservado
Com o tempo, devemos aprender que nem todos estão dispostos a ouvir honestamente. Muitas pessoas ficam felizes quando você se sai bem, embora, por dentro, sintam uma forte inveja. E outros, quando você conta algo sobre seu relacionamento amoroso, por exemplo, começam a ver seu parceiro com outros olhos, pois revelou algo sobre ele que deveria ter reservado para sua intimidade.
Sim, a experiência de vida deveria nos ensinar a sermos mais reservados em relação a certas coisas. As energias estão aí, e quando dizemos algo e o contamos para muitas pessoas, estamos propagando essa energia e a cocriando. Em outras palavras, estamos a alimentando, seja ela boa ou ruim.
Veja as 7 coisas que você deve manter em sigilo, ou pelo menos falar sobre elas apenas com pessoas de sua inteira confiança:
1. A dieta que você pretende fazer
Talvez você tenha começado uma dieta várias vezes. E as pessoas à sua volta viram como você foi com tudo na primeira semana, para depois cair novamente nos maus hábitos.
Quando decidir fazer uma dieta ou perder peso, não conte, apenas faça. Às vezes precisamos que outra pessoa ouça o que vamos fazer. Neste caso, antes que nosso entorno pense que não vamos conseguir, nos comprometemos a fazê-lo, em silêncio. E que a notória mudança seja seu verdadeiro incentivo para seguir em frente.
2. Sua situação financeira
Devemos ser especialmente cuidadosos com as pessoas com quem falamos sobre dinheiro. Quando conversamos com alguém sobre nossa situação financeira, estamos cocriando nosso presente com essa pessoa. Ou seja, se você disser a alguém que está indo muito bem, ou que está prestes a comprar uma casa, a inveja pode ser tão grande que pode afetar você.
Ao mesmo tempo, se você fala sobre como as coisas estão ruins para você, que você não está conseguindo pagar as contas etc., você também está decretando que essa é a realidade e será assim. E muitas pessoas à sua volta, que parecem se compadecer da sua situação e alegam querer ajudá-lo, podem sentir satisfação por vê-lo nessa situação.
Somos todos energia, e se você estiver contando coisas para as pessoas erradas, isso pode ajudá-lo a cocriar coisas negativas.
3. Problemas de relacionamento
Muitas vezes, sentimos tanta raiva de nosso cônjuge, que o contamos abertamente a nossos parentes e amigos. Porém, quando você fala mal do seu parceiro, os outros não o verão mais com os mesmos olhos. Depois disso, você dificilmente conseguirá limpar essa imagem.
Além disso, se falar coisas negativas para os outros sobre seu cônjuge, estará cocriando essa realidade. Isso não significa que você não possa confiar em seus amigos, ou que deva sempre vender uma imagem de casal que não corresponda à realidade. Mas tenha muito cuidado com o que, como e a quem contar.
4. Se ajuda alguém ou faz caridade
Ajudar alguém e fazer caridade é algo que anima o nosso coração. Mas quando você grita aos quatro ventos ou posta nas redes sociais, está insinuando que busca recompensa no outro, quando a verdadeira recompensa deveria ser sentida dentro do seu coração, em silêncio.
Às vezes, tornar público nosso ato de caridade pode encorajar outras pessoas a fazerem o mesmo. Mas cuidado para que não se torne um ato vão e narcisista.
5. Problemas familiares
Assim como os problemas de relacionamento, os problemas familiares devem ser mantidos em segredo ou, pelo menos, compartilhados com pessoas de extrema confiança. “Um reino dividido cai”, diz a famosa frase. Nossa família é nosso reino, e se falarmos mal dela, nosso reino cairá.
6. Seu despertar espiritual
Se você está no caminho do despertar espiritual, não perca tempo falando sobre isso com pessoas que não estão na mesma sintonia ou que acham que todo esse assunto é um absurdo. Se você tem se interiorizado na meditação, nos decretos, nas energias, nas afirmações positivas e se faz perguntas de natureza espiritual o tempo todo, talvez não deva compartilhar isso com ninguém.
Use sua intuição para saber quem está realmente interessado nesse novo estilo de vida e quem só quer tirar uma conversinha de você para depois rir pelas suas costas. Não jogue pérolas aos porcos.
7. Projetos
Não conte seus projetos para pessoas medíocres. Quando você tem algo realmente grande em mente, a pior coisa que pode fazer é contá-lo a pessoas com pensamentos limitantes. Essas pessoas só vão colocar ideias nefastas na sua cabeça. Dirão que isso não vai dar certo ou que você não vai conseguir alcançá-lo.
Às vezes acreditamos que as palavras das pessoas não têm repercussão, mas a verdade é que essas palavras, sejam elas boas ou ruins, entram em nosso cérebro e são plantadas ali, como uma semente, para influenciar nossas vidas. Portanto, tenha muito cuidado a quem confiar seus projetos.
Escolha bem a quem você confia seus sonhos, suas metas, suas alegrias e decepções. A energia das pessoas é muito poderosa e pode te encher de boas vibrações, mas também te machucar muito.
E para você, o que mais não deve ser contar a ninguém?
Traduzido e adaptado por Erika Strassburger, do original 7 cosas que no debes contarle a nadie sobre tu vida