7 maneiras de unir mais sua família em tempos difíceis
Tempos difíceis são propícios à união familiar. Quando as coisas não andam bem, devemos nos apegar àquilo de mais importante que temos na vida: a família
Camila Gómez
Quando as coisas não são mais o que costumavam ser, devemos nos apegar àquilo de mais importante que temos na vida: a família. Mas como ficar unidos em tempos em que tudo parece nos afastar?
A resposta não é tão fácil; porém, com pequenas ações diárias e muito amor, essa realidade pode ser mudada. Confira:
Façam pelo menos uma refeição por dia na mesa, com toda a família reunida
Essa atitude simples permitirá que saibam coisas importantes como o que planejaram para o dia, em quais projetos estão trabalhando e quais as expectativas de cada membro da família.
Reservem um dia por semana para ficar em família
Caso não possam fazer isso durante a semana, programem o sábado ou domingo para atividades em conjunto. Vocês podem cozinhar, organizar um passeio, fazer uma espécie de conselho familiar.
A ideia é que cada um diga de que tipo de ajuda precisa, peça conselhos ou conte histórias da família. A única exigência para isso é que o celular fique longe do local, para evitar interrupções.
Leia: A importância de um encontro familiar semanal
Tornem-se uma equipe
Não basta saber que os pais têm orgulho dos filhos. Portanto, toda vez que seus filhos participarem de uma atividade, acompanhe-os e incentive-os. Faça-os saber, por meio de pequenas atitudes, que aconteça o que acontecer, eles sempre podem contar com o amor incondicional e o apoio dos pais.
Use de equidade no trato com seus filhos
Todas as crianças são amadas da mesma forma. Mas muitas vezes, devido à personalidade de cada uma, acabamos tendo mais afinidade com uma ou outra. Não deixe seus filhos acharem que você “ama mais” o irmão; certifique-se sempre de que esta tratando seus filhos com equidade.
Problemas familiares devem ser resolvidos em casa
Muitas vezes vocês terão dificuldades, terão problemas de saúde, financeiros e muitos outros que, às vezes, são difíceis de enfrentar. Bem, tudo o que acontece em família se deixa em casa. Quero dizer com isso que não é necessário comentar ou postar nas redes sociais coisas como “Pedrinho está de namorada nova e não estou gostando”.
Atitudes desse tipo afastam e destroem a confiança entre os membros da família. Portanto, não deixe ninguém opinar, intervir ou tentar destruir essa relação.
Mantenham sempre contato
A tecnologia de hoje nos permite estar a par de informações de todos os tipos e mais perto das pessoas que amamos. Por isso é importante que, de vez em quando, você faça com que seus filhos e seu cônjuge saibam como são importantes para você, através de mensagens, videochamadas ou telefonemas carinhosos para lembrá-los do quanto você os ama.
Estabeleçam metas para a família
Planejar o futuro juntos faz com que o trabalho para cumprir pequenas metas fique mais fácil. É importante lembrar que as metas devem ser realistas e deve-se determinar um prazo para cumpri-las.
Vocês podem, por exemplo, fazer um plano de poupança para as próximas férias, em que todos contribuam de alguma forma, independentemente da idade.
Leia também: Lembrando de 5 metas simples que toda família deve ter e que fazem a diferença
O mais importante, mesmo em épocas de dificuldade, é parar de dar desculpas para ficar procrastinando os momentos que tem para partilhar com o tesouro mais valioso de todos os tempos: seu refúgio, sua família. Tempos difíceis são propícios à união familiar.
Traduzido e adaptado por Erika Strassburger, do original Los tiempos difíciles son propicios para la unión familiar