7 remédios ao alcance da mão para acabar com os fungos das unhas

Cuidar da saúde de suas unhas é bastante fácil e está ao alcance de sua mão.

Erika Otero Romero

A infecção fúngica é responsável por 50% de todas as doenças das unhas. A realidade é que é uma doença muito comum e difícil de erradicar, mas não impossível.

Ninguém está isento dessa doença, embora seja mais comum em adultos mais velhos. Há certas circunstâncias que podem gerar propensão para que uma pessoa tenha fungos nas unhas; por exemplo, ter diabetes ou um sistema imunitário fraco e não secar os pés depois de tomar banho ou visitar lugares úmidos.

Como agem os fungos nas unhas?

Comecemos por assinalar que essa infecção é causada por um fungo do gênero Cândida. Quando proliferam nas unhas, provocam um aumento na espessura das suas camadas, deformando-as e, por vezes, quando a infecção é grave, causam a perda da unha.

Além disso, podem causar mudanças na cor das unhas, que irão desde tonalidades como amarelo, verde, azul e até o preto. Isso depende muito do caso e da gravidade do mesmo.

Os fungos nas unhas também podem ser causados pelo dermatófito Trichophyton rubrum, pertencente ao gênero Trichophyton; mais conhecido como onicomicose.

Advertisement

Existem outros fatores que podem criar o ambiente ideal para uma pessoa começar a sofrer esse tipo de infecção. Por exemplo: lesões nas unhas, exposição à umidade e má higiene. Quando todas essas condições são combinadas, a deterioração das unhas é ainda mais notória e irritante.

A boa notícia é que enquanto você segue o tratamento médico recomendado pelo especialista, você pode complementá-lo com os seguintes remédios caseiros:

7 remédios caseiros para tratar fungos nas unhas

1. Vinagre de maçã e peróxido de hidrogênio

Este é um remédio popular transmitido de geração em geração que, sendo uma mistura de vinagre de maçã e peróxido de hidrogênio, cria um remédio antifúngico. Esta solução é capaz de remover os fungos das unhas, tanto das mãos como dos pés.

Um estudo publicado na revista Natural Products Research sugere que o vinagre de maçã tem propriedades antifúngicas. Apesar disso, a sua eficácia contra fungos do gênero Cândida é geralmente muito inferior à sua atividade antibacteriana a uma concentração de 25 %.

A essa solução pode-se adicionar álcool a 90%, já que este é um agente antibiótico e antisséptico que combate uma grande variedade de microrganismos.

Advertisement

Modo de preparo:

Ingredientes

– ¼ de xícara de vinagre de maçã (62 ml)

– 2 colheres de sopa de álcool a 90% de concentração (20 ml)

– ¼ xícara de peróxido de hidrogênio (água oxigenada) (62 ml)

Advertisement

Procedimento

Misture todos os ingredientes num recipiente de vidro, tape-o e faça uma agitação vigorosa. Você tem que deixá-lo descansar por algumas horas para que se concentre a solução. Depois, mergulha um pedaço de algodão no remédio e esfrega-o nas unhas afetadas.

Este procedimento deve ser feito todos os dias e a diferentes horas e conseguirá resultados em pouco tempo. Lembre-se de trocar o algodão após cada aplicação para evitar a contaminação da solução.

2. Iogurte natural

Há já algum tempo tem chamado a atenção o potencial de uso de probióticos contra infecções fúngicas. É por esta razão que algumas pessoas decidem aplicar esse produto na área afetada para eliminar a infecção.

Procedimento:

Advertisement

O que se deve fazer é aplicar o iogurte natural com um pincel na unha afetada. Deixe secar ao ar livre, retirando o excesso com um pano e, estando seco na totalidade, retire o produto com um pano seco e limpo.

3. Óleo essencial de árvore do chá

Ao óleo essencial de árvore do chá são atribuídas propriedades antissépticas, anti-inflamatórias e antifúngicas, que ajudariam a interromper o crescimento dos fungos. Também ajuda a eliminar infecções.

Um estudo publicado na revista Molecules indica que o óleo essencial de árvore do chá tem a capacidade de inibir o crescimento de leveduras do gênero Cândida. Para além disso, também tem uma atividade eficaz contra bactérias e vírus muito comuns.

Procedimento:

Basta adicionar 3 gotas deste óleo num pedaço de algodão e espalhar pela área afetada. Deve-se fazer esse procedimento todos os dias depois de cada banho e de ter secado bem os pés. Deve-se aplicá-lo diariamente até que as unhas danificadas fiquem completamente curadas.

Advertisement

4. Vick VapoRub

Por estranho que pareça, este remédio é incrivelmente eficaz no tratamento desse tipo de afecção causada por fungos.

Todos nós conhecemos este unguento; o Vick VapoRub é comumente usado para resfriados e desconforto respiratório, mas funciona muito bem para tratar fungos.

Uma das razões porque funciona é pelas suas propriedades antifúngicas. Este fato foi salientado num estudo publicado na revista Phytochemistry.

Procedimento

Tudo o que você deve fazer é aplicar o unguento Vaporub sobre a unha limpa e seca, em seguida, basta colocar uma meia (se for aplicá-lo à noite, antes de dormir).

Advertisement

Se for usá-lo durante o dia, aplique alguma faixa que cubra a unha afetada. Deve ser usado sem pausa até que a unha se cure.

5. Sal e limão contra fungos

Sim, sal comum, do que usamos diariamente para dar sabor às refeições. Há quem use o sal para tratar os fungos das unhas porque lhe atribuem propriedades antifúngicas.

Ingredientes

– 1 colher de chá de sal (5 g)

– 5 gotas de limão

Advertisement

Procedimento

O que você deve fazer é molhar o sal com 5 gotas de limão e aplicar a mistura diretamente sobre a unha afetada. Em seguida, deixe descansar alguns minutos e enxágue. Repita o procedimento até que as unhas se curem completamente.

6. Óleo de orégano

O orégano é uma planta usada para dar sabor às refeições. O interessante é que tem múltiplas propriedades benéficas para o organismo; por isso algumas pessoas o utilizam para curar fungos.

Um estudo descobriu que o orégano tem a capacidade de inibir o crescimento de leveduras do gênero Cândida. Isto porque possui uma substância chamada carvacrol. É exatamente por isso que é eficaz para tratar essa condição.

Procedimento

Advertisement

Tudo o que você precisa fazer é umedecer um algodão ou cotonete com algumas gotas de óleo de orégano e aplicar sobre a área afetada algumas vezes por dia até que a unha se cure.

7. Bicarbonato de sódio

O bicarbonato de sódio é usado em casa, tanto para cozinhar como para limpar a casa. No entanto, a sua utilidade para a saúde humana é bastante ampla. É usado para escovar os dentes, evitar mau cheiro dos pés, clarear e tirar odor das axilas e para tratar os fungos das unhas.

Um estudo da revista Mycopathology mostrou que o bicarbonato tem propriedades que ajudam a remover dermatófitos, leveduras e bolores de pele e unhas. Além disso, uma concentração de 10 gramas por litro é capaz de eliminar todos estes germes.

Para fazer o remédio, necessitará:

Ingredientes

Advertisement

– 1 litro de água potável

– 10 gramas de bicarbonato de sódio

– Algodão

Procedimento

Misture o bicarbonato e a água até obter uma mistura homogênea. Essa mistura será aplicada com a ajuda de um algodão sobre a unha afetada e deixada até secar. Repete-se a aplicação várias vezes ao dia até o fungo desaparecer.

Advertisement

É muito importante que você saiba que a efetividade de todos esses remédios caseiros depende de seu asseio e de sua perseverança na aplicação dos mesmos.

Traduzido e adaptado por Stael Pedrosa do original 7 remedios al alcance de tu mano para acabar con los hongos de las uñas

Toma un momento para compartir ...

Erika Otero Romero

Erika é psicóloga com experiência em trabalhos comunitários, com crianças e adolescentes em situação de risco.