7 regras de etiqueta virtual para usar nas redes sociais
Sete regras básicas de etiqueta para não fazer feio quando estiver navegando nas redes sociais.
Deborah Parrela Vasconcelos
Cada vez mais a participação das pessoas e a interação online tem transformado a internet em uma via dupla: você tanto recebe quanto fornece informações.
Assim como a imagem das empresas agora é mais realista (afinal, se você quer saber se um produto é bom, por exemplo, não precisa olhar somente no site do fabricante, mas pode saber também a opinião sincera de outras pessoas que já compraram o mesmo produto), a sua vida pessoal também se torna mais vulnerável. É por isso que você deve tomar muito cuidado em como anda a sua imagem na internet.
Já que o seu perfil online está a poucos clicks de qualquer pessoa do mundo, conheça algumas dicas para evitar constrangimentos nas páginas sociais:
1- O seu perfil em uma rede social pode ser um ponto positivo ou negativo na sua vida pessoal e profissional
Sim, profissional também! Ou você pensa que o seu chefe ou companheiro de trabalho não tem Facebook? Por isso não escreva nada que você não diria num dia normal de trabalho do escritório. Isso inclui reclamações, fofocas e palavrões. Seja educado.
2- Sites de relacionamento não são o seu diário
Isso mesmo, você não precisa postar todo e qualquer acontecimento da sua vida no seu Twitter. Antes de escrever algo, pense se isso realmente vai ser interessante para os seus seguidores. Assim como niguém gosta de ficar perto daquela pessoa que “não para de falar nunca”, escrevendo demais seu perfil corre o risco de ficar desinteressante.
3- Cuidado com as fotos
Aceite essas verdades: Publicações diárias de fotos suas no Instagram fazem você parecer egocêntrico; vários álbuns do Facebook lotados de fotos de você na praia/festas fazem você parecer folgado. Nunca poste qualquer foto que você teria vergonha de mostrar para a sua mãe.
4- Aceite seus amigos
Além de ser inútil, é também perigoso adicionar em seu perfil pessoas desconhecidas. Deixe suas informações visíveis apenas para seus colegas, amigos e familiares.
5- Aproveite o lado positivo
Além de manter contato com amigos, lembre-se que sua página social pode te manter atualizado sobre acontecimentos mundiais e novidades em suas áreas de interesse. Aliás, redes sociais como o LinkedIn podem aumentar significativamente sua rede de contatos profissionais e até mesmo ajudar você a conseguir um emprego!
6- Use com moderação
O uso excessivo da rede de relacionamento pode acabar prejudicando a sua vida real. Por exemplo, tudo bem entrar de vez em quando no MSN para falar com amigos, mas não ficar conversando durante o seu horário de trabalho. Mesmo em casa, use o seu tempo livre para suas prioridades. Não deixe redes sociais se tornarem um vício.
7- Tenha bom senso
Revise seus comentários para evitar erros ortográficos. Não publique informações pessoais nas páginas públicas (por exemplo: se quer enviar o número do seu celular ou endereço para um amigo, use as mensagens privadas e não o mural); correntes e piadinhas podem ser ofensivos. Na dúvida, não repasse.
Para mais dicas e exemplos de como agir nas redes sociais, leia estas dicas neste link.
Seguindo essas regras simples, com certeza você usará as redes sociais a seu favor.