7 consequências do estresse nas mulheres

Altos níveis de estresse podem ser prejudiciais à sua saúde física e emocional. Evite consequências graves lendo estas dicas.

Adriana Acosta Bujan

Tenho certeza de que maioria das mulheres já se sentiu estressada por diversos motivos, como discussões com o cônjuge, filhos que não cumprem suas responsabilidades na escola, problemas financeiros ou simplesmente por esperar algo que demora a ser resolvido.

O estresse faz com que nosso corpo apresente pequenas alterações hormonais, pois é uma reação natural do organismo para nos proteger de um perigo repentino. Esse químico que é liberado naturalmente dá um impulso de energia que nos ajuda a lidar com o estresse. O problema é que, quando se estende por muito tempo, pode prejudicar nossa saúde.

Pois bem, o estresse pode afetar tanto homens quanto mulheres, no entanto, os sintomas e distúrbios são diferentes para ambos os sexos.

Consequências do estresse

Nós, mulheres, apresentamos muitas alterações hormonais devido à menstruação, lactação, menopausa, entre outras; mas quando nos sentimos estressadas, essas alterações podem nos prejudicar, fazendo com que nosso corpo fique mais alterado do que o normal, apresentando as seguintes consequências:

1. Dor de cabeça

Dores de cabeça e enxaquecas são muito comuns quando estamos estressadas ​​porque os músculos ficam tensos causando dores muito fortes, a ponto de nos levar para a cama, deixando-nos indispostas para fazer qualquer coisa. Se o estresse estiver no pico, você pode sentir dor nos ombros.

Advertisement

Nesses casos, você deve tomar um banho com água quente ou morna para aliviar a dor de cabeça e depois descansar tranquilamente no seu quarto. Você também pode massagear suavemente os músculos da cabeça e do pescoço, pode tomar um analgésico para se sentir melhor.

2. Depressão e ansiedade

As mulheres são mais propensas a sofrer de algum transtorno de ansiedade, como estresse pós-traumático, síndrome do pânico ou transtorno obsessivo-compulsivo, segundo especialistas. O importante é reconhecer que seu estado emocional é causado pelo estresse para poder agir a tempo e não acabar sofrendo consequências graves.

Nesses casos, você pode fazer exercícios de relaxamento, como de respiração profunda, meditação, além de Pilates ou Yoga; também pode trocar sua alimentação para uma mais saudável e adotar a mesma rotina de sono para conseguir descansar melhor. É imprescindível buscar ajuda especializada para tratar a depressão ou a ansiedade.

3. Problemas cardíacos

O hormônio do estresse cortisol estreita as artérias, fazendo com que o coração não receba sangue suficiente, o que pode causar ataques cardíacos ou derrames. O problema é que, quando estamos estressadas, recorremos à ingestão de alimentos gordurosos e açucarados, fazendo com que nosso nível de cortisol aumente.

Nesses casos, é importante manter uma alimentação saudável e praticar exercícios, além de evitar fumar ou ingerir alimentos com cafeína.

Advertisement

4. Ganho de peso

O estresse aumenta o nível do hormônio cortisol e os níveis de insulina, que pode nos levar a comer demais, pois estimula o apetite, fazendo, obviamente, com que ganhemos peso. Como mencionei no ponto anterior, o estresse nos faz optar por comer alimentos com muito açúcar e gordura.

Por razões óbvias, ganhamos peso porque o metabolismo fica mais lento, então queimamos menos calorias do que o normal. O que você pode fazer neste caso é se exercitar e trocar sua dieta por uma mais saudável.

5. Atrasos menstruais

Quando estamos sob estresse, é normal que soframos alterações no ciclo menstrual, pois o cortisol interfere nos hormônios que controlam a menstruação. Em alguns casos, podemos experimentar fluxos mais leves, mais fortes ​​ou mais dolorosos, até que os níveis de cortisol se acalmem.

Se você está na menopausa, altos níveis de cortisol podem causar ondas de calor, distúrbios do sono, entre outros desconfortos. Portanto, é importante relaxar e consultar um especialista.

Então, quando sua menstruação atrasar, não deve necessariamente ser por causa de uma gravidez, talvez seja por estresse acumulado. Vale mencionar, inclusive, que se você pretende engravidar, o estresse pode ser uma barreira.

Advertisement

6. Dores estomacais

O estresse prolongado pode causar diarreia ou vômito, gases ou distensão estomacal, devido aos altos níveis de cortisol em nosso corpo. Além disso, você pode ter refluxo ácido, náusea, inchaço e cólicas estomacais, e pode perder muito peso.

Nesses casos, é aconselhável ter uma alimentação balanceada, exercícios como Yoga ou Pilates. Evite comer alimentos que causam estresse, como açúcar, adoçantes artificiais, carboidratos processados ​​(alimentos embalados), cafeína e álcool.

7. Diminuição do desejo sexual

A última coisa em que mulheres com alto nível de estresse pensam é em intimidade, pois seu apetite sexual fica diminuído porque o cortisol pode suprimir os hormônios sexuais. Nesses casos, você deve se tranquilizar e conversar com seu marido sobre seu nível de estresse, para que vocês dois possam adotar um ritual de relaxamento antes do sexo.

O estresse pode ser controlado. Se você acha que não consegue sozinha, vá a um especialista, há muitos tratamentos que podem ajudar e evitar consequências graves. Lembre-se, sua saúde é o que mais importa.

Traduzido e adaptado por Erika Strassburger do original 7 consecuencias del estrés en las mujeres

Advertisement
Toma un momento para compartir ...

Adriana Acosta Bujan

Adriana Acosta estudou comunicação, é mãe de um adolescente, e atualmente se dedica em ensinar e pesquisar em nível universitário em Puerto Vallarta. Publica seus textos esperando que ajude as pessoas com suas vivências úteis.