7 conselhos para tornar sua menina uma mulher plena
O melhor legado dos pais a seus filhos é um pouco de tempo a cada dia. Vicente Batista
Yordanka Pérez Giraldo
Pequena mulher, seja amável, mas não fácil
Seja digna, mas não orgulhosa
Ria, mas não dê gargalhadas
Olhe, mas com recato
Seja terna, mas não flexível
Seja alegre, mas não frívola
Fale, mas não em excesso
Seja doce, mas não enjoativa
Ame, mas com cautela
Escute, mas nem sempre acredite
Seja mulher, jamais uma boneca
Das poucas coisas que me lembro de meu pai, é ele ter me enviado um cartão nos meus quinze anos com as frases acima. Nunca me esqueci,e ainda que não tenha sido um pai presente em minha vida, na medida de meus defeitos e virtudes, tratei de guiar meus passos recordando cada um dos conselhos escritos naquele cartão.
É que nossos progenitores têm o poder de marcar nossas vidas com todas e cada uma de suas ações, bem como com sua falta de ações, por isso vemos tantas crianças que se criam sozinhas com marcos morais cada vez menos desenhados. Os pais ausentes, a falta de atenção sobre os afazeres diários de nossos jovens, tem gerado uma juventude carente de pudor.
Para se certificar, basta dar uma volta pelas redes sociais e ver como rapazes e moças se exibem com total abandono. Não existe a menor preocupação de que seus familiares possam vê-los em atitudes desinibidas, tampouco que estranhos tenham acesso ao que deveriam ser sua intimidade.
Parece que o slogan atual é “não deixe nada para a imaginação”. O curioso é que ao mesmo tempo em que essas imagens contam com a aprovação de todos que as veem, pelo menos é o que parece, são alvos de duros julgamentos daqueles que olham para elas.
É por isso que se tornou indispensável orientar nossos filhos a respeito de suas atividades cotidianas, e a dar especial ênfase às redes sociais, pois aquilo que postam nelas deixará um registro perpétuo, e o que no momento lhes parece normal, pode não ser bem assim no futuro.
Parece claro que essas atitudes são o resultado de uma busca mal encaminhada de identidade e aceitação, nessa idade, em que as meninas são tão vulneráveis. Para prevenir, é necessário ensiná-las desde cedo que não precisam se encaixar em estereótipos para conseguir aceitação e carinho; que isso se ganha pelo modo como nos comportamos com nossos semelhantes.
Devemos ensinar a nossas filhas que a beleza é atitude, é tratar com amor, cuidar de nós mesmas, que “a beleza é um estado de espírito”, como disse Émile Zola. E como cultivar a beleza em sua filha? Aqui compartilho alguns conselhos.
1 Faça com que ela nunca deixe de aprender
As crianças, diferentemente dos adultos, são curiosas, incansáveis; e aprender, para elas, é algo maravilhoso. Portanto, não limite sua filha no que ela queira aprender, não imponha condições e muito menos a obrigue a fazer aquilo que você deseja que ela faça, não importa que, a seu ver, ela parece querer aprender demais. O conhecimento não ocupa espaço e o saber é sempre útil.
2 Reforce sua autoestima
Valorize as opiniões dela e a deixe tomar decisões. Desse modo, ela aprenderá a confiar em si mesma e a lidar também com as consequências.
3 Providencie que ela participe de atividades ao ar livre
Faça com que essas atividades impliquem contato direto com outras crianças de sua idade. Dessa maneira, ela desfrutará a vida com todas as cores e não precisará de dispositivos para ter uma vida social, muito menos para divertir-se.
4 Cuidado com os brinquedos que lhe dá
Hoje em dia, existem muitos brinquedos e jogos que requerem conexão à internet. O problema com isso é que a internet implica também muita responsabilidade. Como pais, vocês devem ter cuidado com quanta informação e liberdade colocam nas mãos de sua filha.
5 Cuidado com o que entra em sua mente
Eduque-a para que seja uma pessoa sociável, acessível, sem preconceitos, mas que seus julgamentos sejam resultado de suas experiências.
6 Ensine-a a confiar em si mesma
Ajude sua filha a reforçar a confiança em suas habilidades. Para isso dê-lhe tarefas que possa realizar com êxito. Desse modo ela se sentirá feliz, tanto por ter conseguido por ela mesma quanto por não decepcionar a seus pais. Não a compare a ninguém, não a critique. Nada é mais doloroso para uma menina que sentir que não é suficientemente boa aos olhos de seus pais.
7 Proteja seus sonhos
Ouça-a e incentive-a a acreditar em seus sonhos e que, com esforço, ela possa alcançá-los.
As recomendações que tomei a liberdade de compartilhar ajudarão a que sua filha cresça plena, saudável e feliz. Claro que é necessário aplicá-las desde bebê, para que, com o tempo, você não caia no “ah, se eu tivesse…”, quando já for demasiado tarde. A prevenção é a melhor solução e educar com amor a sua filha, o melhor caminho para criar uma adulta plena e feliz.
Traduzido e adaptado por Stael Pedrosa do original 7 consejos para hacer de tu niña, una mujer plena