7 formas de lembrar de honrar os ensinamentos de seu pai
O Dia dos Pais está chegando e, mais do que presentes ou fotos nas redes sociais, existem formas melhores de mostrar o quanto nós amamos e respeitamos o nosso pai.
João Martins
“Quando um pai dá a seu filho, ambos riem; quando um filho dá a seu pai, ambos choram.” – William Shakespeare
Nós, os filhos, estamos habituados a que nossos pais nos deem tudo. Têm de nos dar abrigo, alimento, roupa para vestir, uma educação e, claro, todo o carinho e apoio que precisamos. Acho que nós, os filhos, olhamos para os pais como garantidos e, por vezes, demoramos a dar valor ao que eles fazem por nós. O dia do pai é o momento perfeito para nos lembrarmos de tudo o que ele representa para nós e, para nos ajudar, podemos usar estas 7 ideias de como honrar nossos pais:
1. Passar tempo de qualidade com ele
Aqui está um ponto interessante e, por isso, coloco em primeiro lugar. Será que nós passamos tempo suficiente com o nosso pai? A melhor forma que temos para demonstrar o quanto nós valorizamos e gostamos de alguém é passando tempo com essa pessoa; momentos de qualidade.
2. Conhecer a história do nosso pai
Será que nós conhecemos a história do nosso pai? Será que sabemos onde ele nasceu, cresceu e até que aventuras viveu quando era novo? Conhecer sobre a história de vida de uma pessoa é a forma perfeita de saber porque é que ela é como é e porque pensa e age dessa ou daquela forma. Para tornar as coisas interessantes até podemos pedir por fotos e fazer um álbum onde se liga as fotos a uma história.
Leia: Este pai dá um exemplo de amor à família como nenhum outro
3. Reconhecer e viver os valores do nosso pai
Se o nosso pai valoriza o trabalho então nós, como filhos, devemos também valorizar o trabalho; ou se o nosso pai valoriza a honestidade nos negócios então nós também devemos nos esforçar para ser honestos nos negócios. Valorizar o que o nosso pai acredita, sendo bom, é uma forma de lhe mostrar que a educação que ele nos deu foi boa e que deu os seus frutos.
4. Amar e respeitar a sua família
Honrar o nosso pai é, também, honrar, amar e acarinhar toda a nossa família – nossa mãe, nossos irmãos e família estendida. Nós fazemos parte dessa família e ela é fruto da união do nosso pai e nossa mãe e do seu amor, sacrifício e lágrimas, devemos honrar isso.
Leia: Eu prometi nunca ser como meu pai
5. Fazer algo em nome do nosso pai
Nós aprendemos muito com o nosso pai, mesmo quando apenas olhamos para o exemplo que ele nos deu durante a nossa infância e juventude. Quando, por exemplo, fazemos algo de bom a alguém e, depois, contamos ao nosso pai e dizemos que o fizemos porque o vimos fazer o mesmo (ou porque ele nos educou daquela forma) então ele irá sentir uma alegria enorme, pois irá ver que algo que ele fez de bom deu bons frutos.
6. Reconhecer a educação do nosso pai nas nossas realizações
Este ponto é parecido com o anterior. Nos nossos sucessos, e realizações, é bom saber reconhecer quem nos ajudou chegar onde chegamos e, muitas vezes, essa realização é fruto da boa educação que tivemos, do sacrifício dos nossos pais ou apenas do seu apoio nos momentos difíceis. Saber reconhecer isso, nem que seja com um simples obrigado, é demonstrar que estamos atentos e que sabemos realmente reconhecer o importante que ele foi para nós.
7. Pedir conselho ao nosso pai
Pedir conselho é uma forma de demonstrar que nós valorizamos a sabedoria e experiência do nosso pai. O conselho pode ser sobre os mais variados temas – finanças, relações, filhos, decisões importantes – mas, quando vamos ter com ele, não o devemos fazer apenas para nos queixarmos mas, sim, porque o vemos como um conselheiro que valorizamos muito e que aceitamos a sua sabedoria mesmo que seja uma opinião contrária à nossa.
Leia: 10 qualidades de um bom pai
Mais do que dar presentes ou colocar fotos nas redes sociais, a melhor forma de demonstrar o quanto nós valorizamos o nosso pai é honrando-o nestas simples ações. No fim deste artigo talvez já sejamos capazes de entender porque é que Shakespeare diz que quando “um filho dá ao pai, ambos choram”, porque o filho está a reconhecer o valor de seu pai e, o pai, vê que seu filho o ama e valoriza.