7 perguntas que você deve fazer antes de iniciar o seu negócio
Ninguém jamais conseguiu qualquer coisa sem tentar e sem imaginar que fosse possível.
Yordy Giraldo
Quem nunca sonhou em ser seu próprio patrão? Garanto que, mesmo que tenha sido uma única vez, passou pela sua cabeça ter autonomia em sua vida profissional. Claro, sejamos honestos, nem todos podemos ser donos, não por falta de habilidades, mas porque nem tudo se trata dar ordens de cima. As empresas se movem em diferentes níveis e, embora todos sejamos importantes, são necessárias habilidades diferentes para cada área.
No entanto, essa não é a razão pela qual as pessoas hesitam em iniciar seus próprios negócios. Em geral, o medo, o desconhecimento, a falta de recursos e não ter uma ideia clara de qual negócio abrir, além da falta de confiança em nós mesmos, são os principais motivos para não tentar.
Ganhar e perder são possibilidades reais, mas você não ganha ou perde o tempo todo. É importante estar ciente de que tudo pode acontecer, e não devemos permitir que isso nos defina. Pelo contrário, cada revés é uma lição que nos ajudará a não cometer os mesmos erros.
Veja algumas considerações preliminares a fazer ao iniciar seu próprio negócio:
1. O que você tem a oferecer?
Em bom português: a que você quer se dedicar? Vai criar seu próprio produto? Vai oferecer um serviço? Isso já existe no mercado? Quanto você pode ganhar? Quantas pessoas estariam interessadas em seu produto ou serviço?
2. Qual é o seu diferencial?
Não é apenas dizer que seu negócio é diferente do que há no mercado, mas fazer realmente a diferença. Pode ser seu nicho de cliente, seu produto, sua imagem, seus custos etc. Você não precisa necessariamente inventar um novo produto, mas precisa de originalidade.
3. Em qual camada socioeconômica você vai atuar?
Este ponto é muito importante, pois a maneira como você vai se posicionar no mercado dependerá disso. Uma culinária econômica não é a mesma coisa que um restaurante mais requintado, a qualidade da matéria-prima ou, no caso de algum serviço, os materiais para trabalhar, seu tempo, transporte etc.
4. Onde você vai se estabelecer?
O negócio pode ser ótimo, mas se não estiver no lugar certo, se estiver longe de seu público alvo, tudo pode desmoronar. Acha que é possível alugar um local desde o início e cobrir suas despesas, levando em conta que, no início, as pessoas não conhecem sua empresa e, provavelmente, você não terá lucro nos primeiros meses.
5. Custo/benefício
O que quero dizer é o quanto você pode, quer ou está disposto a investir, e quanto você acha que pode ganhar. Você deve tentar não sair desses parâmetros. Despesas supérfluas devem ser evitadas ao máximo. Se não quer se endividar rapidamente, precisa ser rigoroso consigo mesmo.
6. Como será o staff da sua empresa?
Staff é um termo em inglês que significa “pessoal”, no sentido de equipe ou funcionários. É necessário que você faça um organograma, assim saberá quais áreas precisa cobrir, e com quantos funcionários. Se você pretende trabalhar sozinho, deverá calcular se terá tempo para cuidar de tudo sozinho: do trabalho, da parte administrativa, do atendimento ao cliente e a fornecedores (presencial, ao telefone, por WhatsApp, e-mail etc.), da preparação ou criação daquilo que irá comercializar, entre outros.
7. Crie oportunidades para seus clientes
Ninguém diz não a uma boa oportunidade: compras parceladas, pacotes com diversos serviços, brindes para contratação, tudo que sirva de “gancho” para atrair clientes.
Alcançar os objetivos é uma das maiores satisfações que todo ser humano pode experimentar, portanto, se seus objetivos de vida incluem abrir o próprio negócio, o medo e a falta de conhecimento não devem ser um obstáculo. A falta de conhecimento se resolve com cursos capacitação e o medo, enfrentando-o. Você deve estar ciente daquilo que tem medo para saber como enfrentá-lo.
Ninguém jamais conseguiu qualquer coisa sem tentar e sem imaginar que fosse possível. Permita-se arriscar quando sua vida, sua felicidade e seus sonhos valerem a pena; pois, assim como há possibilidades de não conseguir, conseguir também é uma possibilidade.
Traduzido e adapatado por Erika Strassburger, do original Tu propio negocio, preguntas que debes responderte antes de iniciarlo