7 passos para ser uma pessoa madura

O amadurecimento é multifacetado. Nunca seremos totalmente amadurecidos e não morreremos sem ter amadurecido em algo. Amadurecer não é sinônimo de envelhecer. Há velhos imaturos e crianças amadurecidas.

Stael Ferreira Pedrosa

Certa vez eu estava vendo uma entrevista com o cantor Gilberto Gil onde ele falava sobre envelhecer:

“A memória não é tão aguda, a gente não lembra mais de tanta coisa como antes. Tem muitas modificações de energia, de disposição geral. Pode ser sentido como perda, mas também como iniciação para outro modo do ser”.

Estou falando sobre envelhecer, mas o que envelhecer tem a ver com amadurecer? Não muito. O que quis ressaltar é a compreensão de que na vida há perdas e ganhos. Nem sempre se perde, nem sempre se ganha.

Ser maduro implica em três pontos distintos

  1. Perceber que não se tem todas as respostas e não se sabe toda a verdade.

  2. Reconhecer que o outro é igual a mim. Não sou melhor nem pior que ninguém.

    Advertisement
  3. Perceber que a vida é para ser vivida e não lamentada.

Como posso me tornar uma pessoa mais amadurecida?

Curiosamente essa pergunta nunca é feita pelo imaturo. Quando alguém se pergunta isso, já está andando na trilha da maturidade. No entanto, é um aprendizado para toda a vida. E como meta, devemos trabalhar em alguns pontos.

Baseado nos estudos de Wendy Ulrich, Ph.D e psicóloga clínica, e Christine Packard, licenciada em psicologia de aconselhamento, há alguns pontos que devemos considerar para nosso amadurecimento e felicidade.

1. Adquirir um senso adulto

Assumir compromissos e cumpri-los. Buscar conhecimento acadêmico e habilidades para trabalhar e ser autossuficiente. Ser responsável em seus deveres. Saber harmonizar trabalho, descanso, lazer e estudos. Buscar o bom humor e não se firmar só nos problemas da vida.

2. Estabelecer metas e rotinas pessoais

As metas e rotinas ajudam as pessoas a prevenir a ansiedade que a protelação pode trazer, além de evitar as tentações, o tédio e o estresse excessivo, dando um direcionamento e propósito às suas ações. Uma pessoa que não tem objetivo é como um barco que não sabe em qual porto quer atracar.

Advertisement

3. Cuidar da saúde pessoal

Assumir responsabilidade sobre a própria saúde e bem-estar é fundamental no processo de se tornar autossuficiente. Cuidados médicos, odontológicos, de higiene e boa aparência, nos capacitam a trabalhar melhor e sermos mais felizes. A autoestima e autoconfiança devem ser cultivadas. O senso de valor deve vir de si. Não deixe que o mundo lhe diga quando deve sentir-se bem a respeito de si mesmo.

4. Ser independente financeiramente

Buscar habilidades para trabalhar e viver, ter um bom emprego e procurar dedicar-se em crescer, aumentar o conhecimento, são passos para se conseguir a estabilidade financeira; mas para se conseguir a independência financeira, há que se evitar as dívidas, economizar parte da renda, construir um patrimônio e garantir além do que se necessita agora, uma velhice tranquila.

5. Formar um lar e uma família

Ter um lugar só nosso, onde nos sintamos como reis em seus castelos é gratificante. Com o passar dos anos, essa necessidade se faz ainda maior. Casar e ter filhos faz parte da transição para a vida adulta. O casamento e a paternidade são fundamentais no processo de amadurecimento, ao dedicarmo-nos mais a outros que a nós mesmos. Ainda que a pessoa prefira permanecer solteira, deve-se buscar essa dedicação nos relacionamentos de qualquer forma. É importante sentirmos que temos um vínculo com as outras pessoas, sejam os pais, amigos, irmãos, companheiros de vida.

6. Servir ao próximo

Participar de serviços comunitários, convidar alguém para jantar ou receber alguém em casa, transmitir conhecimento, experiências e atenção, orientar novos colegas de trabalho, fazer uma contribuição profissional, são algumas das coisas que fazemos porque não estamos mais tão centrados em nós mesmos. Conseguimos tirar o foco do eu e colocar no outro.

7. Amadurecer espiritual e emocionalmente

A pessoa madura sabe que não somos só corpo, temos um espírito que também deve ser alimentado. Devemos seguir aquilo em que acreditamos com sinceridade de coração, termos responsabilidade por nossos atos e comprometimento com nossa crença. A oração, a meditação e a busca de Deus na maneira em que você o concebe, deve ser algo satisfatório. Temos as emoções e devemos também cuidar delas. Além disso, desenvolver um senso de gratidão torna a vida mais leve, sabendo que tudo o que nos acontece é para nosso crescimento. Sempre há uma lição a cada dia. Lembre-se de seu valor pessoal. Você já tem infinito valor, e isso não muda.

Advertisement

“A maturidade do homem consiste em haver reencontrado a seriedade que tinha nas brincadeiras quando era criança.” Friedrich Nietzsche

Toma un momento para compartir ...

Stael Ferreira Pedrosa

Stael Ferreira Pedrosa é pedagoga, escritora free-lancer, tradutora, desenhista e artesã, ama literatura clássica brasileira e filmes de ficção científica. É mãe de dois filhos que ela considera serem a sua vida.