7 lições de vida que as avós nos ensinam
As avós são mágicas e permeiam nossas vidas de ensinamentos. Contar com elas é ter um grande tesouro para toda a vida. Aproveite!
Adriana Acosta Bujan
Ao fechar os olhos, ainda posso me lembrar de minha avó. Para mim ela era uma pessoa especial e maravilhosa por ter se tornado minha segunda mãe quando minha mãe faleceu.
Ainda sinto saudades de sua deliciosa comida, seus abraços, conselhos e amor incondicional. Conversar com ela era como abrir um livro de histórias pelas mágicas aventuras e interessantes experiências que teve que passar quando era pequena.
Graças aos seus cuidados e amor, posso dizer que me tornei uma pessoa que ela sempre sonhou que eu fosse: uma mulher forte, valente, honesta e resistente.
Trago em meu coração cada uma de suas lições e as aplico em minha vida cada vez que posso. E agora que sou adulta, consigo entender com clareza o que ela queria ensinar-me.
Assim como minha avó que me deixou grandes ensinamentos, estou segura de que todas as avós deste mundo são maravilhosas e especiais graças às suas lições de vida.
Esses ensinamentos que nos fazer ser melhores pessoas e que nos mostram a grande capacidade que temos em nosso ser para solucionar qualquer problema.
Por isso decidi escrever sobre elas, para agradecer-lhes por tudo que fazem pela humanidade. Dito isso, comecemos a descobrir quais são as lições mais comuns que nossas avós nos transmitem:
1. “Deixe de preocupar-se”
Minha vó sempre me dizia que eu não deveria me preocupar pelas coisas que aconteciam, já que nestes momentos não podia mudá-las nem as solucionar.
Ela, na verdade, convidava-me a refletir, pensar e aproveitar o presente, deixando de lado os problemas e preocupações, afinal de contas, as coisas não se solucionam só por pensarmos nelas.
Agora compreendo que tinha muita razão seu conselho, afinal, há ocasiões em que muitos de nós pensamos em nossos problemas e por isso nos agoniamos e adoecemos.
2. “Tudo chega a seu tempo”
É comum que, quando as coisas não saem como esperávamos, apesar de mil tentativas que fazemos, um sentimento de frustração e tristeza nos invada. Mas, as avós sempre nos dirão que tudo chega a seu tempo e que as coisas vêm por seus próprios meios.
Elas estão certas, podemos sofrer e chorar amargamente e não conseguir o que queremos, mas o destino (por falta de definição melhor) se encarregará de acomodar as coisas e dar-nos isso que ansiamos no tempo certo.
3. “Tem muitos peixes na água”
Algumas pessoas costumam sofrer por amor, pensando que não são capazes de viver sem ter a pessoa que amam. Mas, isso é um erro, como dizem as avós, existem muitas oportunidades que não vemos, mas que estão por aí, é só questão de observar, ter paciência e deixar que a vida flua.
Os peixes na água se referem às oportunidades, às pessoas e às soluções para cada problema. Devemos, então, manter-nos alertas para obter o que tanto queremos, já que o mundo está cheio de peixes.
4. “O melhor sacrifício é pela família”
Todas as mães são capazes de dar sua própria vida pelo bem-estar de seus filhos. São mães que amam e sacrificam tudo o que podem para ver seus filhos triunfarem e terem sucesso na vida.
As avós são pessoas que já lutaram incansavelmente, que deram a seus filhos tudo o que puderam sem esperar nada em troca e que amaram e continuam amando incondicionalmente.
Esta lição deixa uma reflexão muito ampla, já que sacrificar por e mor é um ato de valentia, de força, luta e sabedoria. A família é o mais importante e o que devemos cuidar e proteger. Vivemos para a família, para os filhos, para o cônjuge, os netos, sobrinhos, etc.
5. “A honestidade abre portas”
Dizer a verdade sempre abrirá portas em todos os sentidos, nas relações sociais, nas atividades laborais e na própria vida. Ser honestos com nós mesmos aceitando os nossos erros, nossos defeitos e virtudes, são as ferramentas de que todos necessitam para alcançar a felicidades e integridade.
Uma mentira pode arruinar a confiança, pode chegar a destruir toda a credibilidade de uma pessoa, é por isso que as avós sempre nos dirão que a honestidade é um valor inquebrantável e muito importante de aplicar na vida.
6. “Um dia você me entenderá”
Julgar as pessoas por sua aparência física, por seus bens materiais ou por suas ações, não deixa melhor o mundo. Por isso as avós sempre recomendarão a seus netos que sejam empáticos, ou seja, que se ponham no lugar de alguém para poderem compreender o porquê de suas ações e atitudes.
A empatia se alcança quando escutamos com atenção, quando realmente nos envolvemos na vida de alguém para entender, sem opinar, sem dar conselhos, apenas para ver outra perspectiva diferente da nossa na vida.
7. “Valorizar e ser agradecidos”
De vez em quando, as pessoas não são capazes de valorizar tudo o que têm, as pessoas que têm ao seu redor, as coisas materiais, a saúde, o amor, em geral, tudo. Por isso, as avós nos convidam a refletir sobre valor e sobre agradecimento.
Valorizar a própria vida fará com que as pessoas apreciem sua saúde, assim como o que os outros fazem por elas; devemos sempre ser gratos, pois são bênçãos que recebemos para ser melhores pessoas a cada dia.
Existem muitas outras lições que as avós nos transmitem ao longo da vida. Quais você recebeu? Compartilhe suas experiências nas redes sociais para nutrir-nos de lições e aprendizados de vida.
Traduzido e adaptado por Stael Pedrosa do original 6 lecciones de vida que las abuelas nos enseñan