7 ideias para poupar dinheiro em famílias grandes

“De grão em grão é que a galinha enche o papo”. O futuro depende do que decidirem hoje o que irão fazer com o que sobrou de ontem.

Beth Proenca Bonilha

Famílias grandes têm algo em comum, além da falta de espaço à mesa nas refeições, do aperto no sofá para assistir televisão, alguns terem que ir no colo do outro no carro, normalmente o orçamento é sempre apertado.

Parece que sempre sobra dia no pagamento do mês, ao invés de sobrar o pagamento ao longo do mês. Para isso é necessário usar de algumas estratégias para esticar o orçamento e até mesmo poupar.

Pequenas ações podem resultar em grandes resultados. Nada pode ser desprezado; economia de energia, água, desperdício ou exagero nas compras.

Mas nada melhor para se poupar do que o planejamento. Todas as famílias, especialmente as grandes, precisam viver baseadas em um planejamento que tenha sido elaborado pela família, mas tem que ter a participação de todos os membros, inclusive das crianças.

Na época do “Apagão” em 2001 e 2002, foi um período que por falta de chuvas houve uma crise no Brasil que resultou em um programa do governo que prometia cortes de energia, pois o país não tinha um planejamento para evitar a crise. Porém, foi proposta uma campanha de racionamento voluntário de energia. As famílias se uniram nessa campanha, racionando no que fosse possível. Campanhas foram feitas na televisão e revistas para que houvesse economia. E assim foram evitados os cortes.

Advertisement

Em nossa família, meu marido, nossos cinco filhos e eu aderimos à campanha, fizemos um acordo: Deveríamos economizar energia apagando as luzes, reduzindo o tempo no chuveiro e outras ações. Pegamos uma conta de energia como modelo e fizemos uma meta, a cada mês que a conta viesse com valor menor do que a conta base, a diferença em dinheiro seria guardada em uma poupança para que ao final do ano a família fizesse um passeio. Ficamos firme na campanha por oito meses e ao final juntamos dinheiro suficiente para viajarmos por um final de semana para a praia.

Após essa experiência, no ano seguinte fizemos um cofrinho. Pegamos um pote de sorvete e lacramos, deixando só uma fenda na tampa para a entrada de moedas. Na frente colamos uma foto do parque de diversões que nossos filhos escolheram para passear nas férias. Foi um programa para o ano inteiro, qualquer membro da família que recebesse uma moedinha de troco do lanche, da padaria, do supermercado, colocava no cofre. Ao final do ano tínhamos enchido dois potes.

Minha filha mais velha foi ao banco, próximo de nossa casa, para trocar e voltou com dinheiro suficiente para o passeio e um lanche especial no dia da viagem. Aconteceu um fato interessante: A moça do banco que contou as moedas fez os cálculos e sobrou uma moeda de R$0,25, ela colocou no cofre novamente e disse que era para iniciar a poupança do próximo ano.

Outras dicas que podem ser interessantes seguem abaixo:

  1. Viver com menos do que se ganha, essa é uma ação importante para poder poupar.

    Advertisement
  2. Preparar uma planilha de orçamento familiar e respeitá-la disciplinadamente. Essa planilha deve conter todas as receitas e despesas da família.

  3. Caso seja necessário, a família pode juntos decidir qual meio utilizarão para redução dos custo fixos, como energia, água, telefone, ou os supérfluos como pizza, refrigerante e outro costumes.

  4. Na hora de comprar algo novo, se perguntar: “Eu preciso ou eu desejo?” Só estará precisando se realmente não tiver como ficar sem, como por exemplo, se o tênis de escola do filho está apertado, ou rasgou, isso é precisar. Mas se estiver para comprar um tênis novo só porque iniciou o ano escolar e não quer continuar indo com o antigo, isso é desejo.

  5. Aproveite as ofertas culturais e de lazer gratuitas, geralmente oferecidas pelo poder público local ou escolas, parques, centros esportivos, biblioteca pública ou da escola e sebos são boas opções para quem gosta de ler e comprar livros com frequência.

  6. Ao sair com o carro, certifique-se de tudo o que está precisando para a casa e todos os lugares que precisará passar, programe uma rota para evitar rodar mais do que o necessário economizando combustível.

    Advertisement
  7. Prefira programar suas compras com bastante antecedência para ficar atento às promoções, ter tempo para pesquisar e evitar comprar por impulso. Evite dívidas e compras com cartão de crédito que tem juros altíssimos.

Essas são algumas dicas para fazer como diz o ditado popular: “De grão em grão é que a galinha enche o papo”. Principalmente para as famílias grandes, a disciplina, o controle e a conscientização de todos fará a diferença.

As palavras de ordem neste caso são: consciência, planejamento, disciplina e união.

A FEBRABAN (Federação Brasileira de Bancos) tem um ótimo site, Meu Bolso em Dia, que oferece gratuitamente planilhas de controle financeiro para cada realidade e necessidade, oferece também orientação de especialistas em economia, dicas e notícias sobre como manter as contas em dia e aprender a economizar.

É um site de fácil navegação e interessante para todas as idades, confira!

Advertisement

Lembre-se: Seu futuro depende do que você decidir hoje o que fazer com o que sobrou de ontem. Se nada sobrou, será difícil planejar o futuro.

Toma un momento para compartir ...

Beth Proenca Bonilha

Graduada em Administração de Empresas com MBA em Empreendedorismo. Casada mãe de 6 filhos, avó de 2 netos. Atua profissionalmente como Analista Instrutora da Educação Empreendedora no SEBRAE - SP. Como hobby gosta de artesanato, música e leitu