7 frases com as quais você insulta seu cônjuge sem perceber

Falar sem ter consciência do que diz pode gerar muitos inconvenientes em seu relacionamento. Leia este artigo com seu cônjuge para uma melhor compreensão mútua.

Erika Otero Romero

Às vezes, você ofende a pessoa que ama sem saber como ou por quê. É que aquilo que dizemos por atitude ou linguagem não verbal pode ser interpretado de maneira errada.

Quando há sentimentos envolvidos, às vezes é muito fácil ferir quem você ama. Você pode inadvertidamente fazê-lo sentir que o está ignorando, minimizando ou negando o que ele diz, sente, pensa e precisa.

Portanto, um objetivo preciso para o casal deve ser se esforçarem para entenderem um ao outro. Se o casal diz que se ama, ambos devem aprender a ouvir, entender e não ignorar um ao outro.

Como você insulta seu cônjuge sem perceber?

Aqui estão 7 frases que exemplificam como o insulto é praticado:

1. “Já está com essa histeria de novo?”

Ou “Está louca?!”. Isso certamente é ofensivo. Qualquer um ficaria ofendido se seu cônjuge dissesse uma frase desse tipo, porque está insinuando que a pessoa está agindo de determinada maneira porque “perdeu a cabeça”. Diante de uma emoção racional, uma atitude irracional.

Advertisement

Basicamente, o que está sendo dito é que a maneira como ela está se sentindo em um momento específico é resultado de seu desequilíbrio; que se ela fosse mentalmente saudável, não se sentiria assim. Isso leva a pessoa insultada a ficar na defensiva, pois sua dor ou aborrecimento foi minimizado, como se suas emoções não tivessem importância porque ela “está doente da cabeça”.

Antes de se sentir tentado a chamar seu cônjuge de louco, pense muito bem no que vai dizer. E se não souber o que dizer, apenas fique quieto e preste atenção no que ele diz para conseguir se colocar em seu lugar e descobrir uma maneira de resolver o problema.

2. “Pare com esse drama!”

É como dizer as frases acima ou “Calma!” Novamente, você está dizendo para seu cônjuge manter a calma quando as emoções dele estão a mil. Como se isso resolvesse as coisas. Quando você o manda se acalmar, está fazendo com que ele se sinta uma pessoa irracional.

Em vez disso, você deve dizer algo como: “Espere, não estou conseguindo entender. Explique melhor o que está acontecendo”. Com isso você assume a responsabilidade por não a entender. Tente fazê-la sentir que você entende o que ela está sentindo e está disposto a ouvi-la para entender o que está acontecendo e encontrar uma solução para a situação.

3. “Não foi minha intenção que se sentisse assim

Sua amada quer um pedido de desculpas sincero, mas se você disser isso, estará simplesmente jogando toda a responsabilidade sobre ela e o que ela realmente quer é que você aceite seu erro.

Advertisement

Você não está imune a cometer erros de convívio, por isso é melhor pedir perdão por tudo o que fez. Basta dizer “me desculpe”. Se você não tem certeza do que fez para magoá-la, peça-lhe para explicar melhor, e lhe diga que fará o possível para corrigir o erro.

4. “Pensei que soubesse fazer isso”

Seu cônjuge se oferece para ajudar a fazer algo que você não consegue, mas, para ele, está sendo difícil também. Então você deixa escapar: “Ué! Não era você que era perito nisso?” Comentários como este afetam em cheio a sua autoestima.

Claro, não somos perfeitos e não precisamos saber tudo. Seu cônjuge não precisa que você coloque suas deficiências em evidência, mas que o apoie. E, sim, é verdade que às vezes as pessoas não conseguem fazer algo que achavam que sabiam fazer. Mas dê-lhe a oportunidade de tentar sem que você fique desesperada ou criticando-o e verá como vai acabar conseguindo fazer algo difícil para ele.

5. “Nem tudo é sobre você!”

Quando você diz isso, está agindo com desdém. Está minimizando o que seu cônjuge diz além de negar, pois, para você, ele é uma pessoa egoísta que só pensa em si mesmo.

Todos precisam ser ouvidos, e precisam de respostas satisfatórias às suas perguntas. Não custa nada ouvir, e se sentir que seu parceiro está monopolizando a conversa, peça-lhe que o ouça da mesma forma que você o ouve. Mas evite essa expressão para que ele não fique na defensiva.

Advertisement

6. “Sério que você ficou bravo por causa disso?!”

Nas conversas de um casal, tudo é importante; portanto, evite subestimar o que ele diz, pois isso deixará seu cônjuge mais chateado. Essa frase gera desconforto, pois é como se você estivesse dizendo que seu parceiro selecionou trechos do que você disse ou fez como desculpa para “criar problema”.

Em vez disso, deixe-o saber que você entende a sua raiva e que gostaria de saber o que ele pode fazer para evitar que isso o incomode novamente.

7 .“Pare de reclamar!”

Vocês podem ser um casal com muitas conquistas e conforto material; mas não significa que estão livres de ter um problema em algum momento da vida.

Quando você diz ao seu cônjuge que, em vez de reclamar dos problemas, ele deveria agradecer, você está negando apoio e compreensão. Todos têm o direito de se preocupar com os problemas, de serem compreendidos e ajudados, e não precisam se sentir sozinhos em suas angústias.

8. “Dããã!!”

É uma expressão bem infantil, mas que muitas pessoas usam para cortar a intensidade de uma discussão ou reclamar do parceiro.

Advertisement

É como tratar o outro como um tolo (porque é para isso que as crianças usam), mas vocês são adultos e é extremamente ridículo e ofensivo aplicá-lo em uma discussão.

Se você está realmente desesperado por causa de reclamações, peça um tempo e saia para uma caminhada. Ou, então, respire fundo e fique em silêncio, mesmo que seja difícil. É melhor fazer isso do que dizer algo que só vai aumentar a tensão entre vocês.

Muitos problemas conjugais que minam o amor envolvem a incapacidade dos cônjuges de ouvir proativamente seus parceiros. Ao ouvir o que ele(a) está dizendo e se livrar de interpretações equivocadas, você estará mais propenso a ficar ao seu lado e buscar soluções para os conflitos. Vocês são um casal forte, e qualquer problema que um dos dois tiver, vai acabar afetando o relacionamento.

Tente ouvir ativamente sem minimizar a importância do que está sendo dito. Coloque-se no lugar do outro. Pode acreditar que, ao fazer isso, o relacionamento de vocês irá de bom a melhor.

Traduzido e adaptado por Erika Strassburger, do original 7 frases con las que insultas a tu pareja sin darte cuenta

Advertisement
Toma un momento para compartir ...

Erika Otero Romero

Erika é psicóloga com experiência em trabalhos comunitários, com crianças e adolescentes em situação de risco.