7 dicas simples para fazer seu salário render mais do que nunca
Se você acha que o dinheiro nunca dura o suficiente, melhore suas finanças com essas dicas simples e comprovadas.
Emma E. Sánchez
Nunca fui uma pessoa financeiramente organizada; aliás, meu descuido e desorganização com o dinheiro me causaram alguns problemas. Antes que algo mais grave acontecesse, felizmente descobri que é possível organizar despesas, reduzir ou até mesmo evitar dívidas, economizar e dar-se alguns mimos.
Hoje posso dizer que levou cerca de quatro anos, mas tudo o que eu disse é possível, principalmente eliminar dívidas e economizar, tudo depende da sua disciplina e de alguns segredinhos que vou compartilhar com você:
1. É inevitável, você tem que elaborar um orçamento
Todos nós sabemos disso, mas poucos de nós o fazem corretamente. No meu caso, por muito tempo, fiz listas de despesas sem fim e fui pagando uma a uma. Mas para minha surpresa e tristeza, nunca conseguia quitar tudo da lista, ou pior, pagava as coisas sem importância e deixava as prioridades de lado.
Fazer um orçamento é diferente, trata-se de fazer uma lista de despesas prioritárias e contrastá-la com as nossas receitas, ajustando-nos para seguir o que está escrito sem comprar ou pagar nada que não tenha sido previamente projetado na lista.
Um conselho: não faça seu orçamento no dia do pagamento, prepare-o com tempo. Assim você poderá medir os pagamentos parcelados, rever qual cartão cobra mais juros, o que pode esperar e o que é urgente. Quando fazemos contas sob pressão, tendemos a resolver ansiedades momentâneas, mas não problemas reais.
2. Use pontos, cashbacks, cupons de desconto etc.
Reserve um tempo para selecionar os cupons de desconto dos mercados e lojas, os pontos e cashbacks do cartão de crédito. Conheça a política de pontos do seu cartão. Você verá que economiza dinheiro e desfruta de seus benefícios.
Muitas lojas e mercados utilizam o método payback ou cashback. Ou seja, você compra alguma coisa e eles devolvem um percentual em dinheiro eletrônico ou pontos. Assim, você acumula e pode usar esse dinheiro ou pontos para compras futuras.
3. Fique de olho nos dias de promoção ou liquidação
Os mercados costumam estabelecer dias da semana para promoções específicas. Por exemplo, quarta-feira é dia do hortifruti e na sexta-feira, o pão é mais barato. Ou o cinema é mais barato em certos dias ou horários. Várias lojas fazem promoções de aniversário ou participam do Black Friday.
O segredo é conseguir descontos ou preços mais acessíveis e não ter que pagar mais.
4. Deixe a tecnologia ajudar você
Hoje em dia temos muitos aplicativos que ajudam você a elaborar um orçamento. Eles enviam notificações de pagamentos, analisam suas faturas de cartão de crédito e verificam para onde está indo seu dinheiro. E o melhor: são gratuitos ou você pode usar as versões limitadas, mas gratuitas.
Também há aplicativos fabulosos em que as pessoas compartilham alimentos que compraram de mais. Por exemplo, uma amiga me deu 10 quilos de laranjas, e como minha família não vai consumir tudo, eu as anuncio e outra pessoa pode pegá-las.
É questão de analisar e você vai descobrir que os mesmos bancos oferecem cursos online gratuitos de finanças familiares ou formas de organizar melhor suas contas.
5. Planeje com antecedência as refeições da família
Gastamos uma quantia considerável de dinheiro em alimentos que poderíamos otimizar e, muitas vezes, é um dos pontos em que podemos economizar mais sem sacrificar a nutrição das crianças.
Por exemplo, você pode fazer um levantamento de quanto dinheiro vocês gastam com refrigerantes, doces, lanches etc. Vocês vão ter uma grande folga na saúde e na carteira se aprenderem a vencer a tentação de comer um doce ou fast food.
Levar de casa o almoço ou lanche para a sua família é muito melhor e mais barato do gastar com restaurante ou cantina.
6. Cuide da sua saúde
Quando nos exercitamos e nos alimentamos bem, economizamos muito em consultas médicas e remédios. É um dos melhores investimentos que você pode fazer.
7. Faça uma poupança
Obrigue-se a reservar dinheiro para a poupança e controle com todas as suas forças a sua vontade de gastar todo o dinheiro.
Para evitar cair na tentação de mexer em suas reservas, imagine que esse dinheiro não existe mais, e não mexa nele até atingir uma certa quantia. Ou melhor, não mexa nele, exceto em caso de real emergência.
Pense em como resolvia seu problema sem esse dinheiro, e verá que com engenho também pode economizar.
Quando somos capazes de assumir o controle de nossos pensamentos, nosso corpo e nosso dinheiro, somos capazes de alcançar qualquer objetivo que estabelecermos para nós mesmos. Sem perceber, estaremos ajudando outras pessoas a fazer o mesmo, então um ciclo de progresso se inicia para todos ao seu redor.
“Riqueza não é ter tudo, mas não precisar de tudo.”
Traduzido e adaptado por Erika Strassburger, do original 7 sencillos consejos para que tu quincena te rinda más que nunca